ACESSO EXCLUSIVO PARA PROFESSORES

ACESSO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES

João Osvaldo Schiavon Matta

sao-pos-prof-master-ciencias-consumo-aplicado-joao-matta

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com doutorado sanduíche na University College of London (UCL) sob orientação do Prof. Dr. Daniel Miller. Bolsista Capes. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM. Graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo (1990), Pós-graduação em Tecnologia Internet pela COOPE-UFRJ (1999), Pós-graduação em Comunicação Mercadológica pela ESPM (2001), MBA em Gestão de Negócios pelo ITA / ESPM (2004) e Psicanalista pelo Sedes Sapientiae. Atualmente é professor em regime integral da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em São Paulo.

 

Ministra aulas nos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda e Ciências Sociais e de Consumo, e MBA em Ciências do Consumo Aplicadas. É pesquisador nas áreas de Comunicação e Consumo. Conduz suas pesquisas através de abordagens etnográficas focando-se no estudo do consumo do público jovem. Tem experiência clínica em psicanálise.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/7283147728994959

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.