Rafael Castro

Professor Rafael Ramos de Castro

Rafael Castro é um experiente estrategista de marca com mais de 18 anos de
experiência, atuando presencialmente no Brasil e em Londres, e digitalmente na
América Latina Espanhola. Destacou-se em colaborações com agências criativas de
renome mundial. Na META, como Parceiro de Agência Criativa para a América Latina,
concentrou-se em educação inclusiva em propaganda, especialmente em diversidade e
inclusão (DE&I). Sua expertise também inclui liderança de iniciativas estratégicas na
AMV BBDO e DENTSU ISOBAR, contribuindo para o crescimento de marcas. Com
formação acadêmica em Gestão de Mídia Digital e Liderança em Marketing, Rafael é
reconhecido por sua habilidade em estratégia digital e sustentabilidade, além de sua
fluência em três idiomas.

Lattes

Faço parte do HUB de ESG

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.