Renato Martins

renato martins

Jornalista pela PUCRS e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela ESPM, há 35 anos atuando no mercado da comunicação como produtor, editor, repórter, pauteiro, chefe de reportagem, apresentador e gestor. Esteve por 12 anos na RBS e 16 na Band, onde foi diretor de jornalismo de 2005 a 2017. Foi âncora de programas de jornalismo e entretenimento no rádio como Gaúcha Hoje, Gaúcha Fim-de-Semana, Manhã Bandeirantes, BandNews HappyHour, Estúdio B, Café Cultura, além de projetos multimídia como o Cena de Cinema, no ar hoje na Rádio Clube de Canela.


Na televisão foi comentarista de cinema e apresentador do tradicional programa de entrevistas “Frente a Frente” na TVE RS, debatedor na TVCOM e na Band atuou em telejornais e programas de entrevista como Band Cidade, RS Acontece, O Rio Grande que dá Certo, Brasil Urgente além de coberturas especiais nessas emissoras. Passou também pelo Jornal do Comércio, Jornal Metro, Rádio Educadora, Rádio Gaúcha, Rádio Atlântida, Rádio FM Cultura e RÁDIO Eldorado de SC, além de revistas e sites como colaborador. Leciona como professor convidado na ESPM, UNIRITTER, FEEVALE e UCS CAXIAS e CANELA. É editor e curador do movimento #AtitudePositiva, veiculado na Agência Rádio Web, Rádio Clube FM de Canela, no jornal Bem-Estar e no portal Adesso, na serra gaúcha. Renato é consultor de comunicação positiva, professor, palestrante, jornalista e radialista.

Lattes

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.