Ricardo Gandour

Professor Ricardo Gandour

Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1990) e graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1984). Foi Visiting Scholar na Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia (EUA) em 2016. Foi Visiting Scholar não residente no Tow Center for Digital Journalism da Escola de Jornalismo de Columbia (EUA) de julho de 2016 a dezembro de 2017. Possui pós-graduação em Nível de Especialização em Teoria da Comunicação pela Fundação Cásper Líbero (1987). Obteve especialização em Publishing pelo Stanford Professional Publishing Course (EUA-1997). Obteve especialização em administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV-1996).

Obteve especialização em Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral (Brasil) e Insead – The European Institute of Business Administration (França), em 2004. Professor associado do Mestrado Profissional em Jornalismo da ESPM. Diretor Executivo da Rede CBN de Rádios. Membro do conselho diretor do Instituto Palavra Aberta e do conselho da Wan Ifra Latin America. Membro grupo de pesquisa “Jornalismo, Direito e Liberdade”, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Tem grande experiência na área de jornalismo, tendo iniciado como repórter e editor na “Folha de S. Paulo” (1990-2000), onde fundou e dirigiu a editora Publifolha. Seguiram-se Editora Globo (2000-2002), “Diário de S.Paulo” (2002-2006) e “O Estado de S. Paulo”, onde foi diretor de conteúdo de 2006 a 2016. Atualmente é o diretor nacional de jornalismo da rede de emissoras de rádio CBN. Foi professor de jornalismo na Cásper Libero (1996-1999) e professor substituto no departamento de jornalismo da ECA-USP (1999-2002).

Lattes

http://lattes.cnpq.br/1302553294096652

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.