Leadership Academy

Inteligência Competitiva para Decisões Estratégicas em Cenários de Alta Imprevisibilidade

O programa propõe um debate no sentido de avaliar as principais variáveis que ajudam na compreensão dos ambientes de negócios contemporâneos,  para melhor identificar uma abordagem estratégica mais alinhada com o novo contexto competitivo, tornando o processo de decisão mais seguro e eficaz.

Ao final, o participante deverá estar mais preparado para avaliar os riscos envolvidos no processo de decisão estratégica para sua empresa, tendo como base uma compreensão mais  clara das variáveis que moldam o cenário competitivo, ficando mais seguro para  a definição  de  ações  mais eficazes e seguras para enfrentar os novos desafios e oportunidades.

Flex

Em cada aula, você escolhe se prefere ir até o campus ou se prefere assistir a aula ao vivo por meio do ambiente virtual. Nesse formato, não é preciso agendamentos ou avisos prévios.

Datas

5/9 (Presencial/Híbrido), 6/9 (online), 12/9 (online), 13/9 (Presencial/Híbrido)

Horário

Terças e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30

Local

HÍBRIDO: São Paulo - Tech​ e online via Zoom

Valor

R$ 1.800,00

cover-_0002_Layer 39-min
Sobre o curso

Uma reflexão aos líderes corporativos

Por um longo tempo a busca da vantagem competitiva tem sido a abordagem predominante na  estratégia de negócios. Todavia, uma estratégia de negócios eficaz nunca consistiu, de fato, em apenas uma única abordagem, cada vez mais elas precisam ser mais fluidas e oportunistas.

Atualmente, estamos diante de um ambiente de negócios em constante mutação e mais incerto do que nunca. A diversidade e a variedade dos contextos competitivos aumentaram muito, exigindo que as companhias não apenas escolham abordagens estratégicas diferentes, mas que sejam capazes de combiná-las conforme o próprio entorno se altera. Neste cenário, o processo de Inteligência Competitiva está cada vez mais desafiador para os executivos sênior.

Para melhor entender e enfrentar o desafio de maior dinamismo e diversidade dos novos cenários competitivos, a ESPM,  através da Leadership Academy,  propõe uma reflexão aos líderes corporativos sobre as variáveis que ajudam a definir os contornos dos ambientes de negócio contemporâneos,  as abordagens estratégicas mais aderentes e bem sucedidas para enfrenta-los, assim como,  uma tomada de decisão estratégica mais segura.

Para quem se destina?

  • Líderes de empresas, empresários, e profissionais sênior atuando nas áreas de Gestão Corporativa, Marketing, Planejamento Estratégico;
  • Membros de Conselhos de Administração;
  • Empreendedores que desejam iniciar seu próprio negócio;
  • Consultores sênior de gestão;

Temas abordados

  • Debate sobre o ambiente de negócio contemporâneos e as implicações no desempenho dos setores e das companhias;
  • Entender o contexto competitivo atual que se apresenta com altíssimo grau de imprevisibilidade, identificando e interpretando as informações necessárias para que as organizações compreendam os movimentos do mercado como o surgimento de novas tecnologias, novos modelos de gestão, as mudanças no comportamento do consumidor, seus competidores diretos e possíveis novos entrantes.
  • Como a correta avaliação das variáveis que definem os ambientes competitivos podem suportar o processo de escolha e implantação das abordagens estratégicas das empresas com modelo de gestão inovador;
  • Conhecer a natureza e analise das informações necessárias para suportar o processo de tomada de decisão estratégica das organizações.

 

Apresentação e discussão do Modelo Estratégico em Ação

 

a) Matriz de Inteligência

b) Matriz de Impactos

c) Matriz de Reação aos Impactos

d)Matriz de Risco Estratégico

Carga-horária: 12h

paulo freitas

Paulo Freitas

Mestre em Sistemas de Gestão pelo Programa de Engenharia de Produção da UFF-RJ; Engenheiro e Pós-Graduado em Engenharia Econômica – UFRJ;

Coordenador e professor da Leadership Academy (ESPM) , do” Master em Gestão para Inovação” (ESPM/ ITA) e do  “MBA Executivo em Tecnologia, Marketing e Inovação” (ESPM / ITA);

Atualmente é Membro de Conselhos de Administração de empresas de capital aberto e de capital internacional. 

Como membro do Conselho de  Administração da Anhanguera foi um dos líderes da fusão com a Kroton, gerando a maior Instituição de ensino Global.

Possui mais de 30 anos de experiência em consultoria nas áreas de estratégia e marketing como Sócio e Diretor Executivo da Área de Performance Improvement na Ernst & Young (EY) e Diretor da Área de Organization & Change Strategy na Price Waterhouse & Coopers (PWC);

Foi CEO da Audax Gestão e Participação;

Co – Autor do livro: “Gestão Profissional  em Instituições Privadas de Ensino Superior”;

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.