O programa propõe um debate no sentido de avaliar as principais variáveis que ajudam na compreensão dos ambientes de negócios contemporâneos, para melhor identificar uma abordagem estratégica mais alinhada com o novo contexto competitivo, tornando o processo de decisão mais seguro e eficaz.
Ao final, o participante deverá estar mais preparado para avaliar os riscos envolvidos no processo de decisão estratégica para sua empresa, tendo como base uma compreensão mais clara das variáveis que moldam o cenário competitivo, ficando mais seguro para a definição de ações mais eficazes e seguras para enfrentar os novos desafios e oportunidades.
Em cada aula, você escolhe se prefere ir até o campus ou se prefere assistir a aula ao vivo por meio do ambiente virtual. Nesse formato, não é preciso agendamentos ou avisos prévios.
5/9 (Presencial/Híbrido), 6/9 (online), 12/9 (online), 13/9 (Presencial/Híbrido)
Terças e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30
HÍBRIDO: São Paulo - Tech e online via Zoom
R$ 1.800,00
Por um longo tempo a busca da vantagem competitiva tem sido a abordagem predominante na estratégia de negócios. Todavia, uma estratégia de negócios eficaz nunca consistiu, de fato, em apenas uma única abordagem, cada vez mais elas precisam ser mais fluidas e oportunistas.
Atualmente, estamos diante de um ambiente de negócios em constante mutação e mais incerto do que nunca. A diversidade e a variedade dos contextos competitivos aumentaram muito, exigindo que as companhias não apenas escolham abordagens estratégicas diferentes, mas que sejam capazes de combiná-las conforme o próprio entorno se altera. Neste cenário, o processo de Inteligência Competitiva está cada vez mais desafiador para os executivos sênior.
Para melhor entender e enfrentar o desafio de maior dinamismo e diversidade dos novos cenários competitivos, a ESPM, através da Leadership Academy, propõe uma reflexão aos líderes corporativos sobre as variáveis que ajudam a definir os contornos dos ambientes de negócio contemporâneos, as abordagens estratégicas mais aderentes e bem sucedidas para enfrenta-los, assim como, uma tomada de decisão estratégica mais segura.
Apresentação e discussão do Modelo Estratégico em Ação
a) Matriz de Inteligência
b) Matriz de Impactos
c) Matriz de Reação aos Impactos
d)Matriz de Risco Estratégico
Carga-horária: 12h
Mestre em Sistemas de Gestão pelo Programa de Engenharia de Produção da UFF-RJ; Engenheiro e Pós-Graduado em Engenharia Econômica – UFRJ;
Coordenador e professor da Leadership Academy (ESPM) , do” Master em Gestão para Inovação” (ESPM/ ITA) e do “MBA Executivo em Tecnologia, Marketing e Inovação” (ESPM / ITA);
Atualmente é Membro de Conselhos de Administração de empresas de capital aberto e de capital internacional.
Como membro do Conselho de Administração da Anhanguera foi um dos líderes da fusão com a Kroton, gerando a maior Instituição de ensino Global.
Possui mais de 30 anos de experiência em consultoria nas áreas de estratégia e marketing como Sócio e Diretor Executivo da Área de Performance Improvement na Ernst & Young (EY) e Diretor da Área de Organization & Change Strategy na Price Waterhouse & Coopers (PWC);
Foi CEO da Audax Gestão e Participação;
Co – Autor do livro: “Gestão Profissional em Instituições Privadas de Ensino Superior”;
Acha que esse ainda não é o seu curso? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.
ESPM - O inusitado em constante movimento | 2024 © Copyright
Atendimento por WhatsApp
A ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.
O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.
Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.
Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.