Comitê ESPM de direitos humanos

O comitê

Respeito à diversidade, cultura da paz e aos direitos humanos.

Embasada em valores como ética, liberdade de expressão, ascensão humana e social e diversidade, a ESPM busca formar líderes capazes de transformar os negócios e contribuir para o desenvolvimento do país.


Em 2017, quando o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania lançaram o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, a ESPM tornou-se signatária e constituiu o Comitê ESPM de Direitos Humanos, que passou a sistematizar as iniciativas desenvolvidas para promoção desses temas nos diversos âmbitos da Escola.


No primeiro ano do Comitê foram inventariadas 198 iniciativas, demonstrando o interesse da ESPM no debate e na promoção da diversidade, cultura da paz e direitos humanos. Mesmo com a descontinuidade do Pacto, entre 2018 e 2019, a Escola ampliou suas iniciativas de promoção dos direitos humanos e segue comprometida em superar a violência, o preconceito e a discriminação no ambiente universitário.

SOBRE O COMITÊ

unidade-espm-sao-color
unidade-espm-poa-color

Com o objetivo de fomentar a atuação da ESPM na promoção dos direitos humanos e promover a divulgação das atividades desenvolvidas pela instituição, em 2017, foi criado o Comitê ESPM de Direitos Humanos.

 

Sob a coordenação da Profa. Dra. Gisela Castro (PPGCOM), o grupo é composto por representantes dos cursos de graduação, pós-graduação e áreas administrativas e das unidades São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, incluindo docentes e discentes.

Para saber mais sobre Comitê e a atuação da ESPM na promoção dos direitos humanos

Observatório ESPM de Direitos Humanos

A ESPM protagoniza diversas ações de promoção da diversidade, cultura da paz e direitos humanos, em quatro frentes:

 

direitos humanos prod conhecimento

Produção de Conhecimento

Desenvolvimento de estudos, artigos científicos, livros, projetos de iniciação científica, TCCs, PGEs, livro-reportagens, videodocumentários, projetos de fotojornalismo, podcasts, revistas, plataformas on-line, desafios e premiações que abordam temas ligados à promoção dos direitos humanos.

direitos humanos reflexao debate

Reflexão e Debate

Cursos, disciplinas, palestras, debates, simpósios, entrevistas, mostras de cinema e outros eventos acadêmicos que visam estimular a reflexão o debate sobre direitos humanos e sua prática no mundo dos negócios.

direitos humanos gestao

Gestão

Programas institucionais como: programa de apoio psicológico e neuropsicopedagógico para discentes, programa de inovação acadêmica, programas de jovem aprendiz, diversidade e inclusão, centro de desenvolvimento socioambiental, ouvidoria e parcerias institucionais.

direitos humanos projetos sociais

Projetos Sociais

Contempla todas as ações promovidas pela ESPM Social São Paulo, ESPM Social Rio de Janeiro e NUVE Porto Alegre, além de ações desenvolvidas por outros departamentos da Escola e projetos institucionais, como a Livro Livre.

A fim de compartilhar essas iniciativas com a sociedade criamos o Observatório ESPM de Direitos Humanos.

logo direitos humanos espm 512x512 180x180 1

Comitê ESPM de Direitos Humanos

[email protected]
Tel (11) 5085-4600

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.