ESPM > Blog >

Top of Mind de Inclusão: conheça as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros

Primeira pesquisa do Centro de Estudos Aplicados de Marketing da ESPM ouviu consumidores de todo o país e apontou as marcas mais lembradas em 18 categorias

 

Na terça-feira (27), foi divulgada a pesquisa Top of Mind “Inclusão de Marcas”, primeira realizada e divulgada pelo recém-inaugurado Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM) da ESPM. O estudo mapeou como os consumidores brasileiros enxergam as marcas em diferentes contextos.

 

O levantamento considerou tanto temas sociais – como diversidade étnico-racial, equidade de gênero, acessibilidade e respeito etário – quanto categorias de mercado, como saúde, alimentos e bebidas, tecnologia, automóveis e consumo, entre outras.

 

Com base na lembrança espontânea do público, o estudo identificou quais nomes estão presentes na memória dos cidadãos quando o assunto envolve causas sociais, hábitos do dia a dia e o posicionamento das empresas. Globo, Natura e O Boticário se destacaram, aparecendo com frequência entre as três mais citadas nas 18 categorias avaliadas.

 

Marcas mais lembradas por categoria

Confira quais foram as marcas e empresas mais citadas espontaneamente pelos entrevistados em cada uma das 18 categorias analisadas:

 

Inclusão plena: Globo, Natura e O Boticário;

Equidade de gênero: Globo, Natura e O Boticário;

Diversidade LGBTQIA+: Globo, Itaú e O Boticário;

Diversidade étnico-racial: Globo, Natura e O Boticário;

Respeito etário: Globo, Havan e Natura;

Acessibilidade universal: Globo, Itaú e AACD;

Pluralidade de fé: Globo, Record e Natura;

Impacto social: SBT, O Boticário e Magalu;

Agricultura: Bayer, Cargill e Agronegócio;

Alimentos e bebidas: Nestlé, Coca-Cola e Ambev;

Automotivo: Fiat, GM e Volkswagen;

Consumo: Magalu, Carrefour e Atacadão;

Construção civil e Imobiliário: MRV, Tenda e Techint;

Entretenimento e mídia: Globo, SBT e Netflix;

Produtos digitais: Google, Instagram e Samsung;

Rede social: Instagram, WhatsApp e Facebook;

Saúde: Unimed, Amil e SUS;

Tecnologia da Informação: Samsung, Google e Microsoft.

 

Metodologia da pesquisa

A coleta de dados para o estudo Top of Mind “Inclusão de Marcas” foi realizada entre os dias 1º e 20 de novembro de 2024, com 400 pessoas de todas as regiões do Brasil. O estudo utilizou painel online, formado por participantes previamente cadastrados.

De caráter exploratório, o estudo combinou métodos quantitativos (dados numéricos que mostram tendências) e qualitativos (interpretação de percepções e comportamentos). A análise utilizou técnicas estatísticas descritivas e multivariadas, com 95% de nível de confiança.

 

Como o público enxerga temas ligados à diversidade e inclusão

Além de mapear marcas lembradas, o estudo “Marcas e Inclusão – Consumo e a igualdade na sociedade” também buscou entender a importância que os consumidores atribuem aos assuntos sociais. Para 77% dos entrevistados, diversidade e inclusão são temas “muito importantes”. Outros 20% os classificaram como “importantes”. Apenas 3% se disseram indiferentes. A relevância atribuída ao tema ajuda a explicar por que empresas que se posicionam em relação a essas pautas tendem a permanecer na memória do público.

 

Centro de estudos da ESPM une pesquisa e transformação

O estudo foi apresentado durante o evento de lançamento do CEAM, criado pela ESPM com o objetivo de desenvolver pesquisas aplicadas com foco em marketing, comportamento do consumidor, inovação e negócios. A proposta do centro é produzir dados que acompanhem as transformações sociais e contribuam com a leitura de cenário para empresas, instituições e profissionais. Novas pesquisas já estão previstas para os próximos meses.

Gostou deste texto e quer utilizá-lo em seu site ou rede social? Você pode reproduzi-lo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas.

Foto de Carla Nogueira
Carla Nogueira
Repórter do Núcleo de Conteúdo da ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

Pós-Graduação ESPM

Aqui, inovação
é o ponto de partida.