Buyer Persona para Mídias Digitais – Dominando a pesquisa e construção do cliente ideal

Online ao Vivo

Inscrições até: 21/9/2025

Selecione a opção do curso para continuar

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Aprenda, de modo prático e definitivo, a criar a buyer persona, ferramenta essencial para o planejamento estratégico de qualquer negócio. Com foco especial para criadores de conteúdo digital, infoprodutores, influenciadores e gestores de mídia, esse curso vai te capacitar a pesquisar e construir sua(s) buyer persona(s), trazendo clareza e assertividade na produção de conteúdo.

Para quem se destina?

  • Profissionais de Marketing e Comunicação: Especialistas que buscam dominar a técnica de criar a buyer persona (ou persona do cliente ideal), etapa fundamental para qualquer plano estratégico de comunicação e posicionamento digital.
  • Empreendedores e Gestores de Pequenas Empresas: Indivíduos que desejam potencializar os esforços de marketing digital com seus públicos, entendendo profundamente com quem, como e por quais canais devem se comunicar.
  • Estudantes e Recém-formados em Áreas Afins: Alunos ou graduados em marketing, publicidade, comunicação ou áreas relacionadas, interessados em se destacar no mercado de trabalho com o domínio da pesquisa e construção de buyer persona.
  • Criadores de Conteúdo, Infoprodutores e Copywriters: Profissionais responsáveis por produzir conteúdo e que precisam ter clareza sobre seu público-alvo para poder aumentar o engajamento e o retorno sobre as ações.
  • Consultores e Agências de Marketing Digital: Profissionais e empresas que oferecem serviços de marketing e desejam ter uma oferta mais completa, incluindo a capacidade de mapear e desenhar a buyer persona de seus clientes.

Programa

O que você vai aprender

  • Conhecer e diferenciar os conceitos de buyer persona, público-alvo e brand persona
  • Desenvolver pesquisa para apoiar o desenvolvimento de buyer personas
  • Aplicar os dados de pesquisa para desenvolver na prática as buyers personas
Aula 1 – Conceitos essenciais: buyer persona, relação com negócios e briefing de pesquisa
    • A importância da pesquisa para qualquer negócio
    • Buyer persona x público alvo x brand persona
    • Personas sintéticas: como a IA pode ajudar na criação da buyer persona
    • Como ter uma buyer persona bem desenhada pode ajudar no seu negócio
    • Briefing: o que é e sua estrutura
    • Montando o briefing de pesquisa (parte prática)
 
Aula 2 – Pré-campo: criação de roteiros e formulários; recrutamento de clientes
    • O que perguntar: diferença entre quanti (demográfico) e quali (comportamental)
    • Criando roteiros qualitativos e questionários online (parte prática)
    • Recrutando os respondentes
    • Técnicas de entrevista e ferramentas para otimizar o processo
 
Aula 3 – Campo: realização da pesquisa e pré-análise
    • Realização das metodologias (técnicas de entrevistas e questionário online; boas práticas; ferramentas para o campo)
    • Outras fontes de dados (desk research, analytics, IA)
    • Pré-análise: como organizar os dados e facilitar a análise
 
Aula 4 – Pós-campo: análise e construção de persona
  • Métodos de análise e ferramentas (usando IA como assistente de pesquisa)
  • Da análise à persona: montando ficha da persona (parte prática)
  • A importância da atualização da persona
  • Produzindo conteúdo com a persona: níveis de consciência da audiência

Quando acontece?

Professora

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem gostou desse curso também pode se interessar por:

Translate

According to your choice

Avise-me