Perguntas frequentes

FAQ ESPM

Ficou com alguma dúvida?

Queremos atender melhor a suas necessidades e responder todas as suas dúvidas ao adquirir nossos cursos.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 4 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Áreas de conhecimento são as grandes áreas prioritárias do mundo de negócios, de acordo com a visão ESPM do mercado. Cada badge está localizado dentro de uma das áreas de conhecimento, e as trilhas de aprendizagem podem ser formadas por uma combinação de tais áreas. As áreas e suas descrições são:

 

  • Communication & Adtech: aborda o planejamento, criação e execução da comunicação, publicidade e audiovisual para o consumidor, com apoio tecnológico.
  • Creativity & Innovation: aborda o processo de transformação de mindset empreendedor, ideação, invenção e inovação, tanto em novos negócios como em inovação corporativa.
  • Customer Experience & Behavior: aborda elementos estratégicos e operacionais para compreensão do comportamento, interação via canais e geração de experiências para o consumidor.
  • Digital & Analytics Marketing: aborda a gestão e monitoramento do marketing estratégico, suas vertentes e plataformas, baseados na gestão de dados.
  • People Skills & Culture: aborda o fator humano e comportamental na gestão de negócios, em uma perspectiva individual, de squads e de cultura organizacional.
  • Strategy & Business Management: aborda elementos inerentes à gestão de negócios, operações, finanças e finanças, usando dados para basear a tomada de decisões.
  • Technology & Data Science: foca na tecnologia da informação e na ciência de dados necessárias para estruturar, viabilizar e potencializar negócios.
  • Trends & Emerging Tech: foca nas temáticas de fronteira e análise de tendências de diferentes áreas de conhecimento, como comportamento de consumo, marketing digital e tecnologia.

Ao receber a notificação no seu e-mail que um badge foi emitido pela ESPM, você poderá:

 

  • Compartilhar o badge nas suas redes sociais e incluí-lo na seção de “Licenças e Certificados” do seu perfil do LinkedIn (para ativar a seção, basta acessar as configurações do seu perfil);
  • Acumular os pontos necessários para fazer um upgrade na sua certificação (para saber mais, vide questão “Quais são os tipos de badge existentes?”).

Nunca foi tão fácil escolher a sua formação! Basta acessar o portfólio de cursos aqui, selecionar os critérios do seu interesse (como dia das aulas, modalidade, área de conhecimento, competência etc.), escolher o curso que quer fazer, colocar no carrinho e pronto!

Com o pagamento aprovado, você receberá por e-mail as instruções com login e senha de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, ao plano de ensino e todos os detalhes para iniciar as aulas ao vivo do curso.

Após a aprovação na disciplina, de acordo com os critérios de aprovação apresentados no plano de ensino e aprendizagem, você receberá um e-mail informando que a ESPM emitiu um badge para você. Então, basta aceitá-lo pelo link enviado no e-mail, compartilhar nas suas redes e incluir no currículo!

Ao receber a notificação de que um badge foi emitido e aceitá-lo, você poderá:

 

  • Compartilhar o recebimento do badge na sua timeline das redes sociais
  • Incluir no seu perfil do LinkedIn na seção de “Licenças e Certificados” (para ativar a seção, basta acessar as configurações do seu perfil
  • Incluir o código-fonte do badge no seu site pessoal ou assinatura de e-mail
Conteúdo
  • Tema: Competência principal desenvolvida pelo curso (e.g. Design Thinking)
  • Grande Área: Grande área do conhecimento que o curso está inserido (e.g. Inovação)
  • Nível: Nível de complexidade das discussões de acordo com o seu aprofundamento conceitual (básico, intermediário, avançado e expert)
  • Foco: Abordagem dos encontros de acordo com o seu viés operacional, tático ou estratégico.
  • Ementa: Resumo do que será discutido nos encontros do curso
  • Objetivo Geral: Objetivo principal de aprendizagem a ser alcançado no final do curso
  • Objetivos Específicos: Objetivos específicos de aprendizagem que sustentam o alcance do objetivo geral
Modalidade
  • Modalidade: Modalidade do badge (presencial, blended ou EAD)
  • Unidade: Unidade em que acontecerão as aulas (e.g. SP Tech, SP Market Place, EAD, Rio, Porto Alegre)
  • Idioma: Idioma oficial (e.g. português)
Cronograma
  • Dia da Semana: Dia da semana das aulas (e.g. Seg, qui, sáb)
  • Data de Início: Data de início das aulas (e.g. 26/07/2020)
  • Data de Término: Data de término das aulas (e.g. 28/08/2020)
  • Data dos Encontros: Datas dos encontros (e.g. 02, 09, 16 e 23/08/2021)
  • Horário: Horário dos encontros (e.g. 19h30 a 22h30)