‘ESPM no Ar’ foi reconhecido como melhor produção laboratorial em telejornalismo e vídeo jornalismo na principal premiação acadêmica do país na área
O telejornal ESPM no Ar, desenvolvido por estudantes da Graduação em Jornalismo da ESPM-SP, foi reconhecido como melhor Produção Laboratorial em Telejornalismo e Videojornalismo (conjunto ou série) na Expocom 2025 (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), a premiação acadêmica mais relevante do país na área.
Realizada durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, a Expocom tem como objetivo estimular a criatividade, a qualidade técnica e o engajamento de estudantes e professores em todo o Brasil.
A premiação, que tem duas etapas (uma regional e outra nacional), representa um marco importante para a Graduação em Jornalismo da ESPM. O projeto ESPM no Ar já havia vencido a categoria na etapa regional da competição em maio deste ano, no Intercom Sudeste 2025.
Produção prática e excelência acadêmica
Desenvolvido pela turma de Jornalismo 2024-2, o ESPM no Ar teve quatro edições produzidas: dois telejornais locais e dois programas especiais. A experiência proporcionou aos estudantes da ESPM a oportunidade de explorar a narrativa audiovisual jornalística e vivenciar de forma prática a dinâmica de um telejornal profissional.
“O telejornal ESPM no Ar é mais do que um exercício de sala de aula, é uma imersão real no jornalismo profissional. Ser reconhecido nacionalmente mostra que estamos no caminho certo ao unir prática, inovação e formação crítica dos nossos alunos”, conta Heidy Vargas, Professora da ESPM que coordenou o projeto.
Laura Margutti, estudante de Jornalismo na ESPM-SP que atuou como líder na apresentação do projeto, celebra a conquista: “Foi uma grande realização para o curso e para a minha turma! O trabalho foi feito com muito esforço e ter o reconhecimento de que o nosso telejornal, de fato, é o melhor do Brasil é maravilhoso. O Congresso também é ótimo para conhecer outros profissionais e culturas. Uma experiência riquíssima”.
A vitória na Expocom 2025 reforça o compromisso da ESPM com a formação de jornalistas preparados para os desafios do mercado, valorizando a prática, a inovação e o pensamento crítico desde a graduação.