Curso da ESPM oferece conhecimento aprofundado em gestão de marketing, conceitos e tecnologias da comunicação, e aplicação da criatividade em diferentes áreas
Se você está planejando sua carreira e busca informações sobre a faculdade de Comunicação e Publicidade, preparamos um conteúdo especial sobre esse curso. Para isso, conversamos com Katherine Sresnewsky e Roberta Cesarino Iahn, respectivamente coordenadoras da Graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O que é publicidade?
Antes de apresentar o curso de Comunicação e Publicidade, é importante entender o que de fato é a publicidade. Essa área é responsável por promover produtos, serviços e marcas por meio de estratégias de comunicação e marketing.
Seu principal objetivo é persuadir o público-alvo de uma empresa a realizar uma determinada ação, como adquirir um produto, contratar um serviço ou participar de uma campanha. Para isso, as empresas disseminam mensagens em diversos meios de comunicação, como redes sociais, TV e rádio.
Além de alcançar objetivos comerciais, como impulsionar as vendas, a publicidade é importante para fortalecer o relacionamento da empresa com o cliente, contribuindo para a fidelização e a valorização da marca no mercado.
Como é o curso de Comunicação e Publicidade da ESPM?
Com duração de quatro anos e nota máxima no MEC, a Graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM prepara os profissionais para os desafios da comunicação contemporânea, levando-os a desenvolverem habilidades estratégicas, criativas, humanas e tecnológicas.
Segundo Roberta Cesarino Iahn, coordenadora da Graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM-RIO, o curso é dividido em três pilares: repertório, instrumentalização e resultados. “Essa área requer sensibilidade para se contar histórias e, sem repertório, isso não é possível”, explica ela. “Nós trabalhamos o repertório do estudante para que seja vigoroso e substancial.”
O segundo pilar é voltado à capacitação do egresso para identificar problemas e propor soluções, e o terceiro consiste no desenvolvimento de uma visão estratégica focada em resultados. “Ele tem que saber mensurar se o que está produzindo tem qualidade, se está alcançando o público que deseja e qual efeito está causando no mercado.”
Diferenciais
Para Cesarino um forte diferencial é o fato de a ESPM ser uma autoridade reconhecida na área de Marketing, o que faz com que 91% dos formandos já saiam empregados ao final do curso. “Somos a casa do mercado. Tudo o que acontece, acontece aqui primeiro. Temos esse respeito e ao mesmo tempo essa conexão.”
Os núcleos e as agências experimentais acadêmicas são outro diferencial, pois aproximam os estudantes das práticas do mercado dentro de um ambiente seguro e mentorado.
“O Arenas existe há 30 anos e faz projetos reais. Já a Ícone é a 1ª agência acadêmica de branding da América Latina. Somos a primeira faculdade que tem isso no Brasil, um núcleo focado em estudos de branding no curso de Comunicação”, explica Katherine Sresnewsky, coordenadora da Graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM-SP.
“No Rio, temos a Atlética, o Núcleo de Jornalismo e o de Cinema, por exemplo. Isso é um grande diferencial, pois poucas escolas têm essa quantidade de núcleos, que permitem que o estudante vivencie experiências antes do mercado de trabalho”, destaca Cesariano.
O que estuda Publicidade e Propaganda?
Durante o curso de Comunicação e Publicidade da ESPM, os estudantes têm conhecimento aprofundado em gestão de marketing, conceitos e tecnologias da comunicação, e aplicação da criatividade em diferentes áreas do mercado.
No primeiro e segundo ano, eles têm disciplinas “Major”, que são as matérias obrigatórias, assim como LifeLab (laboratório de desenvolvimento de soft skills) e Extensão (núcleos).
No terceiro e quarto ano, além das disciplinas “Major”, há também as “Minor”. O estudante pode escolher até 2 trilhas de especialização para direcionar o foco da sua carreira e neste momento já estão aptos a iniciar estágios.
“Se o estudante de Comunicação e Publicidade quiser trabalhar no mercado de luxo, por exemplo, ele pode fazer uma Minor em negócio de luxo”, explica Sresnewsky. “Assim, ele terá um repertório muito maior e vai estar mais preparado para as entrevistas nas suas áreas de interesse.”
Para concluir sua formação, o futuro profissional pode optar por um dos três formatos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): pesquisa acadêmica, projeto de consultoria ou projeto empreendedor.
O que faz um publicitário?
Profissionais formados em Comunicação e Publicidade podem atuar em diversas frentes. Nas áreas criativas, destacam-se na criação publicitária, direção de arte e planejamento de campanhas. No marketing, encontram espaço trabalhando com branding, inteligência de mercado, estratégias de trade marketing e marketing digital. Já na área audiovisual, podem se envolver com produção de vídeos, edição, fotografia publicitária e motion design.
Sresnewsky avalia que atualmente há mais oportunidades para quem se forma na área do que há 25 anos, em virtude da mudança da atividade publicitária.
“Ela deixou de ocorrer somente dentro das agências e passou a acontecer também nas áreas de marketing das empresas. O profissional não trabalha mais só com comunicação e, sim, com marketing e comunicação”, explica Sresnewsky.
Habilidades fundamentais para atuar na área
Para Sresnewsky, soft skills comunicacionais são habilidades fundamentais para os profissionais da área, além de um olhar criativo para Trade Marketing, Comunicação e Análise de Dados. “A habilidade de comunicação, de interlocução, é essencial. Às vezes o estudante não sabe que tem uma determinada skill, mas nós desenvolvemos aqui, na faculdade”.
Além disso, a coordenadora de Comunicação e Publicidade destaca as habilidades analíticas quantitativas e qualitativas. “Como vou analisar esse texto ou fazer uma leitura de semiótica? Como esses dados servem para mim? Por isso, esse pilar analítico é muito importante.”
A mesma opinião é compartilhada por Cesarino. “Ele tem que ter um olhar para as métricas, para os números e resultados, para o custo de cada movimento que fará no mercado”, explica ela. “No mundo da publicidade de hoje, você tem que ser criativo, estratégico e dar resultados. Essas três coisas não vão andar separadas.”
Além disso, é importante que o egresso esteja inserido no contexto atual do mundo. “O estudante sabe que terá muitos recursos para criar essa comunicação. Ele pode ter muitas formas de trabalhar por meio da conexão entre tecnologia, mídia, narrativa, mensagem e a própria comunicação”, finaliza ela.