ESPM Social Porto Alegre

SOBRE

A ESPM busca sempre estimular o espírito de solidariedade, a disseminação e o desenvolvimento social, privilegiando a diversidade e a diminuição da desigualdade.

Em especial, por meio do diálogo, procura promover a inclusão e a reflexão da temática de responsabilidade social, tanto internamente, com a comunidade acadêmica, quanto externamente, envolvendo a sociedade como um todo. Busca, dessa forma, o protagonismo social e o empreendedorismo social por meio de ações e atitudes multiplicadoras e transformadoras.


Assim, no Sul do Brasil, a ESPM Social Porto Alegre corresponde à Área de Responsabilidade Socioambiental da ESPM Porto Alegre, que tem como objetivo planejar ações relacionadas às temáticas sociais e ambientais da Instituição, além de dar suporte e assessoramento no que diz respeito tanto ao desenvolvimento de projetos próprios quanto ao apoio às demais áreas.

Focos de Atuação

grad sao 15

A base dos projetos é a parceria que, de forma estratégica, faça a diferença. Assim, a área de responsabilidade social atua principalmente nos seguintes focos: educação, solidariedade, inclusão social e digital e meio ambiente. Procura, dessa forma, beneficiar internamente a comunidade da ESPM, e, externamente, a sociedade.

O resultado desse trabalho é a disseminação de multiplicadores como empreendedores sociais em toda a Instituição.

Eixos Norteadores

grad poa 21

Sensibilizar, conscientizar, educar, mobilizar, ensinar e aprender conjuntamente por meio de pensamentos, comportamentos, atitudes e práticas por parte da comunidade interna da Instituição, ou seja, por parte de seus alunos, professores, funcionários e os demais stakeholders externos, que integram os públicos de relacionamento direto e indireto da ESPM Porto Alegre.

Com isso, pensar e agir de forma comprometida e socialmente responsável, cada vez mais, faz parte do dia a dia da Escola e do DNA da marca ESPM.

Objetivos

grad poa 21
  • Orientar e desenvolver o nosso aluno, como indivíduo, para a promoção da cidadania, estimulando posturas e comportamentos sociais responsáveis.
  • Estimular e desenvolver o trabalho coletivo, cooperativo, participativo e envolvente a fim de propiciar ao nosso aluno a caracteristica de multiplicador, enquanto gestor e empreendedor, do pensamento estratégico na área social, influenciando em sua tomada de decisão no meio de atuação profissional.
  • Promover a qualidade de vida, diversidade e integração com nossos funcionários e professores, bem como estimular as boas práticas em responsabilidade socioambiental.
  • Estimular reflexão, pesquisa e produção científica quanto à temática de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade.
  • Instituir meios para a integração entre ESPM e sociedade, visando ao diálogo constante entre comunidade interna e comunidade externa.
  • Educar e conscientizar para o compromisso socioambiental com a excelência e a qualidade dos serviços prestados pela ESPM Porto Alegre.

Dimensão Social

A dimensão social da área de Responsabilidade Socioambiental da ESPM Porto Alegre abrange: Bem comum e equidade social; Desenvolvimento sustentável; Aceitação e apreço à diversidade; Sociabilidade e solidariedade; Cidadania, democracia e participação.

Formas de Atuação

Planejar ações de responsabilidade socioambiental (RSA); Promover discussão, inclusão e disseminação da temática de responsabilidade socioambiental em todas as instâncias da ESPM Porto Alegre; Assessorar todas as áreas e todos os setores da ESPM Porto Alegre no que diz respeito ao planejamento e à implementação de ações de responsabilidade socioambiental no seu dia a dia e nas questões estratégicas; Capacitar a Comunidade ESPM Alegre quanto à temática e ação de responsabilidade socioambiental.

Diversos projetos estão em desenvolvimento e sendo implementados com sucesso, dê uma olhada abaixo para conhecer mais:

Certificações

Selo ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) "Instituição de Ensino Superior Socialmente Responsável". 2023/2024.