ESPM > Blog >

2ª edição do Prêmio cRio ESPM de Economia Criativa está com as inscrições abertas

A iniciativa valoriza projetos que contribuem para o crescimento sustentável e o fortalecimento do empreendedorismo criativo

 

O Prêmio cRio ESPM de Economia Criativa, promovido pela ESPM, autoridade em Marketing e Inovação voltada para negócios, em parceria com a Co.liga (Escola virtual de Economia Criativa), acaba de chegar a sua 2ª edição. As inscrições para quem quiser submeter trabalhos ao projeto já estão abertas e vão até o dia 06 de julho.

 

O que é o projeto e qual a sua importância?

Lançado em 2021, o Prêmio cRio ESPM de Economia Criativa é um projeto do curso de pós-graduação stricto sensu em Economia Criativa, Estratégia e Inovação (PPGECEI) da ESPM Rio. O objetivo é estimular o desenvolvimento da economia criativa no Rio de Janeiro, valorizando estudos, pesquisas e empreendimentos inovadores, promovendo diversidade cultural, inovação, sustentabilidade e inclusão social.

 

“O Prêmio trás luz e projeta estudos e pesquisas de referência sobre o campo da economia criativa na região metropolitana do Rio, dando visibilidade para empreendimentos e projetos que têm se destacado, seja em função dos seus produtos criativos ou de seus modelos de negócios inovadores”, explica Luciana Guilherme, professora e pesquisadora do programa de pós em Economia Criativa, Estratégia e Inovação.

 

Sandra Sanches, líder executiva do projeto, destaca que o Prêmio abre espaço para a celebração e a valorização de talentos, além da cultura, arte e tecnologia. “É uma oportunidade para que sejam reconhecidas as iniciativas em prol do Rio de Janeiro no campo da economia criativa. Com a premiação de teses, estudos, pesquisas e projetos, estamos dando visibilidade para que sirvam como exemplo e estímulo para todos”.

 

Segundo Luciana, o Prêmio mostra como a ESPM tem se posicionado como uma escola de negócios atenta aos grandes temas e às dinâmicas contemporâneas globais, uma vez que o curso de pós-graduação e o projeto correspondem a um investimento da ESPM nesse campo, que vem se fortalecendo e se ampliando constantemente.

 

“A economia criativa tem se notabilizado como um dos campos econômicos que mais crescem no mundo. Tem como base a criatividade e o talento humano, e integra atividades relacionadas à arte, cultura e tecnologia. É uma alternativa real e estratégica para o crescimento de países desenvolvidos e em desenvolvimento. O Rio é uma cidade com grande vocação cultural e com um potencial imenso para iniciativas criativas. Esse Prêmio vem, então, para celebrar, reconhecer e estimular”, pontua Luciana.

 

De acordo com Sandra, o Prêmio valoriza a conexão da ESPM com a cidade carioca e a sociedade em si, ao reconhecer iniciativas que podem ser transformadoras. “São estudos, projetos e pesquisas que podem oferecer caminhos para o desenvolvimento do território. O programa de pós-graduação em Economia Criativa é uma aposta estratégica da ESPM e queremos que seja uma referência”.

 

Quais são as categorias?

O Prêmio cRio ESPM de Economia Criativa é dividido em três categorias: Estudos e Pesquisas, Empreendimentos Criativos e Ambiente e Clima. A primeira, que é composta por duas etapas, busca valorizar e promover estudos e pesquisas como teses, dissertações e produtos técnicos tecnológicos.

 

A segunda, que possui uma etapa, reconhece e estimula os empreendimentos criativos atuantes na região metropolitana do Rio, que tenham produtos (bens, serviços ou experiências) e modelos de negócios inovadores. Já a última, que também conta com uma etapa, destaca os empreendimentos que tenham projetos ou tecnologias sociais relacionadas ao enfrentamento da emergência climática e à promoção do desenvolvimento sustentável.

 

Ao todo, serão premiados 17 candidatos: 8 na categoria Estudos e Pesquisas, 8 em Empreendimentos Criativos e 1 em Ambiente & Clima. “As avaliações têm como recorte a região metropolitana do Rio. A comissão de avaliação é composta por professores da graduação e da pós da ESPM, além de professores convidados de outras instituições de ensino superior, profissionais do mercado e especialistas dos mais diversos setores culturais e criativos”, complementa Luciana.

 

Quais são os prêmios?

Os trabalhos premiados na categoria Estudos e Pesquisas serão publicados em formato e-book dentro da coleção de publicações cRio ESPM. Já as iniciativas vencedoras nas categorias Empreendimentos Criativos e Ambiente e Clima receberão, individualmente, um prêmio em dinheiro, além da possibilidade de ser aluno ouvinte, com certificado de participação em disciplinas do programa de PPGECEI.

 

Quem pode participar do Prêmio?

Na categoria de Estudos e Pesquisas podem concorrer teses de doutorado, dissertações de mestrado (stricto sensu) e produtos técnicos tecnológicos (lato sensu). Além de pesquisadores que concluíram seus estudos e pesquisas em qualquer instituição de ensino superior, assim como estudantes egressos da ESPM. Estes últimos terão seus trabalhos avaliados, única e exclusivamente, por professores que atuam em outras instituições. Para saber mais sobre o Prêmio, clique aqui.

 

Gostou deste texto e quer utilizá-lo em seu site ou rede social? Você pode reproduzi-lo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas.

Foto de Luanna Nery
Luanna Nery
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

Pós-Graduação ESPM

Aqui, inovação
é o ponto de partida.