ESPM > Blog >

5 lições de branding de Caio Amato, Presidente Global da Oakley

Executivo lecionará a Masterclass Branding Elevado à Arte – A Arquitetura do Branding do Futuro na ESPM; veja como se inscrever

 

Caio Amato, Presidente Global da Oakley & Sports Hub na EssilorLuxottica e membro do Conselho Consultivo da ESPM, referência em Marketing e Inovação voltada para negócios, ministrará a Masterclass Branding Elevado à Arte – A Arquitetura do Branding do Futuro no Campus Álvaro Alvim, em São Paulo. Em preparação para o encontro, o executivo compartilhou cinco lições de branding. Confira:

 

1 – Crie uma narrativa

Para inspirar o time interno e os consumidores, a Oakley criou uma narrativa e, a partir dela, uma estética que traz os valores e o ponto de vista estratégico da marca. Na história, chamada Future Genesis, um homem solitário (que representa a Oakley dos anos 1990 e 2000) sai do bunker em um mundo pós-apocalíptico, salva uma pessoa, se apaixona e constrói uma família com ela. Após perder a esposa e um dos filhos, passa a viver em um mundo em recuperação, desta vez, por meio do olhar de Maxine, sua filha de 12 anos.

 

“A gente ainda queria ser uma marca superdisruptiva e rebelde, mas queria que fosse uma rebeldia positiva, que o olhar futurista da filha e de cientista maluco do pai se associassem ao olhar esperançoso da mãe”, explicou Amato em entrevista ao portal Poder 360. “Toda essa estética que criamos do Future Genesis é o que inspira o time de designers a desenhar novos produtos e também a arquitetura das lojas.”

 

2 – Defina o DNA da marca

De acordo com Amato, o que define se uma pessoa “é Oakley” não é sua estética, e sim o fato de quebrar padrões e elevar a percepção no entorno dela. Isso serve para a relação entre a marca e a periferia nacional e mundial, embora, segundo ele, no Brasil, haver uma dificuldade de entender a influência da periferia e sua presença no mainstream. “Temos muito orgulho daquelas pessoas que vieram de uma origem tão simples, que fazem da escassez que temos aqui no Brasil inspiração para se transformar e transformar as pessoas em volta”, afirmou.

 

3 – Escolha parceiros com os mesmos valores

As parcerias da Oakley são firmadas de acordo com pessoas e produtos que se alinham aos valores da marca. A empresa apoia, por exemplo, o Podpah – podcast que tem dado voz à comunidade – e o Mbappé, que saiu da periferia de Paris para se tornar um dos maiores jogadores de futebol do mundo. O rapper Travis Scott é outro que sempre usa a marca, mesmo sem ter um acordo comercial com ela. “O que temos é um alinhamento de valores e visão. O Travis acredita nas mesmas coisas que a Oakley: autenticidade, inovação, transformação e criação de universo como ferramenta de conexão”, apontou o executivo.

 

4 – Crie o futuro

“Na Oakley, nós costumamos dizer que a gente não prevê o futuro. A gente cria”, destacou. A criação desse futuro parte de quatro pilares: tecnologia, sustentabilidade, autoexpressão e esporte. Segundo Amato, o papel da Oakley não é resolver os problemas do mundo, mas ser uma marca inspiradora. A empresa faz isso trazendo anualmente ao mercado inovações que desafiam a forma como os óculos são vistos e soluções para resolver problemas do esporte. “Na Oakley, definimos problemas, achamos soluções e desenhamos o futuro.”

 

5 – Tente entender os dois lados

Um dos princípios de Amato é a inclusão. Ele credita o bullying que sofreu na infância ao fato de ter se tornado um adulto empático e preocupado com a humanidade. “Gosto muito de desenvolver as pessoas ao meu redor, e amo quando elas são elas mesmas”, disse. “Essa é a forma que influi nas minhas decisões estratégicas: nos momentos de conflito, eu tento entender o lado dos outros. Isso facilitou me anular mais no entendimento das outras pessoas e para resolução de conflitos.”

 

Masterclass Branding Elevado à Arte – A Arquitetura do Branding do Futuro

 

Nos dias 28 e 29 de julho, Caio Amato estará na ESPM para ministrar essa masterclass voltada para quem busca pensar no branding de forma contemporânea e transformar conexão em valor. Ao longo das seis horas do curso, o executivo apresentará frameworks e experiências do universo do marketing esportivo e global, de forma a inspirar a construção de marcas autênticas, ousadas e culturalmente relevantes.

 

Saiba mais

Gostou deste texto e quer utilizá-lo em seu site ou rede social? Você pode reproduzi-lo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas.

Foto de Núcleo de Conteúdo ESPM
Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

Pós-Graduação ESPM

Aqui, inovação
é o ponto de partida.