ESPM > Blog >

Administração faz o quê? Entenda essa carreira

Coordenadora da graduação em Administração da ESPM explica como é essa profissão e o que o mercado espera de quem atua na área

 

Administração faz o quê? Essa é uma pergunta que muitos estudantes se fazem, já que persiste a ideia de que o curso é a saída que os indecisos encontram quando não sabem qual graduação universitária cursar.

 

Para desmistificar essa visão equivocada de uma área dinâmica e com potencial de crescimento cada vez maior, Erika Buzo Martins, coordenadora da graduação em Administração da ESPM em São Paulo, foi entrevistada no episódio #70 do Primeira Jornada, podcast da ESPM que te prepara para o mercado de trabalho. Confira os highlights dessa conversa:

 

O que a Administração oferece

“Enquanto carreira, a administração no passado era pensada como ‘se eu não sei o que eu quero da vida, eu vou fazer administração e decido depois, porque ela é muito ampla e me dá outras possibilidades’”, explica Erika. Isso é verdade, já que é uma carreira multifuncional e de amplitude.

 

O que mudou em relação ao passado é que agora as pessoas buscam essa formação para serem administradoras, e depois se especializarem em áreas distintas dentro da administração. Esses profissionais podem trabalhar em multinacional, empresa familiar, startup, pequena empresa ou abrir seu negócio próprio.

 

Administração no mercado de trabalho

A administração clássica trabalhava dentro de quatro pilares, que eram mais comuns no passado: Marketing, Finanças, Recursos Humanos e área Operacional. Hoje a gama de atuação é mais ampla e alinhada com inovação, estratégia e pensar fora da caixa.

 

O futuro profissional, portanto, tem que trabalhar mais a gestão da inovação, a transformação digital, a gestão de dados, o ESG, a sustentabilidade empresarial e a inteligência artificial, que estão em alta.

 

As corporações querem profissionais que entendam esses temas e ingressem na empresa com essa formação, como estagiários ou trainees. “Quem possui essa bagagem está um passo à frente dos demais”, afirma a professora.

 

Profissões em alta na Administração

Segundo Erika, há farta oferta de vagas para gerente de projetos, e para preenchê-las as empresas buscam profissionais multifuncionais. Isso porque a função pede pessoas que saibam de tudo um pouco, e o curso de Administração sai anos luz à frente de qualquer outro, já que cumpre essa função.

 

Analista de negócios, consultor com bagagem estratégica e mais completa, analista financeiro, gestor de pessoas ou da diversidade são outros cargos muito valorizados atualmente. A gestão da diversidade, por exemplo, está tão em alta, que no curso da ESPM há uma disciplina eletiva que trata especificamente desse tema. “A faculdade está sempre antenada com as demandas do mercado e prepara os estudantes para o que as empresas desejam”.

 

Habilidades do administrador mais desejadas

As competências técnicas básicas continuam em alta. Os profissionais precisam dominar muito bem o Excel, embora isso não seja uma realidade em sala de aula. De maneira geral o estudante chega na faculdade como usuário da internet, o que é bem diferente de saber usar alguns softwares e plataformas.

 

O curso não ensina o funcionamento do Excel, mas orienta como ela pode auxiliar o estudante a lidar com estatísticas ou banco de dados. Hoje existem vários mecanismos e ferramentas, como o Canva, largamente utilizadas no dia a dia. “O que eu falo sempre para os alunos é que a empresa espera mais que isso, e a gente não tá falando em soft skills. Nós estamos falando em hard mesmo, e esse básico a empresa vai esperar”, sinaliza a professora.

 

Domínio de técnicas de vendas, gestão de projetos e proficiência em inglês são algumas capacidades muito importantes que o estudante tem que desenvolver antes de ingressar no mercado de trabalho.

 

No que se refere a soft skills, a ESPM tem o Lifelab, um laboratório de ensino pelo qual os estudantes de todos os cursos têm que passar. Nele, os alunos desenvolvem habilidades como empatia, ética, liderança, resolução de conflitos, flexibilidade e gestão de equipes.

 

Marketing em Administração

“Quando a gente pensa nas diversas faculdades que oferecem o curso, principalmente nas capitais, existem áreas distintas que cada instituição de ensino foca. Nós, na ESPM, somos conhecidos pela área do Marketing. O profissional formado em Administração vai ter uma capacidade fora do comum na área de Marketing, além de todos os outros braços do próprio curso”, explica Erika.

 

Os diferenciais do curso de ADM na ESPM

Cada vez mais a ESPM desenvolve a grade curricular pensando no que o mercado deseja e exige, e em quais são as tendências. A escola quer que o estudante se destaque, e, para isso, vai além das diretrizes do MEC e do Inep.

 

Atenta às demandas dos alunos, a ESPM ampliou o estudo para áreas específicas que a administração normalmente não abordava. Esporte, moda, setor farmacêutico, agro e ESG são segmentos que vêm contratando administradores formados pela faculdade.

 

Com uma grade curricular mais modular, a ESPM oferece algumas certificações aos estudantes, como as em tecnologia e finanças. A instituição vem firmando contratos importantes, tanto no Brasil quanto no exterior, com instituições de referência na área esportiva, que vão permitir que o aluno faça missões internacionais e possa estudar marketing esportivo em Madrid ou no Brasil.

 

Conheça a graduação em Administração da ESPM

Picture of Roberta De Lucca
Roberta De Lucca
Jornalista colaboradora do Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

inscrições abertas

Venha para os melhores desafios da sua vida

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.