Fundada por ex-aluno da ESPM, a startup selecionada para a BASE, incubadora da instituição, busca auxiliar desde os pequenos até os grandes negócios
Fornecer um atendimento eficiente e humanizado: este é o objetivo da Aya, uma plataforma de atendimento ao cliente impulsionada por inteligência artificial para WhatsApp e outras ferramentas. Criada em 2024 por Luis Fernando de Medeiros, a startup é uma das cinco selecionadas no processo seletivo mais recente da BASE, a incubadora da ESPM, que teve foco especial em Empresas Nativas Digitais Verticais (DNVB’s).
Medeiros, ex-aluno da ESPM, passou os últimos 12 anos se dedicando a estratégias de marketing e marketing digital em grandes empresas como Nestlé, Sisley Paris e Electrolux. Ele começou a se interessar por plataformas de IA quando trabalhava no desenvolvimento de canais digitais e aquisição de novos clientes na EC English Language Centres, uma empresa baseada em Malta.
“Surgiu essa curiosidade em desenvolver uma forma de a gente conseguir fazer um onboarding mais rápido, inteligente e otimizado para os novos alunos”, conta. No entanto, as buscas por plataformas que tivessem um desenvolvimento humanizado ou acompanhamento de um especialista foram frustradas.
Foi quando o empreendedor percebeu que esta era uma oportunidade no mercado: “Como a maioria são plataformas que você tem que fazer o desenvolvimento, as pequenas empresas, que não têm uma área de marketing ou estrutura para atender essa demanda, não vão conseguir entender ou implementar essa tecnologia”.
“A ideia [da Aya] é justamente nesse sentido: conseguir ter uma plataforma que centralize todos os atendimentos com uma IA sempre atualizada com o que há de mais moderno no mercado”, explica. “Mas que, além da parte técnica, tem um acompanhamento próximo de um time humano, responsável pela implementação e pelo desenvolvimento, para garantir que, de fato, a inteligência artificial seja usada com qualidade e responsabilidade.”
Planos e possibilidades
Segundo Medeiros, a Aya trabalha tanto com empresas pequenas, como padarias e lojas, quanto com as grandes, que buscam um plano completo com estratégia de marketing e acompanhamento. A ferramenta pode ser implementada no WhatsApp, Instagram (comentários ou directs), Facebook e até mesmo no site das empresas, em forma de chat.
Para isso, a startup oferece diferentes planos para que as empresas escolham o que mais se adequa às suas necessidades. Isso inclui uma versão gratuita, que possibilita implementar o básico de CRM para a operação e ter uma IA de suporte.
“Você consegue usar uma opção bem básica, que pode implementar por conta própria, ou, a partir do plano básico, com mais suporte, ter o principal diferencial da Aya, que é esse suporte humano”, diz ele.
Por ter trabalhado com uma empresa de Malta, o empreendedor vê potencial para o uso da plataforma de atendimento na Europa. “Eles não têm mão de obra”, aponta. “Basicamente, a maioria dos negócios lá são administrados pelos próprios donos, e eles também usam muito o WhatsApp.”
O nome da startup, inclusive, foi escolhido pensando nessa ideia de expansão: “Queria que ele fosse fácil em todas as línguas – no inglês, no espanhol – e que fosse fácil de lembrar e procurar”.
BASE ESPM
Com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, a BASE ESPM proporciona às startups acesso a mentorias especializadas, workshops, networking com investidores, bem como a estrutura da própria ESPM.
Para o fundador da Aya, um dos principais benefícios da incubadora é poder conhecer e trocar ideias com outros empreendedores que estão em um momento parecido com o dele. “O que eu sinto muita falta hoje é ter essa troca. Então vai ser muito legal entender como as outras startups estão trabalhando.”
“Como eu trabalho justamente com startups e empresas que estão abertas à inovação, é um lugar no qual também vou poder trocar figurinhas”, finaliza.
Conheça as outras startups da BASE
Finme: startup usa game para ensinar finanças para jovens
Slimbi: a startup que desenvolve o primeiro game de skate do Brasil
Koji Eyewear: inclusão e inovação no mercado óptico brasileiro
Agência NAVE traz inovação para o marketing digital imobiliário
