Confira os tipos de bolsas disponíveis na ESPM e como é possível solicitá-las
Você sabia que a ESPM oferece bolsas de estudo para os seus cursos de Graduação de Bacharelado e Graduação Tecnóloga? Conheça nossas opções e descubra como pedir a sua!
Graduação Bacharelado
Cursos
A ESPM oferece nove cursos de Bacharelado de 4 a 5 anos de duração, divididos em duas praças:
- São Paulo: Administração, Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade, Design, Jornalismo, Ciência de Dados e Negócios, Ciências Sociais e do Consumo, Direito e Relações Internacionais.
- Rio de Janeiro: Administração, Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade, Design e Jornalismo.
Bolsas
São disponibilizadas para cada curso bolsas de estudo sociais meritocráticas e outras com possibilidade de financiamento.
As opções, são:
- Bolsa de 50%: necessário comprovar renda bruta per capita mensal de 1,5 até 3 salários-mínimos e não precisa de fiador.
- Bolsa de 100%: necessário comprovar renda bruta per capita mensal de até 1,5 salário-mínimo e não precisa de fiador.
- Parcial restituível de 30%, 50% ou 70%: necessário comprovar renda bruta per capita mensal entre 2 e 5 salários-mínimos e precisa de fiador.
Para conferir o passo a passo do processo de bolsas para Bacharelado, clique aqui.
Graduação Tecnóloga
Cursos
A ESPM oferece quatro cursos de Tecnólogos com 2 anos de duração cada e exclusivamente para duas praças, Porto Alegre e Rio de Janeiro. São eles:
Bolsas
Para cada curso, são disponibilizadas bolsas de estudo sociais meritocráticas. As opções, são:
- Bolsa de 50%: necessário comprovar renda bruta mensal familiar de 1,5 até 3 salários-mínimos por pessoa.
- Bolsa de 100%: necessário comprovar renda bruta mensal familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa.
“Temos centenas de vagas disponíveis tanto para o Rio de Janeiro quanto para Porto Alegre e 90% delas estão destinadas a bolsas”, explica Jane de Freitas Mündel, Diretora dos Programas Educacionais Tecnólogos da ESPM.
Como funciona o processo
Para fazer a solicitação, o candidato deve estar inscrito no processo seletivo que deseja ingressar e preencher o formulário de bolsas.
Concluída essa etapa, serão apresentadas as bolsas disponíveis para o perfil do grupo familiar do estudante, de acordo com os critérios de elegibilidade descritos nos regulamentos da ESPM.
“Para participar do programa de bolsas, existe uma série de documentos comprobatórios que precisam ser apresentados”, ressalta Mündel. “Seguindo o passo a passo e tendo o perfil adequado para ser elegível a uma dessas bolsas, com certeza vai dar tudo certo.”
Para conferir o passo a passo do processo de bolsas para Tecnólogos, clique aqui.