Entre as indicações, estão obras relacionadas à administração, tecnologia, ciências sociais, cinema, publicidade, design, direito, jornalismo e relações internacionais
Buscando indicações do que ler ao longo do ano que vão além das obras recomendadas por inteligência artificial? O Blog ESPM preparou uma lista de livros com 18 indicações de coordenadores dos cursos de Graduação da ESPM.
O conteúdo inclui títulos das áreas relacionadas à Administração, Ciência de Dados e Negócios, Ciências Sociais e do Consumo, Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade, Design, Direito, Jornalismo e Relações Internacionais.
Confira a lista:
Administração de Marketing, de Philip Kotler, Kevin Lane Keller e Alexander Chernev (Editora Bookman, 720 páginas)
Indicação de: Erika Buzo Martins e Ubiratan Oliveira, Coordenadores da Graduação em Administração na ESPM
O livro é considerado fundamental para profissionais da área de Administração. Na edição atual, inclui temas como a globalização, o papel cada vez mais relevante da responsabilidade social corporativa, avanços tecnológicos — como o comércio eletrônico e a comunicação digital — e o impacto crescente das mídias sociais, da análise de dados e da inteligência artificial.
Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, Daniel Kahneman (Editora Objetiva, 608 páginas)
Indicação de: Erika Buzo Martins, Coordenadora da Graduação em Administração na ESPM-SP
A obra de Daniel Kahneman conduz o leitor por um passeio pela mente humana, explicando os dois sistemas que dominam nosso pensamento: um rápido, intuitivo e emocional; o outro, mais lento, analítico e lógico.
Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu americano, Kai Bird e Martin J. Sherwin (Intrínseca, 640 páginas)
Indicação de: Ubiratan Oliveira, Coordenador da Graduação em Administração na ESPM-RIO
Trata-se de uma biografia completa do físico J. Robert Oppenheimer, conhecido como o “pai da bomba atômica”. A obra, que foi adaptada para o cinema em 2024, retrata a trajetória do físico que liderou o Projeto Manhattan, responsável pelo desenvolvimento da primeira arma nuclear durante a Segunda Guerra Mundial.
O homem que calculava, de Malba Tahan (Editora Record, 384 páginas)
Indicação de: Flavio Marques Azevedo, Coordenador da Graduação em de Ciência de Dados e Negócios da ESPM
A obra relata as aventuras de Beremiz Samir, um genial calculista persa que desenvolve soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis. “O livro é uma obra de arte. Através dele, descobri que a matemática pode ser ensinada de um modo simples e lúdico, unindo dois assuntos que aparentemente nem sempre são interligados: matemática e ficção”, explica Azevedo.
Previsivelmente irracional: As forças invisíveis que nos levam a tomar decisões erradas, de Dan Ariely (Editora Sextante, 304 páginas)
Indicação de: Caio Favero Manchi, Coordenador da Graduação em Ciências do Consumo na ESPM
Uma introdução instigante ao campo da economia comportamental. Dan Ariely revela, por meio de experimentos e exemplos do cotidiano, como nossas decisões são frequentemente guiadas por fatores irracionais. O livro mostra como ilusões cognitivas, emoções, contexto social e até mesmo a forma como uma escolha é apresentada podem distorcer nossa percepção e levar a decisões equivocadas.
A mais recôndita memória dos homens, de Mohamed Mbougar Sarr (Fósforo Editora, 400 páginas)
Indicação de: Caio Favero Manchi, Coordenador da Graduação em Ciências do Consumo na ESPM
A obra acompanha um jovem escritor africano em busca de um livro misterioso desaparecido há décadas. A investigação atravessa culturas e gerações, explorando temas como colonialismo, racismo, apagamento histórico e o papel do autor no mundo atual.
Especulações cinematográficas, de Quentin Tarantino (Intrínseca, 400 páginas)
Indicação de: Gisele Jordão, Coordenadora da Graduação de Cinema e Audiovisual da ESPM-SP
No livro, Tarantino retrata diferentes períodos da história dos Estados Unidos e das mudanças mais marcantes no cinema e na sociedade ao mesmo tempo em que conta sua história de amor pelo cinema e suas nuances. “O livro é a chave para desvendar a mente de um mestre, transformando a paixão pelos filmes dos anos 70 em uma aula essencial sobre como a arte do cinema realmente funciona”, aponta Jordão.
As cidades invisíveis, de Ítalo Calvino (Companhia das Letras, 152 páginas)
Indicação de: Gisele Jordão, Coordenadora da Graduação de Cinema e Audiovisual da ESPM-SP
Na obra, a cidade deixa de ser apenas um conceito geográfico para se tornar um símbolo profundo e inesgotável da experiência humana. Segundo a coordenadora, As Cidades Invisíveis é mais do que uma obra literária — é um verdadeiro labirinto poético de narrativas, onde a arquitetura se dissolve em filosofia.
Comunicação integrada de marketing: Uma visão global, de Roberto Corrêa (Saraiva Uni, 280 páginas)
Indicação de: Katherine Braun, Coordenadora da Graduação em Comunicação e Publicidade na ESPM-SP
Desenvolvido como trabalho de tese de doutorado de Roberto Corrêa, a obra traz um panorama da comunicação publicitária, desvenda as falhas da comunicação global e aborda as dificuldades estratégicas enfrentadas pelas empresas etnocêntricas e suas possíveis soluções.
Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley (Biblioteca Azul, 312 páginas)
Indicação de: Katherine Braun, Coordenadora da Graduação em Comunicação e Publicidade na ESPM-SP
Admirável Mundo Novo é um clássico da literatura moderna, sendo indispensável para quem se interessa por temas como autoritarismo, manipulação genética e ficção especulativa — assuntos que, embora tenham ganhado força na primeira metade do século 20, estão cada vez mais atuais.
Confiança Criativa: Libere sua Criatividade e Implemente Suas Ideias, de Tom Kelley e David Kelley (Alta Books, 264 páginas)
Indicação de: Luciano Tardin, Coordenador da Graduação em Design da ESPM-Rio
Além de elementos fundamentais para uma carreira de sucesso, a inovação e a criatividade são tidas como características de líderes. O livro destaca o poder desses atributos como forças essenciais para qualquer área profissional, independentemente de sua ligação direta com esses conceitos.
Tecnofeudalismo: O que matou o capitalismo, de Yanis Varoufakis (Editora Crítica, 240 páginas)
Indicação de: Luciano Tardin, Coordenador da Graduação em Design da ESPM-Rio
O livro analisa o conceito de tecnofeudalismo, que representa as dinâmicas do mercado tecnológico nas últimas duas décadas. Com referências da mitologia à cultura pop, o autor explica como essa transformação revolucionária está moldando – e remodelando – o nosso estilo de vida.
Introdução ao Estudo de Direito, de Paulo Nader (Editora Forense, 424 páginas)
Indicação de: Marcelo Crespo, Coordenador da Graduação em Direito na ESPM
Trata-se de uma obra didática e fundamental para a formação em Direito. Com riqueza em detalhes, o livro aborda temas como linguagem jurídica, conceitos fundamentais e aspectos legislativos e jurisprudenciais importantes para quem está ingressando no universo jurídico.
(In)distraível, de Nir Eyal (Alfacon, 288 páginas)
Indicação de: Marcelo Crespo, Coordenador da Graduação em Direito na ESPM
Com uma linguagem simples e precisa, o autor revela como vencer as distrações da era digital. O principal recado da obra é que viver a vida que queremos não depende só de fazer as coisas certas, mas de eliminar o que não faz sentido.
Holocausto Brasileiro: Genocídio: 60 mil mortos no maior hospício do Brasil, de Daniela Arbex (Intrínseca, 280 páginas)
Indicação de: Guilherme Costa, Coordenador da Graduação em Jornalismo na ESPM-SP
Neste livro reportagem, Daniela Arbex denuncia um dos maiores genocídios do Brasil, no hospital Colônia, em Minas Gerais. De acordo com Costa, apesar do duro tema, trata-se de um exemplo da importância do jornalismo para a sociedade brasileira.
A vida que ninguém vê, de Eliane Brum (Arquipélago Editorial, 208 páginas)
Indicação de: Guilherme Costa, Coordenador da Graduação em Jornalismo na ESPM-SP
A vida que ninguém vê retrata uma repórter em busca dos acontecimentos que não viram notícia e das pessoas que não são celebridades. Segundo o coordenador, o livro possui a sensibilidade única de Eliane e mostra a importância do papel do repórter como alguém que enxerga o que está invisível aos olhos da maioria.
Sobre a China, de Henry Kissinger (Editora Objetiva, 560 páginas)
Indicação de: Alexandre Uehara, Coordenador da Graduação em Relações Internacionais na ESPM
Henry Kissinger analisa como a China tem conduzido sua diplomacia, estratégia e práticas de negociação ao longo da história. Uehara indicou o livro por sua relevância para o curso, destacando que a obra oferece uma perspectiva norte-americana sobre a segunda maior economia do mundo.
O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger (Todavia, 256 páginas)
Indicação de: Alexandre Uehara, Coordenador da Graduação em Relações Internacionais na ESPM
O clássico literário traz uma visão crua e honesta da adolescência, combinando uma prosa ágil e desbocada com um humor feroz e anárquico. Para o coordenador, mesmo sendo do século passado, o livro trata de um período importante na formação das pessoas que é a juventude e suas crises.