Cientista de dados, desenvolvedor, product owner, devops e mais. Veja funções que alguém graduado em Ciência de Dados e Negócios pode exercer
À medida que a tecnologia evolui, surgem novas profissões ligadas à tecnologia, aumentado o leque de possibilidades de atuação. Conversamos com Flávio Azevedo, coordenador da graduação de Ciência de Dados e Negócios da ESPM São Paulo, para saber quais são as opções de trabalho nessa área.
1. TECH LEAD
É o profissional que orienta a equipe, oferecendo os recursos necessários para o trabalho alcançar seus objetivos com eficiência, e mantém a liderança e a coleta de informações sobre o andamento de um projeto.
2. ENGENHEIRO DE DADOS
Trabalha na etapa inicial do processamento de dados. Ele decupa todo o material bruto e dá utilidade às informações, desde a sua coleta, passando pela armazenagem e até a sua distribuição.
3. CIENTISTA DE DADOS
Conforme os dados são coletados, incluindo os não estruturados, eles são trabalhados por esse profissional que tem importante função na inteligência do negócio. O material é interpretado e transformado em relatórios que serão usados pelas lideranças de diversas áreas da empresa.
4. DETETIVE DE DADOS
Toda empresa trabalha com diversos processos e esse profissional assegura a proteção dos dados a partir do desenvolvimento de estratégias de segurança. Desse modo, é possível identificar comportamentos escusos que podem levar a fraudes, preservando a segurança dos dados da empresa e do seu público.
5. DESENVOLVEDOR FULL STACK
Atua em projetos de front-end (interface gráfica de um site) e back-end (estrutura que possibilita a operação do sistema). Além disso, o desenvolvedor full stack trabalha no desenvolvimento de parte ou de um sistema completo, como o banco de dados e o servidor.
6. PRODUCT OWNER
É o profissional que responde pela manutenção da integridade de novas funcionalidades, melhorias e reparo de bugs de um software. O product owner é a única pessoa da empresa com autonomia para considerar que as funcionalidades foram concluídas.
7. DEVOPS
Esse profissional transita entre as áreas de infraestrutura e sistemas, fazendo a ponte de comunicação entre os desenvolvedores de software (Dev) e os administradores do sistema (Ops) envolvidos em um projeto.
8. LÍDER DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
O líder de transformação digital é quem determina quais serão as novas tecnologias adotadas pela empresa. Para isso, acompanha a evolução e as novidades no segmento.
9. LÍDER DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Trata-se de um profissional com perfil analítico, uma competência necessária para a gestão de projetos de inovação tecnológica e transformação digital. Assim ele transforma ideias em aplicações mobile e web.
10. CHIEF INFORMATION OFFICER (CIO)
Todas as ações de uma companhia que envolvem tecnologia da informação, como sistemas e recursos digitais, são gerenciadas pelo CIO, profissional que ocupa um cargo com o mesmo peso do CEO.