Estudantes tiveram encontros com ministros e outras autoridades no STF, STJ, TSE, Ministério da Justiça, Palácio do Planalto, entre outros
No período de 13 a 15 de maio de 2025, os estudantes de Direito da ESPM tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência enriquecedora: participaram de uma imersão realizada em Brasília, cidade que abriga a sede dos três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Ao longo desses três dias, os estudantes do 1º, 3º e 5º semestre do curso puderam observar na prática o funcionamento da Justiça em nível superior e visitar lugares importantes que fazem parte da história política brasileira.

“A experiência teve vários objetivos: mostrar para os estudantes como são de fato os tribunais em sua arquitetura, funcionamento e dinâmica de julgamentos, mas também visitar órgãos e lugares onde são tomadas as decisões importantes do país”, explica Marcelo Crespo, coordenador da graduação em Direito da ESPM, que esteve à frente da imersão, junto com a professora Ana Laura Pereira Barbosa.
No primeiro dia da excursão, os graduandos participaram do programa “Saber Universitário da Justiça”, do Superior Tribunal de Justiça. Eles fizeram um tour completo pelas instalações do STJ e assistiram a uma sessão da Primeira Turma. Além disso, se encontraram com nomes renomados da área, como o ex-ministro José Eduardo Cardozo, que também é professor na ESPM, e a ministra Regina Helena Costa.
“Ver nossos alunos brilhando, interagindo e absorvendo cada detalhe foi gratificante. Essa é a formação jurídica que acreditamos: viva, crítica e conectada com as instituições que constroem a democracia brasileira”, ressalta Crespo.
No 2º dia da viagem, os estudantes foram ao Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, e no Ministério da Justiça. À tarde, também foram recebidos no Tribunal Superior do Trabalho pelos ministros Morgana Richa, Sérgio Pinto Martins e Douglas Alencar Rodrigues.
“O ponto alto foi a recepção do presidente da Corte, o ministro Aloysio Silva Corrêa da Veiga, que prestou uma homenagem emocionante aos nossos alunos. Um momento de reconhecimento que nos emocionou e reforçou a seriedade do caminho que estamos trilhando”, pontua Marcelo.
A excursão terminou no Senado Federal, onde o grupo pôde conhecer a Advogada-Geral do Senado, Gabrielle Tatith, e o Advogado-Geral Adjunto, André Damas. “Eles compartilharam suas trajetórias e os bastidores da atuação jurídica no Legislativo, com uma franqueza que nos cativou. Foi literalmente uma aula de Direito, como ele é vivido todos os dias em Brasília”.
No terceiro e último dia da imersão, os estudantes acompanharam uma sessão de julgamento no Tribunal Superior Eleitoral e foram até o Supremo Tribunal Federal, onde também assistiram a uma sessão plenária. Durante o dia, também conheceram o ministro Edson Fachin, o gabinete do ministro Floriano de Azevedo Marques Neto e a Catedral Metropolitana de Brasília.
“Desta imersão trouxemos novos aprendizados, conexões valiosas e memórias que ficarão para sempre gravadas na história acadêmica e pessoal de cada um de nós. Foi uma experiência transformadora e a importância dela é enorme porque a maioria dos estudantes jamais visita Brasília ou conhece de perto a capital federal. É muito importante tangibilizar em pessoas, prédios e instituições o que tanto se estuda na graduação”, finaliza Crespo.