Entenda como o que são os cursos de férias e como eles podem impulsionar seu desenvolvimento profissional de forma rápida e prática
Os cursos de férias são opções viáveis de aprendizado para quem vive com a agenda apertada e busca uma oportunidade de dar um upgrade na carreira. Para quem quer desenvolver uma nova habilidade ou se atualizar em relação ao mercado, os cursos de férias são a solução ideal, combinando flexibilidade e praticidade.
No episódio 103 do Lifelong Cast, podcast da ESPM voltado ao futuro do trabalho e dos negócios, Caio Bianchi, Diretor Acadêmico de Graduação, Ecossistemas e Educação Continuada da ESPM, explica quais são as vantagens dessa modalidade em constante crescimento.
Formação rápida para um mercado dinâmico
Os cursos de férias são programas intensivos, concentrados em meses do ano nos quais os profissionais costumam buscar um upgrade na formação. Com duração média de 12 a 15 horas, distribuídas em alguns dias, os cursos são projetados para quem precisa de resultados rápidos.
Segundo Bianchi, os cursos de férias são ideais para profissionais que já sabem qual habilidade desenvolver para dar o próximo passo na carreira: “Esses cursos são todos desenhados para serem muito aplicados, então, são muito objetivos no desenvolvimento de uma competência específica”.
Pilares dos cursos de férias
A modalidade apresenta vantagens que atendem às diferentes necessidades de quem vai cursá-la:
- Flexibilidade: com opções online, presenciais e no formato Hyflex (que permite ao aluno escolher qual modalidade prefere para cada aula), os cursos se adaptam às rotinas e demandas dos estudantes;
- Networking qualificado: os cursos são segmentados por nível de complexidade, do básico ao expert, o que garante turmas com perfis semelhantes e potencializa a troca de experiências;
- Curadoria de temas: no caso da ESPM, o portfólio de mais de 200 cursos é resultado de uma análise dos temas mais buscados no mercado, garantindo que o aprendizado esteja sempre alinhado às demandas atuais.
Para quem são os cursos de férias?
Existem dois perfis principais que se beneficiam dessa modalidade:
- Jovem profissional: alunos recém-formados que buscam complementar seu conhecimento com habilidades práticas que a faculdade não aprofundou;
- Profissional de mercado: pessoas já formadas que precisam de uma atualização rápida para se manterem relevantes e competitivas em suas áreas.
Por que investir seu tempo de descanso?
Reservar uma semana das férias para estudar pode parecer um sacrifício, mas é uma das formas mais inteligentes de otimizar o seu tempo. “Normalmente, no meio dos semestres, a gente está no pico de correria do dia a dia. A rotina de trabalho acaba atropelando as pessoas e, muitas vezes, esse pensar em uma capacitação passa batido”, explicou Bianchi.
Por serem intensivos e geralmente noturnos, os cursos de férias permitem que o estudante aproveite o dia para descansar e, ao mesmo tempo, invista em um conhecimento que pode acelerar sua carreira, transformando o período de pausa em um verdadeiro impulso profissional.