O filme de Tauan Sloboda, considerado uma jornada sensorial e poética sobre luto, memória e transcendência, foi reconhecido pelo Oscar Estudantil
Tauan Sloboda, cineasta e aluno do Master em Negócios e Produção Audiovisual na ESPM Rio, conquistou uma vaga na semifinal da edição de 2025 do Student Academy Awards (SAA). Seu filme, Noite Rara (Beyond the Breakers, no título em inglês), foi um dos 60 selecionados entre os 3.127 filmes vindos do mundo todo inscritos neste ano.
A obra foi inscrita na categoria Alternativo/Experimental, uma das mais desafiadoras do SAA. Nela, as produções são avaliadas pela criatividade, originalidade, abordagem não convencional da narrativa cinematográfica e novas formas de expressão.
Conhecida como o Oscar Estudantil, a competição anual é promovida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences (AMPAS), a mesma instituição responsável pelo Oscar. A premiação reconhece e homenageia cineastas estudantes de instituições de ensino superior que demonstram excelência na criação de filmes, a fim de promover o crescimento e a educação na arte e ciência do cinema.
Sloboda desenvolveu o filme como projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sob orientação de Pedro Curi, Coordenador da Graduação em Cinema e Audiovisual e Professor da Pós-Graduação da ESPM Rio.
Sobre a obra
Noite Rara conta a história de uma mulher que confronta a memória de um amor perdido, buscando encontrar um novo sentido em meio à dor da saudade e à promessa do reencontro.
Segundo o estudante, o filme foi construído a partir de fragmentos de emoções e paisagens simbólicas, com uma jornada sensorial e poética sobre luto, memória e transcendência, sem uma narrativa tradicional.
“Como é um filme muito pessoal, existem camadas alegóricas que surgiram de experiências próprias de meditação onde, a cada nível mais profundo, algum sentimento é ressignificado e um ‘nó’ emocional é desatado. É uma jornada de autoconhecimento que acredito servir para qualquer pessoa. É um filme que convida o espectador a sentir — mais do que a entender racionalmente”, explica Sloboda em entrevista ao Blog ESPM.
Reconhecimento internacional e novos rumos
Com pouco mais de dois meses desde sua finalização, Noite Rara já acumula uma trajetória expressiva no circuito de festivais. O curta foi selecionado para eventos no Brasil, incluindo dois em São Paulo, e recebeu o Prêmio de Excelência no Buenos Aires Film Festival. A jornada internacional segue em expansão, com exibições programadas em festivais no México e na Itália.
Para o cineasta, estar na semifinal do Student Academy Awards 2025 é a concretização de um sonho. Ser reconhecido pela própria Academia responsável pelo Oscar, por profissionais que ele admira desde sempre, vai além de qualquer expectativa racional.
“Profissionalmente, é um divisor de águas. Eu nunca ganhei nenhum prêmio na vida (e ainda continuo sem ganhar, porque o resultado só sai em agosto — risos). Mas uma seleção como essa, eu espero que possa abrir portas, criar conexões e colocar meu trabalho no radar de grandes projetos, sejam eles nacionais ou internacionais”, conta ele.
A importância da formação acadêmica da ESPM no sucesso do projeto
A conquista também é motivo de orgulho para a ESPM e reforça a proposta pedagógica do Master em Negócios e Produção Audiovisual, que prepara profissionais para atuar em todas as etapas da cadeia produtiva do setor, com foco na inovação, gestão e visão estratégica.
Para Melba Porter, Coordenadora do Master em Negócios e Produção Audiovisual, a indicação de Sloboda é um reflexo direto da formação oferecida pela instituição. “Acreditamos que a formação sólida e inovadora proporcionada pelo Master, com seu foco em desenvolver projetos inovadores para o setor, foi um diferencial para o êxito do Tauan”, diz.
“Ver um profissional formado pela nossa instituição ser reconhecido demonstra a qualidade do nosso corpo docente e o nosso compromisso em formar líderes que transformam o mercado. Este prêmio é uma validação do nosso trabalho e nos motiva a continuar investindo na excelência da educação.”
Pedro Curi, orientador do trabalho, destaca a aplicação prática dos conteúdos aprendidos no Master ao longo de todo o processo. “Ele [Tauan Sloboda] aplicou super bem os conteúdos que viu no curso de pós, tanto no desenvolvimento quanto na realização do projeto. Mas também deu uma atenção especial à distribuição, que é um dos gargalos da produção nacional”, explica.
“Acredito que a indicação como semifinalista é muito importante, por se tratar de um prêmio de grande prestígio. Nosso grande objetivo no curso é passar por todas as etapas da cadeia produtiva, e o Tauan conseguiu aplicar isso de forma muito habilidosa e embasada.”