Alunas da Graduação em Administração da ESPM São Paulo venceram com pesquisa sobre influência da cultura pop nos hábitos de consumo e criação de valor no Brasil
Laura de Lima Ruschioni e Letícia Harumy Antonio Sato, estudantes do oitavo semestre do curso de Administração da ESPM São Paulo, conquistaram o título de Melhor Pôster no XIII SINGEP – Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, um dos eventos acadêmicos mais relevantes do país nas áreas de gestão, inovação e empreendedorismo.
A dupla ganhou o prêmio com seu trabalho de conclusão de curso: “A influência da cultura pop nos hábitos de consumo de fandom e criação de valor no Brasil”. Sob orientação de Evandro Luiz Lopes, Professor dos programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e Comportamento do Consumidor (PPGCC) na ESPM, as alunas analisaram a influência da cultura pop nos hábitos de consumo de fandom (comunidade de fãs) e na criação de valor no Brasil.
O estudo se concentrou nos fandoms da música pop americana e do K-pop, investigando como elementos da cultura pop afetam os valores emocionais, psicológicos, culturais e simbólicos dos fãs, além de como esses fatores se manifestam em seus comportamentos de consumo.
A premiação
A participação no SINGEP representa uma oportunidade de apresentar o trabalho em um congresso e é um marco importante na trajetória das estudantes.
“Quando anunciaram o prêmio, eu não acreditei, pois estávamos concorrendo com trabalhos de mestrado e doutorado. Foi uma grande surpresa e uma sensação de dever cumprido. Conseguimos alcançar algo extraordinário, fruto de meses de dedicação”, conta Ruschioni.
“Receber o prêmio foi muito gratificante. Senti que todo o nosso esforço e dedicação, não só na pesquisa, mas também nos quatro anos de faculdade, foram reconhecidos”, diz Sato. “Eu e a Laura nos conhecemos no primeiro dia de aula e sempre falávamos sobre o trabalho de conclusão de curso que queríamos fazer juntas. Essa conquista é o fechamento perfeito de um ciclo que vem sendo construído há anos.”
Impactos da conquista
Sobre o impacto da conquista, ambas as estudantes destacam o valor acadêmico e profissional. “No meu emprego atual, todos ficaram muito felizes e impressionados. É um reconhecimento que abre portas e demonstra a qualidade do nosso trabalho”, revela Ruschioni.
“Essa conquista fortalece nosso currículo e me trouxe mais confiança no meu trabalho. Percebi que, mesmo com os desafios, sou capaz de conquistar o que quero quando me dedico”, reflete Sato.
Evandro Luiz Lopes, Professor da ESPM orientador da pesquisa, celebra a vitória: “Essa premiação representa não apenas o reconhecimento do rigor científico e da originalidade da pesquisa desenvolvida, mas também reafirma o compromisso da ESPM com a excelência acadêmica e a formação de pesquisadores capazes de contribuir para o avanço do conhecimento em suas áreas”.
Sobre o XIII SINGEP
O SINGEP, realizado em parceria com a Conferência Internacional do CIK (CYRUS Institute of Knowledge), reúne pesquisadores de instituições como Bentley University (EUA), ESCA Ecole de Management (Marrocos), Southern New Hampshire University (EUA) e Suffolk University (EUA). Em sua 13ª edição, o simpósio teve como tema “Sociedades Resilientes: Governança, Tecnologias Digitais e Sustentabilidade em um Mundo em Transformação”, promovendo debates sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e modelos de transformação organizacional.
Além das sessões de apresentação de trabalhos, a programação do evento incluiu conferências internacionais, workshops, consórcio doutoral, encontros de editores e autores, e atividades voltadas à qualificação da produção científica nacional e internacional.