ESPM > Blog >

Estudantes da ESPM são indicados para shortlist do Future Lions, do Festival de Cannes

Projeto criado por estudantes de Comunicação e Publicidade propõe solução para combater a desinformação e é reconhecido em um dos maiores festivais de criatividade do mundo

 

Estudantes do 8º semestre da graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM, autoridade em Marketing e Inovação voltada para negócios, conquistaram uma vaga na shortlist do Future Lions 2025. Trata-se da competição estudantil oficial do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, o maior e mais prestigiado evento global da indústria criativa.

 

O grupo – formado por Davi Moraes Xavier, Guilherme Boer, Ana Karolina Khoury, Bianca Falcão e Mariana Noronha – desenvolveu o projeto VerifAi e a campanha “Before you forward” (“Antes de você encaminhar”, em português) na eletiva “Campanhas Publicitárias: Festivais e Portfólios”, sob orientação do professor Eduardo Manente e do docente convidado Felipe Baracchini. A disciplina tem como proposta estimular os alunos a criarem campanhas para os principais festivais de criatividade do mercado.

 

A solução que conquistou um lugar no Future Lions

VerifAi é uma solução que funciona dentro de apps de mensagens, como o WhatsApp, e permite verificar informações diretamente no chat, sem consumo de dados ou necessidade de abrir links externos. A proposta responde a um problema urgente: a disseminação de desinformação nesses ambientes, especialmente em regiões de baixa renda. Ela opera a partir da infraestrutura da Verizon, com uma base de dados alimentada por organizações certificadas em checagem de fatos.

 

Da ESPM para o mundo: reconhecimento em Cannes

Os estudantes comemoram a indicação, que representa um reconhecimento internacional de grande significado e a abertura de novas possibilidades. “Para nós, significa enxergar caminhos que antes pareciam distantes. Eu e mais duas pessoas do meu grupo somos bolsistas. Estar na ESPM já mudou muita coisa, e agora ver o nome da escola e o nosso sendo reconhecido por instituições como Cannes Lions, AKQA e The Wall Street Journal é o tipo de coisa que muda a nossa perspectiva do que é possível”, conta Davi, que assina a direção criativa do projeto.

 

Formando talentos que o mercado reconhece

O professor Manente destaca que a conquista reforça a tradição da instituição na formação de profissionais de alto nível para o mercado global. “A ESPM sempre foi relevante no cenário da criação publicitária. Estar nesta shortlist mostra que seguimos alinhados às transformações da indústria criativa, que se tornou cada vez mais complexa. A Katherine Sresnewsky, coordenadora da graduação de Comunicação e Publicidade, sempre apostou na criatividade como um dos diferenciais do curso. Aqui, o estudante encontra toda a mentoria e orientação criativa que precisa. Imagine se formar em Publicidade com um projeto reconhecido em Cannes… Não imagino ter uma maior aprovação do mercado do que essa”, ressalta.

 

O desafio Future Lions 2025

Promovido em parceria com a agência global AKQA, o Future Lions é reconhecido por revelar jovens talentos da indústria criativa. Na edição de 2025, a competição desafia estudantes do mundo todo a criarem soluções capazes de conectar marcas e pessoas de formas que seriam impossíveis três anos atrás, sempre com impacto positivo na sociedade.

 

Agora, o grupo aguarda o anúncio dos vencedores, que será feito durante o Festival de Cannes, em junho, na França. “Estar nessa shortlist já virou um marco. Se o prêmio vier, ótimo. Se não vier agora, vai vir em outro momento. O mais importante foi perceber que existem novas possibilidades”, finaliza Davi.

 

Assista ao videocase da campanha “Antes de você encaminhar”!

 

Ficha técnica:

Conceito original, estratégia criativa e direção: Davi Moraes Xavier

Direção de arte: Guilherme Boer

Pesquisa de imagens: Ana Karolina Khoury

Pesquisa de trilha e efeitos sonoros: Bianca Falcão

Licenciamento e coordenação de assets: Mariana Noronha

Gostou deste texto e quer utilizá-lo em seu site ou rede social? Você pode reproduzi-lo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas.

Foto de Carla Nogueira
Carla Nogueira
Repórter do Núcleo de Conteúdo da ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

Pós-Graduação ESPM

Aqui, inovação
é o ponto de partida.