Descubra quais são os erros que as empresas mais cometem no gerenciamento de projetos e conheça algumas ferramentas que podem auxiliar nesse processo
Um bom gerenciamento de projetos é essencial para o sucesso de uma empresa. Desde a comunicação até a escolha da metodologia de gestão, essa tarefa apresenta diversos desafios.
No episódio 111 do Lifelong Cast, podcast da ESPM voltado ao futuro do trabalho e dos negócios, Fábio Câmara, Professor e Coordenador Regional de Pós-Graduação da ESPM, discutiu os erros mais comuns e deu dicas de ferramentas para ser bem-sucedido no gerenciamento de projetos.
Confira:
Erros comuns no gerenciamento de projetos
Para Câmara, a falta de comunicação e a escolha de pessoas são dois dos principais erros cometidos pelas empresas ao gerenciar projetos. Neste caso, a não adequação do gestor ao contexto e ao trabalho que guiará pode comprometer o sucesso da equipe.
O professor afirmou que todo projeto se apoia em três pilares: escopo, custo e prazo. “O escopo tem que estar bem claro, seja lá qual for o método a ser utilizado”, explicou. “Os recursos custam dinheiro, e tem pessoas que o conduzem. E tem o tempo, um prazo. Tanto os recursos quanto o tempo são escassos.”
Ferramentas de gerenciamento
“A melhor ferramenta é aquela que a equipe consegue usar com eficiência e eficácia”, declarou o especialista. Para começar, é importante entender qual é o objetivo e o que será feito na ferramenta: “Tenha um escopo, mesmo que seja um que vá se adequando às necessidades do cliente”.
Outra recomendação é que a plataforma escolhida seja fácil de usar. “A gente não pode esquecer [como usar]. Você está usando ela todo dia, é como um carro”, disse Câmara.
Ele sugeriu algumas ferramentas adequadas ao gerenciamento de projetos:
- Asana: software de gestão de trabalho e projetos que ajuda equipes a organizar, monitorar e gerenciar suas atividades;
- ClickUp: hub central para tudo que a equipe precisar, permite mais personalização e flexibilidade;
- Notion: plataforma de produtividade e organização flexível e multifuncional, pode combinar e-mail, notas, bancos de dados, wikis e gerenciamento de projetos;
- Trello: ferramenta de gestão de trabalho que se destaca por sua simplicidade. É responsável por popularizar o método Kanban, sistema visual a partir do qual é possível acompanhar o progresso das tarefas.
Como alcançar as metas?
Câmara deu ainda algumas dicas do que é necessário para alcançar os objetivos dos projetos. De acordo com ele, o primeiro passo é estabelecer uma meta realista. “Primeiro, eu tenho que ter clareza sobre o que quero alcançar”, disse. “Você tem que ter seriedade para definir as metas e, se forem ousadas, garantir recursos para conseguir ter equipe e ferramentas.”
Segundo o professor, se uma meta é realista, ela terá recursos que vão permitir que a empresa a desenvolva e faça com que o projeto a alcance. “Esse é o caminho”, finalizou.
Assista ao episódio completo: