Um levantamento recente revelou que sete em cada dez estudantes brasileiros do ensino médio que usam a internet já recorrem a ferramentas de inteligência artificial generativa, como ChatGPT e Gemini, para realizar pesquisas escolares.
O estudo foi tema de reportagem no Jornal da Cultura e contou com a participação do professor de Tecnologia e Aprendizagem da ESPM, Danilo Torini, que analisou os impactos e desafios do uso dessas tecnologias nas instituições de ensino.
Para Torini, a maioria dos professores demonstra interesse em desenvolver competências digitais e aprender a utilizar as ferramentas de IA em sala de aula, de forma a potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Ele também destaca que não basta apenas operar os sistemas: é fundamental selecionar criticamente as informações e compreender seus usos de maneira responsável.
“Não é uma questão de ‘se’, mas de ‘quando’ essas competências digitais serão necessárias em todas as áreas”, diz o professor.
A participação do professor Danilo Torini reforça o papel da ESPM como referência no debate sobre inovação e educação, contribuindo para preparar estudantes, docentes e o mercado para os desafios do futuro.
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Danilo Torini