ESPM > Blog >

Koji Eyewear: inclusão e inovação no mercado óptico brasileiro

Selecionada para a BASE ESPM, a marca fundada por uma egressa da Escola desenvolveu a primeira linha de óculos do Brasil pensada para pessoas com baixa ponte nasal

 

A Koji Eyewear é uma das cinco startups selecionadas no processo seletivo mais recente da BASE, a incubadora de negócios da ESPM que, nesta edição, teve foco em Empresas Nativas Digitais Verticais (DNVBs).

 

A marca foi criada por Denise Imamura, egressa da ESPM, a partir de uma experiência pessoal: a dificuldade de encontrar armações que oferecessem conforto e bom ajuste para pessoas com baixa ponte nasal e/ou bochechas mais altas, uma necessidade negligenciada pelo mercado óptico tradicional.

 

“Comprar óculos de grau sempre foi frustrante para mim”, conta ela. “Eu queria modelos de acetato, mas eles não me serviam. E quando eu insistia em usar, acabavam me incomodando.”

 

 

Da experiência pessoal ao negócio com propósito

Em 2018, Imamura conheceu o conceito “Asian Fit”, que se refere a armações com ajustes para melhor encaixe e conforto em rostos com baixa ponte nasal e/ou bochechas mais altas, por meio de uma marca americana. Isso a fez perceber a lacuna existente no mercado brasileiro. “Aqui, ninguém olhava para esse recorte. As óticas apenas indicavam armações com plaquetas ou faziam adaptações, mas não havia uma solução pensada para esse público”, explica.

 

Graduada na ESPM, a fundadora construiu carreira em empresas como Delphi, Ajinomoto, Castrol, Hasbro, Bonduelle, Brasil Cacau e Bauducco, sempre atuando no desenvolvimento de marcas internacionais. “Essa experiência me deu uma base sólida para entender posicionamento e estratégia”, afirma.

 

Foi a chegada da maternidade, em 2020, que a levou a repensar os rumos profissionais: “Comecei a buscar mais propósito no que fazia. Foi quando decidi mergulhar no desenvolvimento do produto e da marca, unindo minha experiência de mercado ao desejo de criar algo próprio. Empreender é outra história, pois exige um olhar muito mais amplo e, ao mesmo tempo, muito mais pessoal”.

 

 

Solução e diferencial da marca

Segundo Imamura, a dor do consumidor era clara: “Para quem tem baixa ponte nasal e bochechas mais altas, os óculos tradicionais escorregam, não ficam centralizados e as lentes encostam no rosto, o que embaça constantemente”.

 

A Koji Eyewear nasceu para trazer uma solução de óculos com “o apoio nasal mais alto e a base menos inclinada”, o que garante conforto, centralização e elimina o incômodo diário.

 

Koji Eyewear

 

 

Para a egressa, o projeto vai além da técnica: “Não é só sobre usar óculos confortáveis, é sobre se ver representado em um mercado que nunca olhou para esse público”. Ela acrescenta ainda que o diferencial da Koji Eyewear está na visão inclusiva aplicada ao design óptico e no cuidado com o desenvolvimento de coleções que de fato atendem a uma necessidade real.

 

Após um ano de MVP (Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável) e vendas diretas ao consumidor, a startup agora se prepara para dar um passo maior: ampliar a presença no varejo e consolidar o e-commerce para ampliar a presença nacional e internacional.

 

 

BASE ESPM

Com escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro, a BASE ESPM oferece às startups mentorias especializadas, workshops, networking com investidores e acesso à infraestrutura da própria Escola.

 

Durante o período de incubação da Koji Eyewear, a fundadora espera estruturar um plano sólido de expansão digital e superar desafios típicos de quem empreende sozinha, como equilibrar custos de produção e carga tributária.

 

“Voltar para a Escola, onde tudo começou, tem um significado especial para mim. E ter o apoio da BASE ESPM será fundamental para conquistar resultados consistentes e duradouros”, conclui.

 

Conheça outras startups da BASE

Slimbi: a startup que desenvolve o primeiro game de skate do Brasil

Aya: startup usa IA para oferecer atendimentos mais eficientes

Finme: startup usa game para ensinar finanças para jovens

Agência NAVE traz inovação para o marketing digital imobiliário

Gostou deste texto e quer utilizá-lo em seu site ou rede social? Você pode reproduzi-lo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas.

Foto de Carla Nogueira
Carla Nogueira
Repórter do Núcleo de Conteúdo da ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

Pós-Graduação ESPM

Aqui, inovação
é o ponto de partida.