ESPM > Blog >

Meta SMART: o que é e como aplicá-la

Saiba o que é a meta SMART e aprenda como usá-la na vida pessoal e profissional para alcançar seus objetivos 

 

 

A meta SMART (ou metodologia SMART) é uma importante ferramenta para profissionais e empresas atingirem organização, produtividade e bons resultados. Ao estabelecer etapas e prazos realistas, é possível adotar a metodologia tanto no âmbito profissional quanto na vida pessoal.  

 

“A ideia é ter uma ‘fórmula’ fácil de lembrar para aplicar na correria do dia a dia e garantir que tenhamos metas que funcionem a nosso favor e não contra”, explica Ana Carolina Lafuente, Professora do HUB de Employer Branding da ESPM e Head de People na Overlabs. 

 

O que é meta SMART? 

O método SMART para metas foi criado a partir de um artigo de George T. Doran publicado na revista Management Review em 1981. No texto, o autor sugeriu uma forma SMART (inteligente, em português) de estabelecer metas e objetivos de gestão. 

 

Cada letra da sigla corresponde a uma característica que a meta deve ter: 

 

Specific (específico) 

Measurable (mensurável) 

Attainable (atingível) 

Relevant (relevante)  

Time-bound (temporal) 

 

“Preenchendo todos estes requisitos na definição de uma meta, garantimos que ela seja inteligente e nos leve a um caminho mais próximo do sucesso”, diz Lafuente. 

 

Como definir metas SMART 

Para criar metas SMART, é necessário responder algumas perguntas a partir das características da sigla SMART: 

 

Específico: O que você quer alcançar? 

Mensurável: Como você medirá seu progresso? 

Atingível: É realista com seus recursos? 

 

As respostas a essas questões servem como etapas para chegar ao objetivo final. Veja como isso funciona na prática: supondo, por exemplo, que a meta seja aumentar a audiência de um blog. 

 

Específico: O que você quer alcançar? Aumentar a audiência do blog. 

Mensurável: Como você medirá seu progresso? Pelo número de artigos publicados e o número de visitas que o blog recebe. 

Atingível: É realista com seus recursos? Designarei mais duas pessoas para se dedicarem ao blog, entregando dois artigos por semana cada uma.  

Relevante: Faz sentido para seus objetivos maiores? Aumentando a audiência, o blog terá mais receita e recursos.  

Temporal: Qual é o prazo para alcançar? Começamos em outubro e terminaremos em janeiro. 

 

Para que serve a meta SMART? 

A meta SMART ajuda a esclarecer quais são as etapas necessárias para alcançar um objetivo e o prazo para cada uma delas. “Assumir metas não específicas traz o risco de deixarmos pouco claro às pessoas o que precisa ser feito e alcançado”, afirma Lafuente. 

 

“Uma meta não atingível não engaja as pessoas a se esforçarem mais para conquistá-la, uma vez que podem encará-la como perdida.” Segundo a especialista, uma meta sem prazo definido não transmite senso de urgência aos envolvidos. Isso em um contexto corporativo, onde as metas servem, principalmente, para guiar equipes e empresas. 

 

A versatilidade dessa metodologia permite que ela seja aplicada também no âmbito pessoal: “A única diferença é que, neste caso, o sujeito somos nós mesmos. Isso quer dizer que a meta deve ser atingível e relevante para nós individualmente. Assim, ela se torna, de certa maneira, mais simples do que as metas compartilhadas em um grupo de pessoas”, conclui. 

 

Conheça os cursos de extensão e Pós-Graduação do HUB de Employer Branding clicando aqui! 

 

Gostou deste texto e quer utilizá-lo em seu site ou rede social? Você pode reproduzi-lo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas.

Foto de Isabela Moreira
Isabela Moreira
Repórter do Núcleo de Conteúdo da ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

Pós-Graduação ESPM

Aqui, inovação
é o ponto de partida.