Entenda quais são as modalidades de Pós-Graduação disponíveis na ESPM, como funcionam e veja dicas de como escolher o seu curso
A Pós-Graduação Lato Sensu da ESPM faz parte do programa de Educação Continuada da instituição, que também inclui cursos de extensão e Pós-Graduação Stricto Sensu. “Uma das vantagens das pós-graduações da Escola é o conceito da educação continuada”, diz Frederike Mette, Diretora Acadêmica de Pós-Graduação Lato Sensu da ESPM.
Trata-se do conceito de Lifelong Learning, no qual o aprendizado é contínuo e ocorre durante toda a jornada profissional, ajudando a impulsionar a carreira e mantendo-a em constante movimento. “Os cursos vêm para trazer uma atualização para o aluno, seja de uma temática nova ou uma skill cada vez mais exigida pelas empresas”, acrescenta.
Abaixo, a diretora explica os tipos de Pós-Graduação oferecidos pela ESPM – autoridade em Marketing e Inovação voltada para negócios –, como funcionam e dá dicas de como escolher o curso ideal.
Qual é a diferença entre os cursos Lato Sensu e Stricto Sensu?
A Pós-Graduação Lato Sensu inclui a Pós, o MBA e os Masters. Estes cursos rendem um certificado de especialista aos egressos e seguem diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
“A principal diferença dentro do nosso portfólio de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu é a carga mínima de 360 horas e a regulamentação do MEC, que exige que o aluno tenha pelo menos um diploma de graduação validado no Brasil para conseguir cursar a Pós”, explica Frederike.
Já a Pós-Graduação Stricto Sensu engloba os programas de Mestrado e Doutorado, que conferem diplomas de mestre ou doutor aos estudantes. Para esta modalidade, o MEC exige carga horária mínima de 1.200 horas e que, além de um diploma de Ensino Superior reconhecido no Brasil, os candidatos sejam aprovados no processo seletivo da instituição, de acordo com as normas de cada programa.
A ESPM oferece dois tipos de Pós-Graduação Stricto Sensu:
- Profissional: voltada para aqueles que buscam aplicar conhecimentos em contextos reais, desenvolvendo soluções inovadoras e estratégicas;
- Acadêmica: destinada a quem deseja seguir uma carreira acadêmica ou de pesquisa.
Como funciona a Pós-Graduação da ESPM?
Na ESPM, as categorias e nomenclaturas das pós são estabelecidos de acordo com o momento de carreira do estudante. “Foi uma forma de a Escola optar por classificar os cursos”, aponta a diretora. No total, são quatro momentos de carreira:
- Iniciante: estudantes em início de carreira que precisam desenvolver uma visão holística para abrir portas para o crescimento profissional;
- Crescimento: profissionais com alguma experiência, mas que sentem que ainda têm um longo caminho pela frente;
- Consolidado: profissionais com conquistas relevantes, que agora buscam aprimorar habilidades específicas para continuar se destacando. Um curso de especialização pode ajudar a obter novas soluções e a trazer conhecimentos complementares;
- Reconhecimento: profissionais que já se tornaram referência no mercado, com perfil consultivo, experiência e autonomia. É o momento ideal para elevar a carreira em liderança criativa e construir legados que impactem positivamente os negócios e a sociedade.
Como escolher uma Pós-Graduação
O portfólio de pós-graduações da ESPM é dividido em seis áreas temáticas:
- Comunicação e Novas Mídias;
- Criatividade e Inovação em Negócios;
- Gestão de Marketing Digital e Data Science;
- Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional;
- Marketing, Estratégia e Gestão;
- Consumo e Experiência do Consumidor.
A sugestão de Frederike é que o estudante escolha a área de interesse que mais se adequa ao seu perfil e compreenda seu momento atual de carreira. Além disso, ela ressalta as oportunidades de conhecer melhor as pós: “A gente propicia que o aluno consiga conversar com o coordenador do curso, se ele tiver dúvidas”.
Uma das oportunidades que possibilitam essa conversa é o Lifelong Learning Experience, evento realizado pela ESPM. “Temos também um processo seletivo com entrevista, no qual o próprio entrevistador pode avaliar o candidato e apontar qual é a pós ideal para ele”, afirma a diretora. “O candidato não tem que escolher sozinho o curso, pode contar com o apoio da instituição para tomar essa decisão”, conclui.
Conheça os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu da ESPM!
Leia também
Pós-Graduação em Direito Civil Digital: conheça o curso