Voltada para profissionais de comunicação, a Pós-Graduação em Jornalismo Digital e Narrativas Interativas oferece uma formação atualizada do mundo digital na área
Em dúvida de qual pós-graduação fazer em jornalismo? Conheça a Pós-Graduação em Jornalismo Digital e Narrativas Interativas, curso da ESPM voltado para jornalistas, comunicadores e profissionais que querem se qualificar e se atualizar para melhor entender as oportunidades da área.
“A proposta do curso é oferecer aos profissionais de comunicação uma formação super atualizada do mundo digital nesta área, discutindo ferramentas e estratégias atuais para que o nosso aluno traga respostas criativas e inovadoras para os desafios do seu cotidiano”, explica Karin Müller, Coordenadora da Pós-Graduação em Jornalismo Digital e Narrativas Interativas na ESPM.
O que se aprende?
Ao longo do curso, os estudantes desenvolvem competências técnicas e reflexivas para criar projetos jornalísticos adaptados às novas dinâmicas de produção e consumo de informação. Esta pós-graduação se divide em três áreas temáticas: Comunicação e Novas Mídias; Marketing, Estratégia e Gestão; e Gestão de Marketing Digital e Data Science.
Já os módulos abordam temas como a inteligência artificial aplicada ao jornalismo, marketing digital para jornalistas e jornalismo imersivo (com realidade virtual, aumentada e interativa). Este é um dos diferenciais do curso da ESPM.
“O curso também aborda assuntos importantíssimos, como análise de métricas e performance, processos criativos, formatos narrativos e outros temas imprescindíveis para uma boa formação”, diz a coordenadora.
Curso atualizado
Considerando as transformações digitais constantes, das mudanças dos algoritmos das plataformas ao uso de IA, o curso trabalha assuntos importantes para o cenário jornalístico atual. “Com isso, conseguimos trazer discussões e ferramentas atuais para uma formação diferenciada deste profissional que precisa estar atento a todas essas transformações”, aponta ela.
As aulas trazem discussões que abordam, por exemplo, o jornalismo mobile e a narrativa nas plataformas, bem como design e experiência do usuário no jornalismo digital, que trata da construção do conteúdo nos diversos meios.
O que são as Narrativas Interativas?
As narrativas interativas englobam o estudo sobre linguagem e formatos nas diversas plataformas. De acordo com Müller, o foco na interação proporciona uma análise sobre várias estratégias que possam aproximar o público dos conteúdos produzidos, pensando em sua experiência e sua jornada no jornalismo digital.
Para quem é indicado?
A Pós-Graduação em Jornalismo Digital e Narrativas Interativas é voltada para jornalistas, comunicadores, designers e profissionais que atuam na área de comunicação e que buscam uma formação de excelência atualizada. “Afinal, a gestão de conteúdo atualmente é realizada por profissionais de diversas áreas e pensar nessa dinâmica de forma estratégica e plural é essencial”, aponta a professora.
Qual é a duração?
A Pós-Graduação em Jornalismo Digital e Narrativas Interativas tem dois semestres de duração e opera na modalidade LIVE EAD, na qual o estudante pode acompanhar as aulas online ao vivo ou assistir às gravações quando tiver disponibilidade.
Além de Müller, o corpo docente da Pós-Graduação em Jornalismo Digital e Narrativas Interativas é composto por professores, pesquisadores e profissionais atuantes do mercado, que oferecem uma formação atualizada, interdisciplinar e alinhada às tendências internacionais.