ESPM > Blog >

Profissões de marketing: conheça novas áreas de atuação

O mercado de marketing assiste ao surgimento de atividades multitarefas ligadas ao universo digital. Veja algumas dessas novas funções 

 

A área de marketing já não se resume a agências de publicidade e ao universo corporativo. Atualmente, existem diversas profissões de marketing que atuam em áreas específicas. “Hoje temos muitas demandas novas e complexas por exigirem conhecimentos específicos e habilidades de outras profissões”, explica Alessandro Souza, coordenador da graduação em  Comunicação e Publicidade da ESPM Porto Alegre. 

 

“Agora, é muito comum um gerente de marketing também exercer a digitalização de mídias sociais ou trabalhar como gerente de produto, por exemplo”, afirma o professor, explicando que versatilidade também é uma competência desejada de quem trabalha com marketing. “O mercado exige que ele (o profissional) saiba preparar um roteiro ou conhecer temas antes inerentes ao design e outras expertises que não faziam parte dessa rotina”, acrescenta Souza. 

 

Confira, a seguir, seis novas profissões em marketing: 

 

1. GESTÃO DE SOCIAL MEDIA

Promove e administra a presença de uma corporação nas redes sociais criando estratégias, desenvolvendo conteúdo para as plataformas digitais, analisando dados e monitorando resultados e também administrando eventuais situações de risco de imagem.  

 

2. FILMAKER

Trata-se de um profissional que conhece a fundo as linguagens de redes sociais específicas para desenvolver conteúdos audiovisuais para elas. Cria roteiros, produz filmes e vídeos e autogerencia os conteúdos. 

 

3. USER EXPERIENCE (UX)

As funcionalidades de navegação e a clareza das informações de um site ou app influenciam a experiência que o usuário tem nesses ambientes digitais. Cabe ao profissional de User Experience pensar, juntamente com outras áreas da empresa, a arquitetura das informações para garantir a boa usabilidade pelo público. 

 

4. EMPREENDEDORISMO DIGITAL

O empreendedor digital cria conteúdo próprio, para empresas e para terceiros visando a monetização. É um profissional que domina técnicas de design, roteiro e edição e cuida da gestão de todo o projeto e da análise dos dados de desempenho. 

 

5. GERENCIAMENTO DE INFLUENCIADORES

Quem trabalha na gestão de influenciadores analisa o tipo de perfil e a quantidade de pessoas necessárias e o alcance que elas têm para promover uma marca. Esse profissional também orienta os influenciadores quanto à melhor maneira de se comunicar com os diferentes públicos para divulgar, criar aderência, manter e fortalecer a marca. Para isso, é necessário organizar o portfólio dos influenciadores de acordo com a linguagem de cada plataforma e a presença da marca (audiovisual, usabilidade de apps, podcasts, comerciais, conteúdos específicos para canais, stories). 

 

6. GERENCIAMENTO DE MARCAS PESSOAIS

Cria, roteiriza e produz conteúdos para as mais variadas plataformas digitais e gerencia essas redes para profissionais liberais de todas as áreas. 

 

COMO ESSES PROFISSIONAIS SÃO PREPARADOS? 

“Nossa grade (do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM) sempre tem um olhar mercadológico, ao lado das melhores ferramentas, sem deixar de lado os aspectos das ciências humanas e das soft skills”, esclarece Souza. “Isso garante a capacidade crítica reflexiva e outras habilidades interpessoais que são necessárias, independentemente de se o aluno vai atuar nas grandes corporações, nos novos meios, como a indústria de games ou análise de dados ou se vai empreender.” 

 

Núcleo de Conteúdo ESPM
Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.