ESPM > Blog >

Projeto de conclusão de curso de alunos da ESPM vai virar filme

Aprovado para captação de verba pela ANCINE, o documentário sobre o fim de Malhação tem como objetivo discutir a novela que marcou gerações de adolescentes

 

Um projeto de conclusão da antiga Pós-Graduação em Marketing e Produção em Audiovisual da ESPM-Rio (Campus Glória-Villa Aymoré) — agora chamado Master em Negócios e Produção Audiovisual — foi aprovado pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE) para captação de recursos.

 

Os egressos Edvaldo Batalha, Gabriel Cuperman e Paulo Aguiar estão tornando o trabalho de conclusão de curso, apresentado em dezembro de 2024, uma realidade. Trata-se de Malhação.doc, um longa-metragem documental que investiga se o final da novela Malhação era inevitável ou não por meio de dados, emoção e análise de mercado.

 

“O documentário traz entrevistas com nomes relevantes dos elencos, da criação, da técnica e do negócio Malhação, além de vozes influentes no audiovisual contemporâneo”, aponta a sinopse do projeto.

 

Malhação foi o primeiro audiovisual que eu vi. Talvez tenha sido a primeira vez que senti como o audiovisual pode afetar a vida das pessoas”, explica Edvaldo, cocriador e produtor do documentário. “Estudar o fim de Malhação não é só estudar o fim da novela, é estudar o potencial de um produto audiovisual, o talvez de um formato, o talvez fim de uma cultura brasileira.”

 

Para Gabriel F. Marinho, Documentarista e Professor da ESPM que orientou o trio de alunos, a aprovação do projeto pela ANCINE revela a qualidade e o potencial do trabalho. “Fico feliz que o projeto esteja ganhando rumo, porque isso fala não só do talento dos estudantes envolvidos, mas também da sensibilidade que eles tiveram de perceber que uma narrativa audiovisual como Malhação conquistou gerações e que essa nostalgia acumulada pode sim ser objeto de construção de mercado”, diz ele.

 

Aprovação

O projeto entrou para o portfólio de uma produtora e recebeu a aprovação da ANCINE para captação de recursos via Artigo 1º-A da Lei do Audiovisual. Esse mecanismo permite que empresas e pessoas físicas destinem parte do imposto de renda devido para apoiar produções audiovisuais brasileiras.

 

Empresas que realizam a declaração de imposto de renda trimestral podem fazer essa destinação até o último dia do mês posterior ao trimestre. Por exemplo, as organizações cujo trimestre acabou em setembro têm até 31/10 para realizar esse processo.

 

Como o projeto depende desse mecanismo de incentivo fiscal, a captação precisa atingir um valor mínimo para que a produção seja liberada. Caso o valor necessário não seja captado dentro do prazo, o início do documentário pode ser adiado por mais um trimestre.

 

Projeto de conclusão de curso de alunos da ESPM vai virar filme

 

O produtor aponta que trabalhar no Malhação.doc tem lhe mostrado que conseguir patrocínio para um projeto audiovisual no Brasil pode ser uma das etapas mais difíceis da realização de um filme: “Mesmo sendo através de incentivo fiscal, valor que já é devido ao governo. Talvez por ser um processo não tão conhecido pela sociedade, mesmo sendo legal, ou pelo preconceito que existe em relação às leis de incentivo cultural”.

 

A arrecadação dos recursos é só um dos primeiros passos de uma longa jornada. “Após a captação, no nosso caso de no mínimo 80% do orçamento de produção do filme, ainda precisamos fazer uma solicitação de execução, que a ANCINE pode demorar meses para aprovar. Só temos acesso ao dinheiro após a ANCINE aprovar a execução”, afirma Batalha.

 

Depois disso, ocorrem as etapas de pré-produção, produção, pós-produção, comercialização, e exibição.

 

Para apoiar o projeto, entre em contato pelo e-mail [email protected]

 

Pós-Graduação na ESPM

O Master em Negócios e Produção Audiovisual da ESPM tem como objetivo capacitar profissionais para atuar de forma estratégica no mercado audiovisual contemporâneo, abordando diferentes formatos, linguagens e plataformas.

 

Disponível no campus Glória-Villa Aymoré, no Rio de Janeiro, o Master mostra aos alunos como funciona cada etapa de um projeto audiovisual.

 

Saiba mais sobre o Master em Negócios e Produção Audiovisual da ESPM clicando aqui!

Gostou deste texto e quer utilizá-lo em seu site ou rede social? Você pode reproduzi-lo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas.

Foto de Isabela Moreira
Isabela Moreira
Repórter do Núcleo de Conteúdo da ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice