Formação em Product Marketing Manager

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições até: 21/4/2025

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

No mundo das startups e produtos digitais o Product Marketing Manager é o profissional que cuida do Posicionamento, Preço e Promoção do Produto. Com a transformação digital tornou-se essencial para todo tipo de empresa. Conheça as técnicas mais atualizadas e destaque-se com esse programa.

Para quem se destina?

  • ​​​Profissionais de Marketing que desejam aprofundar suas habilidades em gestão de produto e estratégias de mercado.
  • Product Managers (PMs) que buscam ampliar seu domínio em marketing para alinhar produtos às necessidades do mercado e clientes.
  • Executivos interessados em estruturar e implementar a disciplina de Product Marketing em suas organizações.
  • Empreendedores em fase de lançamento ou gestão de novos produtos, desejando estratégias eficazes para posicionamento e crescimento.
  • Profissionais de produtos digitais ou com atuação em canais digitais, incluindo pesquisa de mercado, aquisição de leads, vendas e atendimento ao cliente, que buscam dominar práticas de Product Marketing adaptadas a esse contexto.​​

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • ​​Compreender o público-alvo.
  • ​Realizar pesquisa de mercado e análise competitiva.
  • ​Definir o posicionamento do produto.
  • ​Priorizar desenvolvimento de features.
  • ​Desenvolver estratégias de Go-To-Market.
  • ​Capacitar equipes de vendas.
  • ​Garantir o sucesso dos clientes.
  • ​Medir e analisar resultados.
  • ​Promover inovação contínua.​
Fundamentos de Product Marketing Management 
  • Quem é o Product Marketing Manager (PMM)? 
  • Importância e impacto do PMM nas estratégias empresariais. 
  • Diferenças entre Product Manager (PM) e PMM. 
  • Ciclo de vida do produto e papéis estratégicos do PMM. 
  • Modelos de negócio: e-commerce, assinaturas, freemium e outros. 
Soft Skills – Habilidades Essenciais do PMM 
  • Mindset orientado por dados, experiência do usuário e storytelling. 
  • Desenvolvimento de pensamento crítico, negociação e inteligência emocional. 
  • Criatividade para inovação em marketing de produtos. 
  • Aplicação de inteligência artificial e engenharia de prompts para ganho de eficiência. 
Product Discovery 
  • Design Thinking e Design Sprint aplicados a descoberta de produtos. 
  • Equipe de discovery: papéis e objetivos. 
  • Ferramentas: jornada do consumidor, user stories, matriz CSD, mapas de empatia. 
  • Métodos de priorização (Esforço x Impacto, ICE Score) e frameworks como Lean Canvas. 
  • Prototipagem, validação, MVP (Minimum Viable Product) e pivoting. 
Personas e Segmentação de Mercado 
  • Buyer Persona, User Persona e Ideal Customer Profile (ICP). 
  • Ferramentas como Value Proposition Canvas e gestão de stakeholders. 
  • Estratégias de segmentação e Account-Based Marketing (ABM). 
Inteligência de Mercado 
  • Análise competitiva e benchmarking. 
  • Ferramentas para análise Win-Loss e coleta de customer feedback. 
  • Aplicação de NPS, CSAT e CES para medir satisfação e retenção de clientes. 
Posicionamento e Branding 
  • Naming, pricing e packaging: construção de valor para o cliente. 
  • Frameworks de storytelling e gatilhos mentais para campanhas impactantes. 
  • Definição de Brand Voice e estratégias de comunicação persuasiva. 
Product Team e Metodologias Ágeis 
  • Estrutura e funções da equipe de produto (PM, PO, UX, Devs). 
  • Metodologias ágeis: Scrum, Kanban, Scrumban. 
  • Gestão de roadmaps, backlogs e priorização de sprints. 
  • Conceitos como Minimum Marketable Product (MMP) e Minimum Lovable Product (MLP). 
Canais de Aquisição e Métricas 
  • Estratégias de content marketing, SEO, social media, vídeos e newsletters. 
  • Publicidade paga, marketing de influência e Member Get Member (MGM). 
  • Métricas de aquisição: CAC, LTV, taxa de conversão e engajamento. 
Go-To-Market e Sales Enablement 
  • Leads qualificados: MQL (Marketing Qualified Lead) e SQL (Sales Qualified Lead). 
  • Funil de vendas e estratégias de growth hacking. 
  • Ferramentas para capacitação de vendas: playbooks, pitchs e battlecards. 
Customer Success e Retenção 
  • Estratégias para onboarding, upselling, cross-selling e retenção. 
  • Gestão do ciclo de vida do cliente e redução de churn. 
  • Análise de Lifetime Value (LTV) e Customer Retention Cost (CRC). 
Análise de Dados e Métricas 
  • Cultura data-driven e uso de OKRs e KPIs. 
  • Métodos como teste A/B, análise de cohort e otimização de taxa de conversão (CRO). 
  • Medição de ROI e impacto de ações estratégicas. 

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão¹

Ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito.

¹ Cobrança regular ou recorrente (sem comprometer o limite de crédito)
² Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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