Formação em Planejamento e Gestão de Trade Marketing – Apoio Scanntech

Aulas online ao vivo ou presenciais

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O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Trade Marketing é responsável pela implementação do Planejamento de Marketing nos canais, clientes e assumiu maior relevância no ambiente estratégico das empresas, demandando maior acuracidade no planejamento de sua atuação. São projetos que colocam os shoppers no centro das decisões, sem esquecer distribuidores, varejos físicos e digitais, seja no mercado de consumo, farma, matcon, mercado agro, serviços e B2B.
É vital a construção de um planejamento eficaz que execute a estratégia das marcas, alinhada com a jornada e o processo de compra do shopper, identificando novas oportunidades de negócio e alavancagem de vendas.

Para quem se destina?

​​​Profissionais da indústria, varejo ou agências prestadoras de serviços em cargos de coordenação ou gerencia junior, interessados em desenvolver seus conhecimentos em atividades estratégicas na área de Trade Marketing, contribuindo substancialmente no desenvolvimento dos negócios em sua empresa.​​

Programa

O que você vai aprender

​​Proporcionar uma visão sistêmica do processo de planejamento de trade de marketing, com reflexão sobre a realidade da empresa, seu relacionamento com seus clientes, shoppers, nos canais tradicionais físicos e digitais. O curso pretende discutir as variáveis que influenciam e impactam em resultados para que os empresários e executivos possam se posicionar para desenvolver relações de longo prazo com seus clientes em mercados tão competitivos como os atuais.​
  • ​​Aula 1: Ambiente de mercado, conceitos de planejamento, evolução dos canais e mudanças no comportamento dos clientes e do consumidor. Entendimento da relação de concorrência X competidores, conceituação dos canais de marketing e análise dos modelos de atuação nas empresas participantes, Análise das fontes para a geração de informações e entendimento das bases para o desenvolvimento de cenários estratégicos;
  • Aula 2: A relação das metas estabelecidas no plano de marketing com o desenho do plano de trade de marketing. A relação dos desafios e estratégias da área de Vendas para o desenvolvimento do plano de Trade Marketing, alinhado com o Plano de Marketing, novos canais e e-commerce;
  • ​Aula 3: As características, inovações, startups focadas no desenvolvimento dos canais de vendas digitais, uso de ferramentas analíticas para potencializar fluxo as plataformas de e-commerce, marketplace e tantos outros novos modelos;
  • ​Aula 4: A definição do foco do Plano Estratégico de Trade de Marketing, atrelado as características da empresa e do mercado que ela atua, em canais físicos ou digitais, relacionados ao orçamento e a adequação da alocação da verba pelo resultado;
  • ​Aula 5: As diversas fontes de dados e suas características gerais aplicadas ao planejamento de trade marketing, uso de ferramentas de análises de dados – análises especiais e dashboards – para mapeamento de oportunidades no plano de trade marketing, medição de resultados das ações de trade marketing planejadas com exemplos práticos através de plataforma simulada.​

Quando acontece?

Cursos de trade marketing

Este curso faz parte do HUB de Trade Marketing

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

​​Guilherme Auger​

Marcelo Ermini

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.