Gerenciamento de Projetos de Marketing

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Curso baseado e com autores do livro Gerenciamento de projetos de marketing, da editora Brasport.

Em um cenário inconstante e ansioso, como o que vivemos atualmente, a utilização de práticas modernas de gestão de projetos na área de marketing contribui para o aumento da eficácia das iniciativas e para a previsibilidade de prazo e custo dos projetos, agregando valor mais rápido para o negócio (strategic throughput – vazão estratégica).

Aumente a assertividade na condução de projetos e amplifique os resultados das ações de comunicação e de marketing por meio de práticas de gestão de projetos, metodologias ágeis e novas ferramentas de comunicação.

Para quem se destina?

Profissionais iniciantes na área de comunicação ou de marketing, que buscam conhecer práticas de gerenciamento de projetos para implementar em suas ações de marketing e ter maior assertividade em seus resultados.

Programa

O que você vai aprender

  • Realização de eventos, criação de campanhas de comunicação, lançamento de produtos e serviços e muitas outras ações, realizadas por profissionais de marketing e comunicação, devem ser tratados como projetos. Com o incremento do marketing digital e de tecnologias como big data, machine learning, inteligência artificial, ferramentas de automação e outras, o mercado ficou totalmente focado em dados, produtividade e resultados.
  • Este curso está alinhado com esse cenário, aplicando práticas modernas de gestão de projetos na área de marketing, contribuindo para o aumento da eficácia das iniciativas e para a previsibilidade de prazo e custo dos projetos, agregando valor mais rápido para o negócio (strategic throughput – vazão estratégica).
  • Neste curso utilizamos um modelo Canvas para a concepção colaborativa de projetos de marketing, em conjunto com a metodologia Basic Methodware® (de apenas 13 processos), que incorpora uma das ferramentas mais conhecidas de melhoria contínua: o ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT) da qualidade. Também incorporamos uma abordagem ágil de desenvolvimento de produtos e serviços (Scrum) e uma forma colaborativa e visual de acompanhamento de projetos (Kanban).
Este curso visa:
  • Apresentar uma metodologia simplificada e prática para a gestão de projetos
  • Ensinar e exercitar como adotar ferramentas estratégicas ao desenvolver e planejar uma ação ou campanha de comunicação e de marketing
  • Agilizar o processo de planejamento de comunicação e de marketing por meio de metodologias ágeis
  • Aumentar a assertividade dos projetos e amplificar os resultados das ações de comunicação e de marketing, por meio de práticas de gestão de projetos e novas ferramentas de comunicação.
1ª aula – Conceitos Básicos e Agilidade na Gestão de Projetos de Marketing
  • A relação entre Projeto, Programa, Portfólio e Processo.
  • A evolução da gestão de projetos ao longo da história.
  • O que é o sucesso de um projeto?
  • Agilidade na Gestão de Projetos de Marketing (O que é ser ágil na gestão de projetos; Desenvolvimento de produtos e serviços: preditivo (tradicional / cascata) x desenvolvimento adaptativo (ágil); Abordagem híbrida na gestão de projetos; Exemplos; Frameworks ágeis e tecnologias de apoio mais utilizados no mercado; Framework Scrum. Papéis no Scrum. O Scrum Master. O Product Owner. Backlog. Cerimônias do Scrum; Pontos fortes e desafios do desenvolvimento ágil).
2ª aula – Planejamento Estratégico de Marketing
  • O que é um Plano Estratégico de Marketing
  • Definição da persona
  • Diagnóstico baseado na oportunidade ou problema encontrado, que será endereçado ou resolvido no projeto
  • Meta SMART, com o claro entendimento do que se espera ser alcançado
3ª aula – Planejamento Estratégico de Marketing (continuação)
  • Mapa de comunicação dos stakeholders
  • Arquétipo
  • Casa de mensagem
  • Estratégias owned, paid e earned no funil de comunicação, ou seja, estratégias nos canais proprietários, pagos e com espaço conquistado.
4ª aula – O Projeto de Implementação de um Plano Estratégico de Marketing
  • A Criação Colaborativa do Projeto com o Project Canvas Methodware®.
  • Os processos de gerenciamento de um projeto (Iniciando o Projeto: Autorizar o início do projeto; Planejando o projeto: Identificar os envolvidos; Planejar o Escopo e a qualidade).
5ª aula – O Projeto de Implementação de um Plano Estratégico de Marketing (continuação)
  • Os processos de gerenciamento de um projeto – continuação (Planejar as Respostas aos Riscos; Planejar as Comunicações; Planejar o Tempo e os Recursos; Planejar as Aquisições; Planejar o custo; Aprovar o Plano do Projeto. Executando o Projeto: Gerenciar a execução do Projeto. Monitorando e Controlando o projeto: Checar o trabalho do projeto; Agir para corrigir distorções. Fechando o projeto: Encerrar o projeto).
6ª aula – A Execução do Plano Estratégico de Marketing
  • Metodologia GROWS, para acompanhar o dia a dia, entender o que está dando certo no plano e o que você precisará melhorar.
  • Metodologia I.C.E para priorização das atividades de ajuste do plano
  • Indicadores (CAC, LTV, ROI etc.)

Quando acontece?

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Carlos Magno Xavier

Ana Xavier

Certificado

Invista no seu futuro

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.