Gerenciamento de Projetos de Marketing

Online ao Vivo

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Curso baseado e com autores do livro Gerenciamento de projetos de marketing, da editora Brasport.

Em um cenário inconstante e ansioso, como o que vivemos atualmente, a utilização de práticas modernas de gestão de projetos na área de marketing contribui para o aumento da eficácia das iniciativas e para a previsibilidade de prazo e custo dos projetos, agregando valor mais rápido para o negócio (strategic throughput – vazão estratégica).

Aumente a assertividade na condução de projetos e amplifique os resultados das ações de comunicação e de marketing por meio de práticas de gestão de projetos, metodologias ágeis e novas ferramentas de comunicação.

Para quem se destina?

Profissionais iniciantes na área de comunicação ou de marketing, que buscam conhecer práticas de gerenciamento de projetos para implementar em suas ações de marketing e ter maior assertividade em seus resultados.

Programa

O que você vai aprender

  • Realização de eventos, criação de campanhas de comunicação, lançamento de produtos e serviços e muitas outras ações, realizadas por profissionais de marketing e comunicação, devem ser tratados como projetos. Com o incremento do marketing digital e de tecnologias como big data, machine learning, inteligência artificial, ferramentas de automação e outras, o mercado ficou totalmente focado em dados, produtividade e resultados.
  • Este curso está alinhado com esse cenário, aplicando práticas modernas de gestão de projetos na área de marketing, contribuindo para o aumento da eficácia das iniciativas e para a previsibilidade de prazo e custo dos projetos, agregando valor mais rápido para o negócio (strategic throughput – vazão estratégica).
  • Neste curso utilizamos um modelo Canvas para a concepção colaborativa de projetos de marketing, em conjunto com a metodologia Basic Methodware® (de apenas 13 processos), que incorpora uma das ferramentas mais conhecidas de melhoria contínua: o ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT) da qualidade. Também incorporamos uma abordagem ágil de desenvolvimento de produtos e serviços (Scrum) e uma forma colaborativa e visual de acompanhamento de projetos (Kanban).
Este curso visa:
  • Apresentar uma metodologia simplificada e prática para a gestão de projetos
  • Ensinar e exercitar como adotar ferramentas estratégicas ao desenvolver e planejar uma ação ou campanha de comunicação e de marketing
  • Agilizar o processo de planejamento de comunicação e de marketing por meio de metodologias ágeis
  • Aumentar a assertividade dos projetos e amplificar os resultados das ações de comunicação e de marketing, por meio de práticas de gestão de projetos e novas ferramentas de comunicação.
1ª aula – Conceitos Básicos de Gerenciamento de Projetos de Marketing
  • A relação entre Projeto, Programa, Portfólio e Processo.
  • A evolução da gestão de projetos ao longo da história.
  • O que é o sucesso de um projeto?
  • Triângulo de Competências do GP
  • Conceitos básicos em gerenciamento de projetos
2ª aula – A Concepção e a Autorização de Início de Projetos de Marketing
  • Concepção do Projeto
  • A Criação Colaborativa do Projeto com o Project Canvas Methodware®
  • Autorizando o início do projeto
3ª aula – O Planejamento de Projetos de Marketing
  • Identificar os envolvidos
  • Planejar o Escopo e a qualidade
4ª aula – O Planejamento de Projetos de Marketing (continuação)
  • Planejar as Respostas aos Riscos
  • Planejar as Comunicações
4ª aula – O Planejamento de Projetos de Marketing (continuação)
  • Planejar o Tempo e os Recursos
  • Planejar as Aquisições
  • Planejar o custo
  • Aprovar o Plano do Projeto
5ª aula – Agilidade na Gestão de Projetos de Marketing
  • O que é ser ágil na gestão de projetos
  • Desenvolvimento de produtos e serviços: preditivo (tradicional) x adaptativo (ágil)
  • Abordagem híbrida na gestão de projetos
  • Frameworks ágeis e tecnologias de apoio mais utilizados no mercado
  • Framework Scrum. Papéis no Scrum. O Scrum Master. O Product Owner. Backlog. Cerimônias do Scrum; Pontos fortes e desafios do desenvolvimento ágil
6ª aula – Execução, Acompanhamento e Encerramento de Projetos de Marketing
  • Gerenciar a execução do Projeto
  • Checar o trabalho do projeto
  • Agir para corrigir distorções
  • Encerrar o projeto.

Quando acontece?

Novas turmas abertas

Junte-se à nova turma deste curso incrível agora mesmo

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Carlos Magno Xavier

Faço parte do HUB de Canais Digitais

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

Junte-se à nova turma deste curso incrível agora mesmo