Expressão Vocal: O Segredo para Falar com Impacto

Online ao Vivo

Inscrições até: 14/10/2025

Selecione a opção do curso para continuar

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Expressão Vocal: O Segredo para Falar com Impacto é um curso que aplicada uma metodologia voltada a comunicação exponencial, responsável pela formação e qualificação competência comunicativa da pessoa.

Para quem se destina?

1. Estudantes de Comunicação e Marketing:*
  • Alunos de graduação em Comunicação Social, Publicidade, Propaganda, Marketing e áreas relacionadas que buscam desenvolver habilidades de comunicação eficazes para sua futura carreira.
2. *Profissionais de Mercado:
  • Profissionais que atuam nas áreas de marketing, publicidade, vendas, relações públicas e comunicação interna que desejam aprimorar suas competências em comunicação verbal e não verbal para melhor desempenho em suas funções.
3.Público Geral Interessado:
  • Indivíduos que buscam aprimorar suas habilidades interpessoais e de comunicação, independentemente da sua formação acadêmica ou área de atuação, com interesse em desenvolver competências para uso pessoal e profissional.
4. Empreendedores:
  • Profissionais que estão em processo de formação ou já atuam como empreendedores e desejam melhorar suas habilidades de persuasão e comunicação para impulsionar seus negócios.

Programa

O que você vai aprender

O curso tem como objetivo principal desenvolver uma metodologia que aperfeiçoe a comunicação exponencial, abordando três dimensões principais da comunicação eficaz. A seguir, os objetivos específicos são detalhados:
  1. Performance da Escuta Fina:
  • Promover a compreensão da escuta como uma habilidade essencial no processo comunicativo.
  • Enfatizar a importância de ouvir ativamente e falar com cautela, estimulando uma escuta qualificada que permita entender os interlocutores em profundidade.
  1. Performance da Voz Afinada:
  • Desenvolver a locução e a adequação vocal para transmitir mensagens de forma clara e agradável.
  • Ensinar técnicas para uma comunicação vocal que aumente o poder de persuasão e simpatia, facilitando a recepção da mensagem pelo público.
  1. Performance Verbal com Economia nas Palavras:
  • Trabalhar a competência de escolher expressões-chave que transmitam o significado de forma precisa e concisa.
  • Introduzir a linguagem “versiculada”, que privilegia a brevidade e a clareza, tornando a comunicação mais eficaz.
  1. Fator de Produção Motriz:
  • Incentivar o engajamento emocional nas palavras, “emprestando alma” às mensagens, o que confere personalidade e autenticidade à comunicação.
  • Ensinar a transmitir convicção e segurança, crucial para ressoar com a memória e a compreensão do interlocutor.
  1. Intencionalidade na Voz:
  • Capacitar os participantes a identificar e utilizar intencionalmente as diversas qualidades da voz para atingir objetivos comunicativos diversos, adaptando o tom e o ritmo conforme necessário.
  1. Gestão e Qualificação da Escuta:
  • Estruturar a gestão da escuta de modo organizado, garantindo que a qualidade da escuta seja um pilar fundamental para a eficácia da fala.
  1. Repertório Comunicativo:
  • Estimular a criação e organização de sínteses, sentenças e enunciados que sirvam como um repertório comunicativo rico.
  • Enfatizar a importância de perguntas empáticas, que podem ser utilizadas em diferentes contextos para aprofundar a comunicação.
  1. Projeção de Repertórios:
  • Capacitar os participantes a projetar seus repertórios de forma vocal, ajustando a estética vocal de acordo com cada situação comunicativa.
  • Promover a habilidade de gerar uma comunicação exponencial, que impacte e se conecte efetivamente com o público.
AULA 01 – Mapa da Voz, da Fala e da Escuta
  1. O QUE É VOZ? Voz é Som. Som é uma vibração física de natureza mecânica;
  2. FENÔMENO Áudio-tátil. Falar e ouvir é vibrar em conjunto com outro ser humano;
  3. SINTESE Quantidade adequada, Qualidade melódica e Resultado gerador de riqueza (Capital Intelectual);
  4. DESAFIO Saturação Auditiva, Exaustão Cognitiva e Eloquência (multidão de palavras);
  5. MAPA DA FALA Natureza, extensão, função, realidade, luz, cor, sabor, calor, ritmo do corpo e orgânico, motricidade “dizer é um fazer”;
  6. MAPA DA ESCUTA Fenômeno intrauterino, pensar palavras, relação pensar-pregas vocais, leitura silenciosa-ouvir, rigor escrita-fala, mimetização (cópia);
  7. SOMOS A VOZ Persona – pelo soar (som) a voz. Principal Marca Pessoal;
  8. LÓGICA DA PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL Códigos mais leves, mais simples, menor número possível de códigos para gerar uma ação projetada;
 
AULA 02 –Escuta Fina.
  • AMPLIAR A PERCEPÇÃO AUDITIVA PROFUNDA Habilidade de interpretar a intencionalidade dos códigos sonoros emitidos pelo emissor. Percepções.
  • ATIVIDADE COGNITIVO-MOTORA Coerência entre ouvir, pensar, conceber e dizer.
  • POSTURA VOCAL “Aprender a não falar”, princípio da sabedoria do falar.
    1. MONITORAMENTE DA FALA Aprenda a ouvir-se durante o ato de fala.
    2. GESTÃO DA ESCUTA Administrar o consumo de energia cerebral aplicada a uma escuta plena.
    3. APRENDA A SABOREAR AS PALAVRAS Experimente o sabor, a sabedoria contida nas palavras
    4. CONSUMO AUDITÍVEL Alimente sua alma com palavras saudáveis e evite as tóxicas
    5. META MODELAGEM Ouça as melhores referências para sua performance
    6. IDENTIFICAÇÃO DA MARCA PESSOAL Mergulho no oceano interior – Resgate existencial. Trajetória de vida.
     
AULA 03 – Voz Afinada
  1. CONHEÇA SUA VOZ, SUA IDENTIDADE Conheça sua voz, saiba qual o seu timbre. Habitua-se a ouvir suas falas. Tenha um caso de amor com sua voz.
  2. RECONHEÇA SUA VOZ, SUA GARANTIA VOCAL Identifique o estado atual da sua fala, defina a sua meta comunicativa e declare o seu estado desejado
  3. DIMENSÃO DA VOZ Percepção da abrangência existencial da oralidade
  4. AMPLIÇÃO DA CONSCIÊNCIA Expansão de consciência sobre o ato de fala. Exerça controle sobre os elementos da sua fala e de todo contexto e circunstância da sua comunicação
  5. COMPREENSÃO DA VOZ A performance da estética vocal adequada a percepção do contexto e circunstância
  6. EXPERIÊNCIA VOCAL Exercite as múltiplas possibilidades da sua voz
  7. AUMENTO DA CONFIANÇA Garantia ampliada sobre a fala
  8. CLAREZA NO FALAR Pense bem para falar melhor. Evite precipitar-se no falar, projete bem para acertar o alvo
 
AULA 04 – Economia da Palavra
  1. PLANEJAMENTO DA FALA Examine criteriosamente o que vai dizer. Transmitir com precisão a intencionalidade do conteúdo a ser verbalizado
  2. MONITORE A QUANTIDADE E A QUALIDADE DE INFORMAÇÃO Evite saturar a memória de curto prazo do seu ouvinte.
  3. ATIVIDADE DE FONOLOGIA, FONÉTICA E DE PROSÓDIA Composição do conteúdo com musicalidade
  4. ATIVIDADE DE PARTITURA VOCAL Controlar volume, velocidade, ritmo, amplitude, altura, calibragem da voz
  5. EXERCÍCIO DE VOCALIZAÇÃO Interpretação de poesias, crônicas, metáforas e storytelling.
  6. APLICAÇÃO DE PAUSAS ESTRATÉTICAS Use pausas curtas, médias e longas.
  7. REGISTROS DE SÍNTESES Elaboração sistemática de registros por escrito e sínteses, sentenças, enunciados, resultados de análises
  8. IDENTIFICAÇÃO DOS OBJETOS DE LINGUAGEM DO PÚBLICO Relação dos conteúdos essenciais e expressões-chave
  9. COMPOSIÇÃO DE FRASES CURTAS E ORDEM DIRETA Planejamento estratégico de conteúdo
  10. EXERCÍCIO DE PERGUNTAS ABERTAS E FECHADOS Formulação de questionamentos empáticos
 
 AULA 05 – Oralidade Econômica.
  1. ATIVIDADE DE INTROSPECÇÃO  Inventariar as palavras ditas na jornada cotidiana
  2. ATIVIDADE DE DISCERNIMENTO PESSOAL / PROFISSIONAL Identificar as afirmações positivas e limitantes
  3. EXERCÍCIO DE IDENTIFICAÇÃO DA LINGUAGEM PESSOAL Listar expressões chave, bordões, jargões e figuras de linguagem e outras
  4. EXERCÍCIO DE IDENTIFICAÇÃO Configurar as marcas de sua oralidade
  5. ATIVIDADE DE PESQUISA Ampliar a composição de repertório
  6. PROJETO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DA MARCA VOCAL Elaborar por escrito o projeto da Marca Vocal base da Marca Pessoal, capaz de gerar riqueza pela oralidade organizada e estruturada.
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DA MARCA PESSOAL
Atributos dominantes. expectativas, valores, personalidade, ambição, propósito profissional, promessas, embasamento, expressão e imagem da marca.

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem gostou desse curso também pode se interessar por:

Translate

According to your choice

Avise-me