O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas presencialmente ou ao vivo via zoom.
Dias de aula:
Horário:
Duração:
Inscrições até:
Início das aulas:
Sobre
A Pós-Graduação em Data Science & Analytics explora a conexão entre capacidade analítica e visão estratégica de mercado, capacitando os alunos a trabalhar com dados de fontes variadas e utilizá-los na tomada de decisão. Ao longo da formação, a ESPM oferece uma base sólida em estatística e conhecimento em tecnologias e técnicas voltadas para a identificação, tratamento e análise de dados.
O objetivo é formar profissionais de referência em Data Science, prontos para contribuir de forma sistemática para a geração de conhecimento e para atender e antecipar demandas de empresas e da sociedade. O curso prepara os alunos para aplicar técnicas de Marketing e Data Science, promovendo uma sinergia entre esses conhecimentos em um ambiente que valoriza a inovação, criatividade e geração de soluções.
Criada em julho de 2010, a partir de uma joint-venture entre a Editora Globo e a Condé Nast Publications, a Edições Globo Condé Nast (EGCN) é a editora brasileira responsável pela publicação dos títulos Vogue, Casa Vogue, Glamour e GQ.
A parceria entre a ESPM e a EGCN surgiu com o objetivo de disponibilizar um conteúdo de excelência, nas áreas de marketing de moda e luxo, com títulos que são referência nesses dois segmentos, no Brasil e no mundo.
Os benefícios oferecidos pela Vogue são: convites do leader in class; acesso ao conteúdo da Vogue Digital (1 ano de cortesia para o app Globo Mais); divulgação dos melhores trabalhos do Projeto Integrativo Multidisciplinar na Vogue Digital; benefícios para eventos Vogue e encontro anual com a Redação.
Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.
Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.
Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.
O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.
Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.
perfil
Profissional que busca integrar análise de dados e visão estratégica para transformar informações em decisões de valor para empresas e organizações.
Atua com inteligência de mercado e quer aprender a aplicar técnicas de Data Science para compreender comportamentos, prever tendências e otimizar resultados.
Profissional que quer usar dados para embasar decisões estratégicas, melhorar performance e gerar insights aplicáveis à inovação e competitividade empresarial.
Coleta, tratamento e modelagem de dados para gerar insights estratégicos, previsões e recomendações que apoiam decisões em diferentes setores.
Transformação de dados em informações acionáveis para direcionar estratégias, otimizar resultados e impulsionar o desempenho organizacional.
Aplicação de modelos analíticos para entender o comportamento do consumidor, medir desempenho de campanhas e orientar decisões de marketing baseadas em dados.
O perfil do curso de pós-graduação é de profissionais em início ou crescimento de carreira. Os cursos se aprofundam em um tema ao mesmo tempo de forma holística e ferramental.
matriz curricular
Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.
Apresenta os principais conceitos e técnicas associados à gerência de projetos na gestão empresarial moderna, proporcionando uma visão realista da função do gerente de projeto, destacando o processo, a importância para o mercado e sua adaptabilidade à empresa e ao potencial de alavancagem dos negócios. Associar projetos com o planejamento estratégico. Conceituar, descrever e decompor a estrutura analítica de um projeto. Definição de métricas e medidas para gestão e acompanhamento de projeto. Entender os dilemas e desafios que precisam ser gerenciados durante a condução e implantação de projetos analíticos – principalmente envolvendo equipes multidisciplinares.
A disciplina aborda os impactos da transformação digital sobre modelos de negócio, cultura organizacional e estratégias empresariais. São discutidos conceitos de inovação, disrupção e adoção de tecnologias emergentes — como inteligência artificial, big data, automação e Internet das Coisas — no contexto da competitividade e da geração de valor. O curso analisa casos de transformação bem-sucedidos e fracassados, explorando também frameworks e ferramentas para planejar e conduzir processos de mudança digital nas organizações.
A disciplina introduz os fundamentos da estatística aplicados à ciência de dados, com foco na interpretação e modelagem de fenômenos a partir de dados. Serão abordados tópicos como estatística descritiva, probabilidade, inferência estatística, amostragem, testes de hipóteses e regressão. O curso enfatiza a aplicação prática desses conceitos em ambientes digitais, preparando o aluno para analisar dados reais, extrair insights e sustentar decisões baseadas em evidências.
A disciplina ensina a transformar dados complexos em narrativas visuais claras e impactantes. São explorados princípios de design da informação, boas práticas de visualização e o uso de ferramentas para criar dashboards e relatórios interativos. O curso destaca a importância do storytelling com dados — como construir argumentos visuais convincentes, escolher formatos adequados e comunicar descobertas de forma acessível e estratégica.
Criar estratégias de marketing para geração de valor para o cliente, utilizando frameworks e conceitos do marketing. Articulando user experience, inteligência artificial e mídias digitais, vamos mergulhar em tendências e entender como aprofundar as relações com os públicos de interesse de forma dinâmica e orientada para o mercado.
A disciplina explora o uso estratégico de dados para compreender e gerenciar o relacionamento com clientes. Aborda conceitos e práticas de CRM, análise preditiva de comportamento do consumidor e segmentação baseada em dados. São discutidas metodologias de coleta, integração e interpretação de informações oriundas de múltiplos canais, com o objetivo de gerar insights que orientem decisões de marketing, retenção e fidelização de clientes.
Enfoca os principais conceitos, técnicas e ferramentas associados à gestão da informação no ambiente empresarial, bem como seu constante desenvolvimento, destacando as novas plataformas digitais e o conceito de convergência tecnológica. Propicia visão realista da tecnologia da informação quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de sustentação dos negócios.
A arquitetura de informação é a prática de decidir como organizar as partes de algo para ser mais compreensível. A arquitetura de informação centra-se na organização, estruturação e rotulagem de conteúdo de uma forma eficaz e sustentável. O objetivo é ajudar os usuários a encontrar informações e completar tarefas. Para fazer isso, você precisa entender como as peças se encaixam para criar uma imagem maior, como os itens se relacionam entre si dentro do sistema.
A disciplina apresenta os princípios e práticas essenciais para o armazenamento, organização e recuperação eficiente de dados. São abordados conceitos de modelagem relacional e não relacional, arquitetura de bancos de dados, linguagem SQL, normalização, segurança e governança da informação.
A disciplina analisa como dados podem ser transformados em conhecimento estratégico para apoiar a tomada de decisão. Aborda o ciclo completo de BI — desde a coleta e integração de dados até a construção de dashboards e indicadores de desempenho (KPIs). São exploradas técnicas de Business Analytics, incluindo análise descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva, com foco em aplicações práticas que conectam dados, tecnologia e estratégia organizacional.
O campo da inteligência artificial (IA) estuda como reproduzir o comportamento humano inteligente em um computador. Busca-se a concepção de sistemas que possam aprender, planejar e resolver problemas de forma autônoma. Serão abordadas também técnicas que vão desde uma simples automação com regras simples até a utilização de modelos generativos e agentes de IA que utilizam deep learning e modelos LLM e SLM.
A disciplina desenvolve competências para estruturar business cases baseados em dados e avaliar a viabilidade de projetos analíticos. São abordados elementos como diagnóstico de problemas, definição de indicadores de sucesso, análise de retorno sobre investimento (ROI) e comunicação de resultados a públicos decisores. O curso também discute tendências emergentes em data science e analytics, conectando inovação tecnológica a novas oportunidades de negócios.
Elaborar um projeto aplicado de planejamento, gestão e/ou análise de informação no contexto do marketing, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento.
O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo presencialmente ou virtualmente*, via zoom.
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina na pós-graduação Hyflex
Dias de aula:
Carga horária:
Horário:
faça na espm
A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado.
Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.
Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.
da Pós-Graduação ESPM
em nosso Índice Acadêmico
desde o início do curso
Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia: tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática. Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.

Para além dos professores de renome em cada curso, também recebemos profissionais convidados em sala de aula, que trazem toda a sua experiência, respondem a perguntas e dividem sua visão estratégica do mercado.
Temos programas dedicados a apoiar estudantes em sua jornada profissional, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de sua carreira. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade on-line, entre outros.
Conte com o nosso acolhimento profissional durante toda a sua jornada de ensino, tirando suas dúvidas no processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos para você não precisar se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.
Na ESPM, você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de lifelong learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.
Um espaço voltado ao presente e futuro do mercado digital, onde inovação, estratégia e criatividade se encontram. Aqui, você participa de discussões sobre redes sociais, dados e criação de conteúdo, acessa artigos exclusivos, eventos e networking. Um ecossistema colaborativo para gerar valor e impulsionar sua carreira com o olhar estratégico da ESPM.
Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar
Coordenação acadêmica ESPM
Mais do que números, trabalhamos com significado, formando profissionais capazes de traduzir dados em decisões inteligentes. Nosso curso conecta análise, estratégia e tecnologia, tudo isso com o DNA da ESPM.
Coordenação geral do Curso
Mais do que números, trabalhamos com significado, formando profissionais capazes de traduzir dados em decisões inteligentes. Nosso curso conecta análise, estratégia e tecnologia, tudo isso com o DNA da ESPM.
Mais do que números, trabalhamos com significado, formando profissionais capazes de traduzir dados em decisões inteligentes. Nosso curso conecta análise, estratégia e tecnologia, tudo isso com o DNA da ESPM.
1° Etapa: INSCRIÇÃO
Inscrição on-line.
2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
3° Etapa: MATRÍCULA
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Central de Relacionamento de Pós-Graduação
De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
55 0800 607 3777
55 0800 607 3777
ESPM - O inusitado em constante movimento | 2025 © Copyright
Atendimento por WhatsApp
Preencha o formulário para que a equipe
ESPM para Empresas entre em contato