Pós-graduação ESPM

Master em Pesquisa de Mercado e Consumer Insights

AULA INAUGURAL: 30/09/2024

Sobre o curso

O curso tem como um dos objetivos atualizar e capacitar os profissionais de pesquisa e inteligência de mercado, analistas e profissionais de planejamento estratégico a melhor utilizar os diversos métodos e técnicas da investigação de mercado e a entender as dinâmicas e hábitos de consumo.

Capacitar o estudante no uso dos métodos e técnicas atuais de pesquisa de dados para geração de insights de consumidores e desenvolver conhecimento analítico para entendimento do comportamento dos novos consumidores.

Capacitar a análise, diagnóstico e prognóstico empresarial e formar profissionais capacitados a trabalhar na área de inteligência de mercado, nas áreas de CMI das empresas e especialistas nas tendências mais recentes de pesquisa de mercado e pesquisa em UX, com skills mais humanos e uma visão de mercado e consumo mais profunda e uma visão e capacidade estratégica maior para acompanhar e prever as novas práticas de consumo e as mudanças de cenários mercadológicos.

Gerenciar dados e captar insights sobre o consumidor e o mercado de forma estratégica, subsidiando tomadas de decisão em ambientes de negócios cada vez mais dinâmicos e complexos, gerando vantagem inovadora para a empresa

Apresentar as diferentes técnicas e ferramentas de uso de dados e geração de insights: visualização, análise, identificação de padrões, geração de recomendações aplicáveis para contribuir na melhoria contínua do negócio

Percorrer trilhas e integrar uma gama de disciplinas fundamentais para capacitar os profissionais de pesquisa e planejamento nas áreas de business inteligence, consumer e market insights, nos novos métodos de pesquisa de mercado e da pesquisa aplicada. Um curso que habilita e especializa profissionais que estudam e analisam as novas práticas, hábitos e atitudes dos consumidores.

Master em Pesquisa de Mercado e Consumer Insights

Início das aulas: 30/09/2024

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 21h30

Carga horária: 430h

Duração: 3 Semestres

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 26/09/2024

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Sobre o curso

Novas abordagens e técnicas na área de inteligência de mercado e consumer insights

A proposta deste novo Master é formar profissionais para atuar na área de pesquisa de e inteligência de mercado, profissionais aptos a entender melhor as mudanças e tendências no comportamento dos mercados e dos consumidores e a formular estratégias com base em dados e insisght de valor, acompanhando e antevendo novas tendências de compra e consumo e formular ações segundo a filosofia do customer centricity

Hoje não temos a oferta de cursos de pós-graduação que proporcionem a formação e capacitação, especialização e atualização de profissionais para este novo mercado da pesquisa de mercado e para os postos de CMI dentro dos institutos de pesquisa, das agências e consultorias e das grandes empresas.

Em uma era que precisamos entender as constantes transformações em curso que afetam as economias e os negócios, o mercado e o consumo, as audiências e os consumidores, é fundamental capacitar melhor estes profissionais para ajudar as empresas a tomar melhores decisões com base na pesquisa, cruzamento, análise e interpretação mais profunda dos dados e do monitoramento e acompanhamento dos dinâmicos e mais instáveis cenários sociais e culturais.

As empresas têm valorizado cada vez mais e buscam profissionais com esta visão 360. Caminhamos cada vez mais em busca de profissionais e empreendedores criativos e de perfil estratégico que tenham a capacidade de sentir e perceber o que está por vir. Profissionais visionários e vigilantes sempre dispostos a investigar, acompanhar, com senso crítico da realidade e que possam gerar inteligência e insights para as demais áreas. Para isso é preciso fortalecer sua capacidade de compreensão analítica dos fenômenos que governam, a cultura e o comportamento humano, com intuição aguçada e espírito investigativo e reflexivo, ‘antenados’ e sensíveis aos insights das pessoas e atento observadores do cotidiano

A era do conhecimento evidenciou a importância da coleta e análise de informações e dados, e tornou cada vez mais urgente acompanhar os cenários e tendências culturais e de mercado em constante transição. As empresas anseiam por novas métodos e técnicas de investigação de mercado, por profissionais mais capacitados a realizar e usar a pesquisa para extrair insights valiosos e acionáveis para se manter relevante junto a um novo mercado consumidor mais dinâmico e complexo.

Em um ambiente colaborativo, estudantes e professores discutirão as novas abordagens e técnicas na área de inteligência de mercado e consumer insights. A importância de rapidamente transformar e interpretar este grande volume de dados e informações em insights acionáveis e conhecimento estratégico para diagnosticar problemas e oportunidades, para acompanhar em tempo real e antever novos cenários, a compreender a complexa jornada de consumo de mídia e do intrincado processo de decisão de compra que deverão ser tematizados e desenvolvidos ao longo do curso.

A internet e as redes sociais surgem como um novo meio para gerar conversas e interações e praticar a escuta ativa, um ambiente novo para a coleta de informações e insights de valor em tempo real. Por um lado, as abordagens de social listening e social media insights e os softwares de analytics facilitam na obtenção, análise e interpretação de dados, gerando insights de consumidores que tem orientado as decisões de marketing e as validações de novas propostas de valor. Por outro lado, na internet, cada vez mais podemos realizar pesquisas e painéis, e os pesquisadores e analistas podem ter acesso a milhares de participantes dispostos a responder questionários e entrevistas, e através de técnicas de microanálise nas redes e comunidades online, praticando a netnografia, pesquisadores podem ouvir e entender em maior profundidade histórias e experiências, dores e anseios de seus consumidores e potenciais clientes. 

Este novo Master da ESPM foi pensado para entender esta enorme gama de empresas e profissionais que querem conhecer melhor sobre as novas e diversas abordagens e ferramentas, técnicas e métodos utilizados hoje pelas áreas de pesquisa e investigação de mercado e de pesquisa com usuários e audiências. Trata-se de um máster com uma ênfase em pesquisa de mercado e em análise do comportamento do consumidor e do mercado e no planejamento de estratégias de marketing que se antecipem as tendências e novos cenários de consumo e mercado, temas que estão desafiando cada vez mais as empresas nesta nova era.

O curso visa discutir, conforme o candidato pode ver na grade das disciplinas, temas e métodos diversos no campo da pesquisa, análise e interpretação de dados, capacitando os profissionais a fazerem diagnósticos empresariais, análises preditivas de mercado e entender melhor a nova economia e o comportamento destes novos consumidores.

O diferencial deste curso é ver como podemos utilizar técnicas de pesquisa da neurociência, da semiótica e da antropologia cultural, a técnicas de design thinking e design de serviços e UR, ferramentas de exploração de big data e dados não estruturados e a utilização de ferramentas estatísticas para segmentação da base, previsão de comportamento, gestão da jornada e ciclo de vida do cliente.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 28 de junho de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

6 Master Pesquisa de Mercado CI
Áreas temáticas

O curso de Master em Pesquisa de Mercado e Consumer Insights está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

O curso é direcionado à todos os profissionais que querem se especializar e crescer profissionalmente nas áreas de inteligência estratégica, pesquisa, análise e planejamento de marketing, tendências e consumer insights, UX reserch e branding. Aos profissionais das mais diversas áreas que atuam diretamente com investigação e conhecimento estratégico sobre o mercado e os diversos segmentos de consumidores. Aos analistas e estrategistas que estejam preocupados em elaborar estratégias customer centric, de comunicação e publicidade, design e desenvolvimento de produto, análise e planejamento estratégico com base nos estudos e métodos de investigação e CMI. Aos profissionais que visam se capacitar, se atualizar e ampliar seus conhecimentos sobre a área de pesquisa de mercado e UXR – user research, nos estudos de pesquisa de comportamento e tendências sócio-culturais. Aos demais profissionais interessados no estudo do comportamento e experiências sociais e da aplicação das disciplinas e técnicas analíticas ao ambiente de negócios. Aos profissionais de empresas, agências de comunicação que necessitam capacitar suas equipes na área de pesquisa e planejamento. Coordenadores e gerentes de diversos segmentos de negócio ligados as áreas de CMI e relacionamento e gerenciamento da base de clientes.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

É requerido inglês instrumental (leitura) em função da bibliografia disponível no curso.

Perfil do egresso

Ao final do curso os estudantes estarão aptos a:

  • Desenvolver e aplicar os conceitos, habilidades e atitudes desenvolvidos durante o curso, propiciando a assimilação, o questionamento e a construção do conhecimento estratégico.
  • Utilizar diversos métodos e técnicas da investigação de mercado, exercitar a análise, diagnóstico e prognóstico empresarial recomendando estratégias com base em dados e insights coletados durante o projeto.
  • Interpretar e tratar todas as variáveis intervenientes na elaboração de uma pesquisa de mercado, colocando em prática os principais conceitos e teorias, práticas e ferramentas discutidas ao longo do curso e das diversas disciplinas no período de duração do curso.
  • Analisar, planejar e identificar os fundamentos essenciais das diferentes disciplinas envolvidas nos estudos de comportamento e consumo e das metodologias e técnicas de pesquisa.
  • Diferenciar o uso dos fundamentos acadêmicos, das metodologias de pesquisa e dos ferramentais das aplicações práticas de pesquisa de mercado, criando soluções reais embasadas por conceitos teóricos aplicados.
  • Ter atitudes analíticas e críticas, essenciais na formação de um profissional que atua nas frentes das áreas de inteligência estratégica;
  • Aprofundar discussões dos problemas de marketing e identificar de forma assertiva momentos em que a pesquisa pode ter um papel estratégico para o negócio;
  • Ter melhor entendimento de possíveis métodos e caminhos para aplicação de pesquisa, identificando as diversas possibilidades de cada abordagem (qualitativa e quantitativa) e sua aplicação no mercado;
  • Formular e analisar problemas relevantes aos estudos de comportamento e consumo;
  • Gerar hipóteses sobre a relação entre os problemas e as possíveis soluções de mercado; criar estratégias de investigação que levem em conta o suporte conceitual e o problema de mercado real, propondo soluções criativas e inovadoras;
  • Comparar diversas técnicas e ferramentais metodológicos, vivenciando na prática, investigações e pesquisas experimentais e imersivas, através de pesquisas experimentais e pesquisas de campo, com a aplicação dos métodos e técnicas da pesquisa qualitativa e da etnografia para estudos sociais e comportamentais, de consumo e mercado.

O que você irá aprender

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.

 

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e apresentação da turma e da grade do curso. Ambiente permanente para diálogo entre coordenação e estudantes.

Este curso oferecerá aos estudantes os conhecimentos necessários para obter, analisar e interpretar dados, gerando insights de consumidores que orientem as decisões da empresa. Serão apresentados os conceitos de comportamento do consumidor, elencando as variáveis e estudos relevantes para entendimento do cliente. Por meio deste curso os estudantes aprenderão como criar insights sobre os consumidores passando pelos processos de entendimento do problema, obtenção dos dados, exploração de Big Data e dados não estruturados, utilização de ferramentas estatísticas para segmentação da base e previsão de comportamento de cliente, gestão da jornada e ciclo de vida do cliente, definição de estratégias e campanhas de marketing. Ao final do curso, os estudantes estarão aptos para desenhar processos que viabilizam o conhecimento dos diversos segmentos de consumidores, entregando as mensagens certas, no tempo certo, com melhor retorno para seus clientes e desenhando estratégias que melhorem a experiência do consumidor com sua marca.

Como nascem as tendências e como elas se propagam nas dinâmicas sociais? Quem são os trend creators e qual papel os influencers possuem nessa difusão? Em outras palavras, como e de onde nascem novos sinais do espírito do tempo (zeitgeist)? Como eles se espalham entre as pessoas de diferentes grupos sociais? Quanto tempo os comportamentos emergentes merecem ser monitorados pelas empresas dos mais diversos segmentos? Qual a diferença entre onda e tendência e quando os dois conceitos podem estar conectados? Como perceber, identificar, monitorar e analisar as manifestações de uma tendência? Essas questões serão abordadas no curso, que também terá uma breve introdução sobre as características da sociedade contemporânea que explicam por que o consumidor se tornou tão complexo, e porque o estudo das tendências de comportamento e consumo se tornou essencial para empresas dos mais diferentes segmentos, sobretudo para aquelas voltadas para a inovação. No entanto, o foco principal da disciplina é discutir os métodos de pesquisa usados para identificar e analisar as tendências de comportamento e consumo, com ênfase para o monitoramento midiático e a pesquisa com olhar etnográfico.

A pesquisa em design é uma atividade essencial para a inovação, devendo continuamente desafiar o status quo, provocar novos insights e gerar conhecimento para o desenvolvimento de produtos e serviços disruptivos. A disciplina tem como objetivo, portanto, o aprendizado de habilidades relacionadas à pesquisa contextualizada em projetos de design visando à inovação a partir da conceituação teórica, do exercício prático e do estudo de casos. Abordará métodos, técnicas e ferramentas de pesquisa utilizados nas diversas etapas do processo projetual, desde a formulação do problema inicial até a identificação de insights que nortearão o desenvolvimento de produtos e serviços, na primeira fase do duplo diamante; a pesquisa realizada na etapa de desenvolvimento, isto é, na segunda fase do duplo diamante, por meio do uso de imagens, protótipos, modelos físicos e/ou digitais, para captar a percepção de potenciais usuários de produtos que ainda não existem; e a pesquisa realizada após o lançamento ou com produtos e serviços existentes. A disciplina abrange conteúdos relacionados ao processo da pesquisa, a etapa de planejamento, da seleção de amostras, e definição do contexto da pesquisa; as técnicas de coletas de dados: desk e field research, abordagens etnográficas, participativas e não-participativas; técnicas para visualização de dados, síntese e análise dos resultados; a geração de insights a partir dos dados; e a ética relacionada à pesquisa. No curso, o estudante desenvolverá competências de empatia e curiosidade para compreender o quê, como e porque as pessoas realizam determinadas ações em relação a produtos e serviços, visando compreender e analisar o comportamento humano para identificar o que as pessoas precisam e querem, de modo a produzir conhecimentos transdisciplinares e heterogêneos que buscam a melhoria de projetos de produtos e serviços.

A área de future studies & strategic foresights tem crescido enormemente dentro do ambiente empresarial com o desafio de colher pistas e sinais para podermos tomar decisões e podermos planejar e criar o futuro. Hoje não apenas nos cursos de negócios, mas dentro de todos os setores se discute muito a pesquisa e análise do futuro próximo. Como buscar antecipar o futuro para prever e prover soluções? Como investigar e entender o impacto das tendências e avanços tecnológicos, e identificar desafios e riscos, mas também perceber novas janelas estratégicas de oportunidades. Esta disciplina tem como foco discutir as novas tendências na área das interações humano- tecnologia, discutindo as inovações tecnológicas e a aceleração digital contínua, e quais as possíveis e prováveis trilhas e direções, empresas e usuários (consumidores) irão tomar? Como pesquisar, mapear, analisar e prever cenários próximos e futuros? Como a aceleração tecnológica, as novas plataformas, a automação e a robotização estão transformando o mundo e as estratégias dentro das empresas?                                         

O mundo digital hoje exige uma combinação de uma visão de longo-prazo e rápida adaptabilidade e a área de future analysis cresce em importância como uma forma de investigar e pensar esta história do amanhã e ajudar as empresas a se planejarem estrategicamente

Nos encontramos em uma era onde a velocidade na tomada de decisões é incrivelmente importante para estar à frente. A rapidez nas mudanças de comportamento, o avanço da digitalização, um mundo fragmentado e em constantes tensões sociais, fazem imperativo reservar uma cadeira na mesa do board para o consumidor-cliente-cidadão-pessoa, colocando-o no centro da tomada de decisões estratégias para os negócios. Esta disciplina ambiciona equipar o executivo com o repertório necessário para descobrir os insights que serão chaves para sua empresa trabalhar estratégias e inovação relevantes para o agora e se preparar para continuar sendo relevante no futuro. Aprofundaremos em processos para a análise sistemática de dados de diferentes fontes, mecânicas para uni-los com tendências sociais e de consumo para, por fim, chegarmos em insights preditivos que possam transformar de maneira positiva a estratégia da empresa.

O objetivo desta disciplina é pensar o papel da pesquisa para a transformação do negócio e dos pesquisadores, analistas e planners de mercado como agentes de inovação estratégica contínua dentro das empresas. Visa mostrar como os insights de pesquisa é central no desenvolvimento e inovação de novas propostas de valor mais aderentes aos diversos perfis de públicos, nos inspirando a pensar estratégias e ações inovadoras.

Este módulo fornece uma visão ampla e aplicada dos principais conceitos e ferramentas das ciências comportamentais e diferentes formas de entender e investigar a tomada de decisão de consumidores por essa perspectiva. As ciências comportamentais consideram a maneira que consumidores se comportam em diferentes situações na vida real, seja em uma decisão de compra em lojas ou supermercados a compras online, ao invés de se concentrar em pesquisas hipotéticas. Este módulo se concentra em vários aspectos aplicados de economia comportamental ao comportamento do consumidor e marketing apresentando cases de sucesso, experimentos aplicados e fornecendo um embasamento teórico e prático para a condução de estudos na área nos mais diferentes setores. A disciplina visa utilizar do conhecimento interdisciplinar destas áreas para buscar entender mais profundamente como e por que as pessoas pensam, sentem e se comportam, analisar suas diversas motivações de compra e consumo e as novas demandas e expectativas de valor. A disciplina visa utilizar estes diversos olhares e abordagens das ciências comportamentais para rastrear e captar as constantes mudanças nas necessidades, demandas e expectativas de valor das pessoas e os impactos que trazem a indústria e ao mercado.

Os estrategistas e planners precisam saber da importância de agir como intermediários culturais e simbólicos: acompanhando, mapeando e interpretando os novos códigos e expressões culturais que regem a vida contemporânea. A disciplina busca levar o estudante a compreender e aplicar os fundamentos do pensamento do marketing people & culture centric, e os conceitos e análises da antropologia cultural e de consumo. A disciplina visa capacitar o estudante a ver os consumidores como seres humanos complexos e plurais e discutir os conceitos de empatia e diversidade. Entender como pensam, sentem, se comportam e organizam suas vidas dentro de um contexto cada vez mais dinâmico. Permitir o uso eficaz das metodologias de pesquisa do campo antropológico para captação, interpretação e acionamento de insights e tendências culturais e comportamentais nas estratégias e ações de comunicação e marketing, fundamentadas pelo olhar e pela metodologia antropológica. Como observar e compreender a complexidade do comportamento humano e o impacto das dinâmicas culturais e dos novos estilos de vida emergentes na mudança de mindset, nas atitudes e práticas de consumo. Entender como as marcas podem gerar insights e conexões necessárias e relevantes para melhor conversar e interagir com seus públicos de interesse. Consolidar uma postura mais humanista na forma de abordar mercados e consumidores.

O foco desta disciplina é analisar os papéis das redes sociais e dos meios de comunicação e compreender os fenômenos de formação, persuasão, influência, controle e manipulação de opinião pública. Analisar o impacto das mídias sociais e digitais na nas audiências e públicos e na formação da opinião pública. A disciplina visa analisar o comportamento social, analisar fatores sócio-culturais e sócio-comunicacionais que interferem no processo de desenvolvimento da formação da opinião pública. A disciplina visa compreender os diversos tipos de comportamentos coletivos. Analisar os aspectos sociológicos, históricos e psicológicos na formação da liderança, formação, influência e opinião pública. Analisar os conceitos de participação, motivação, influência engajamento e mobilização e liderança social, dando uma maior enfâse nos estudos e pesquisas recentes sobre o papel das mídias e redes sociais O objetivo do curso também é discutir e conhecer os novos métodos de pesquisa de opinião pública: coordenação e planejamento. Discutir sobre pesquisas de opinião, pesquisas institucionais e outras pesquisas empregadas na área de relações públicas.

A disciplina tem o objetivo falar dos fundamentos da nova pesquisa de mercado, ressaltando sua importância para as iniciativas e tomadas de decisões dentro das empresas. A disciplina tem como objetivo apresentar algumas das técnicas e ferramentas avançadas da pesquisa de mercado para a gestão do conhecimento e auxílio no processo de tomada de decisão nas organizações. A disciplina objetiva discutir o planejamento e estruturação de diferentes projetos de pesquisa quantitativa e qualitativa. A disciplina além de discutir os principais fundamentos da pesquisa de mercado hoje, também visa discutir e detalhar os tipos de pesquisa: exploratória, causal e descritiva; as etapas de realização de uma pesquisa de mercado. A disciplina apresenta seus principais métodos e avança para apresentar novas abordagens: pesquisas observacionais e etnográficas, abordagens de pesquisa online e a integração destas com big data, bots e machine learning, em projetos que buscam compreender o comportamento do consumidor em sua jornada.

Esta disciplina visa capacitar o estudante a saber solicitar e analisar um estudo de teste mercadológico de conceito e de produto ou a ter os princípios mais importantes para realizar o teste de conceito e de produto. Nas aulas discutiremos: o que é um conceito e como escrever um bom conceito; as principais métricas de avaliação: o que usar como referência para saber se o conceito foi bem avaliado (ou não): quando realizar um teste de conceito; teste de produto: principais métricas de avaliação; os principais cuidados com os produtos a serem testados; solicitação e armazenamento; estudos de alimentos: preparação, consumo e descarte; implante e avaliação pós uso: duas fases de um projeto; quais assistências são necessárias para a realização de um teste de produto; quais produtos e/ou categorias não podem ser testados; análises estatística aplicáveis a teste de produto.

Definição de Data mining e principais frameworks e processos de mineração; Tarefas correlacionadas ao trabalho de Data Mining (descrição, estimação, predição, classificação e agrupamento); Tipos de dados: estruturados versus não estruturados, quantitativos versus qualitativos; Os principais data levels (nominal, ordinal, interval e ratio) e o impacto no processo de mineração e extração de insights; Fontes de dados para mineração (bases de dados transacionais e históricas, CRM, redes sociais e etc.); Uso de ferramentas e tecnologia de data mining; Curadoria e Governança de Dados; Privacidade e conformidade com LGPD; Social Listening: definição, processos e melhores práticas; Tecnologias e ferramentas de Social Listening; SNA (social Network Analysis); Análise de sentimentos; Principais tipos de projetos envolvendo Social listening: imagem de marca, análise de reputação, experiência de compra e satisfação, análise de tendências; Como Inteligência Artificial/Machine Learning podem incrementar os trabalhos de Social Listening; Onde não usar Social Listening: principais erros e limitação impostas pelas redes sociais.

Ter um posicionamento forte e claro, e conseguir de maneira efetiva traduzi-lo nos diversos pontos de contato com o consumidor, são alguns dos fatores-chave (e desafiadores) para o sucesso de uma marca. Desta forma, esta disciplina tem como objetivos trazer uma compreensão do impacto da imagem de marca e da comunicação na construção do Equity, e tratar principalmente sobre a importância da pesquisa de mercado na definição, desenvolvimento e monitoramento de estratégias de saúde de marca, e sobre métodos de avaliação e otimização de materiais de comunicação (como conceito criativo, vídeos etc.) como ferramentas para elevar ROI. Para isto, passaremos pelos principais tipos, métodos e ferramentas de avaliação de marca e comunicação como: – Definições gerais de tipo de pesquisa (como qualitativa e quantitativa); Pesquisas de estudos de saúde, posicionamento e equity de marca, e avaliação de comunicação; principais ferramentas disponíveis como neurociência, whatsapp, geolocalização, chatbox, etc…

Diante de um cenário macroeconômico tão desafiador, para ter sucesso na conversão de vendas é fundamental ter uma estratégia focada no entendimento do shopper. A tecnologia propiciou um novo olhar para esse momento da compra e trouxe   nuances ainda não desenvolvidas: já não somos mais somente conectados, estamos buscando uma interação omnichannel; as compras deixaram de ser reativas e se tornaram interativas; o advento do e-commerce potencializou drivers de compra relacionados à comodidade, amplitude de sortimento e bom custo x benefício. 

Esta disciplina busca uma exploração de temas relevantes sobre os shoppers que possam interessar para profissionais da indústria e também do varejo. Assim, os principais assuntos abordados serão: Quali e Quanti: diferenças e aplicações no entendimento do shopper; 5W: Who, Where, When, What and Why; Jornada de Compra; Triggers & Barriers: como identificar e criar planos de ação para alavancar o business; Árvore de decisão; Pesquisa in store: quando, como e porque; Tecnologia aplicada: sensores, virtual reality e comunidade online; Material de PDV: efetividade e aplicação; Técnicas de pesquisa de satisfação aplicada ao varejo.

A disciplina tem como objetivo sensibilizar os estudantes da importância das reações implícitas do consumidor aos estímulos de marketing. Inspirar a utilização das neurociências e a inteligência cognitiva para prever e direcionar comportamentos e atitudes de consumo. Provocar reflexões sobre como as neurociências estão sendo utilizadas pelas empresas, sobre oportunidades e desafios para aumento de performance e redução do custo com comunicação. 

Permitir ao estudante entender que o ser humano adquire comportamentos cujas raízes são processos fisiológicos e psíquicos analisando seus comportamentos de consumo e interações no mercado, compreender as diferentes técnicas de neurociências utilizadas em pesquisas mercadológicas comparando suas principais características com os métodos tradicionais de pesquisa. Analisar e criticar assertivamente as técnicas neurocientíficas utilizadas nas pesquisas de mercado e suas interpretações refletindo sobre a capacidade das neurociências em prever e direcionar comportamentos de consumo.

A disciplina analisa os conceitos e tipos de amostragem: os probabilísticos, não probabilísticos, amostragem por cota, amostragens online, riscos de coleta, quando e como pensar em amostras eficientes, e como funcionam diferentes tipos de surveys em diferentes meios. Definições de estatísticas básicas, Medidas de tendência central e variabilidade; médias, mediana, moda; medidas de posição; coeficiente de variação, medidas de assimetria ou curtose; coeficientes de correlação; coeficientes de determinação; conceito de probabilidade; intervalo de confiança; hipóteses estatísticas; nível de significância; provas de independência; análise de variância; comparações múltiplas. Analisar os diversos tipos de testes estatísticos: tipos de escalas e indicadores estatísticos; atribuição de pontos em escalas. Conhecer e aplicar a análise multivariada de dados: associação fatorial; correlação; correspondência; forças e fraquezas. Relação: odds ratio; jaccard; regressão múltipla linear; segmentação (fatorial; cluster; discriminante. A disciplina visa também discutir: banco de dados via SPSS (trabalhando com um banco de dados real); pricing e PSM: westendorp x método socrástico; introdução a conjoint (estudo de caso): do planejamento à execução; análise de series temporais: observações principais sobre estudos com medições contínuas (tracking, painel etc.); os conceitos de market mix modelling e ROI; métricas e tracking de satisfação da experiência do consumidor

Elaborar um projeto, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Projeto de Conclusão Aplicado.  

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.

Dê o próximo passo na sua carreira

430h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Live EAD

Modalidade do curso

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

"Esta é a única pós-graduação no Brasil focada nesse tema; com uma equipe de executivos e professores especialistas a discutir os conceitos, metodologias e técnicas de um planejamento de pesquisa e de social intelligence, assim como a analisar as novas tendências de comportamento e o mapeamento de cenários futuros."

Depoimentos de quem já passou por aqui

Por que escolher o Live EAD ESPM?

Saiba como podemos ajudar você a investir no desenvolvimento da sua carreira sem colocar em risco a sua segurança e sem comprometer sua saúde financeira, mantendo a excelência de ensino que faz da ESPM referência em todo o país.

Assista quantas vezes precisar

Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.

Horários personalizados

Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.

Interação com os professores

Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.

Avaliações diretamente com professores

Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.

Aulas ao vivo

Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.

Professores com vivência de mercado

Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.

Interessados com graduação no exterior – que não tenham o diploma validado por uma universidade pública nacional – poderão matricular-se nos cursos de pós-graduação EAD, mas o certificado do curso não será considerado como lato sensu no território brasileiro.
Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 698,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 349,00

Válido até o dia: 31/08/2024

1x

matrícula

1x

1x

matrícula

x

+

x

1x

matrícula

x

+

x

1x

matrícula

x

+

x

1x

matrícula

x

+

x

1x

matrícula

x

+

x

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção

Inscrição

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

Processo seletivo online

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

Matrícula

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023.

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Conheça toda a Experiência da Pós ESPM:

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

Quem viu este curso gostou destes também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:

Master em Pesquisa de Mercado e Consumer Insights

Início das aulas: 30/09/2024

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.