Pós-graduação ESPM

Master em Inovação, Design e Estratégia

Rio de Janeiro

DAY ONE: 23/09/2024

Sobre o curso

O Master em Inovação, Design e Estratégia tem como objetivos: abordar os principais fundamentos de inovação e do design, com base nas práticas de mercado, para uma eficiente tomada de decisão; explorar novas técnicas de implementação e análise, permitindo o desenvolvimento de atitude empreendedora; e despertar uma visão crítica sobre estratégias e modelos de negócio, estimulando o desenvolvimento de atitudes gerenciais compatíveis com as práticas do mercado, com a ética e a responsabilidade social e empresarial.

Master em Inovação, Design e Estratégia

Início das aulas: 23/09/2024

Dias da semana: Às terças (online) e sábados quinzenais (presencial)

Período: Noturno

Horário: Às terças-feiras, das 19h às 22h (online) e sábados, das 8h30 às 15h30 (presencial)

Carga horária: 390h

Duração: 2 Semestres

35X R$ 881,85

GRATUITO

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 30/09/2024

Modalidade

Híbrido

Viva o presencial e o online em um mesmo curso. Assista a aulas online ao vivo e participe de experiências imersivas programadas nas unidades ESPM.

unidade

Glória
Villa Aymoré

Sobre o curso

Criação, gerenciamento e implementação de projetos com foco em design e inovação

O atual contexto econômico, global e complexo é caracterizado por uma transformação constante nos padrões de produção e gestão da informação, de produtos, serviços e experiências. Nesse cenário, é premissa que líderes desenvolvam habilidades para inovação. E é nesse contexto que se insere o Master em Inovação, Design e Estratégia, um programa de pós-graduação que prepara gestores para atuação em ambientes em transformação.

 

Ao equilibrar sólidos fundamentos teóricos, estudos de caso e práticas de mercado, sua grade de disciplinas contempla os principais conceitos, metodologias e estratégias, visando ampliar a capacidade analítica, desenvolver a criatividade e o espírito inovador, melhorar a habilidade de comunicação e incentivar o trabalho em equipe e o comportamento ético.

 

Ainda integra a compreensão aprofundada sobre o entendimento das pessoas, a estruturação de modelos de negócio consistentes e a viabilidade tecnológica, permitindo a construção de uma vantagem competitiva efetiva e sustentável.

RJ-Master-em-Inovação,-Design-e-Estratégia
Áreas temáticas

O curso Master em Inovação, Design e Estratégia está classificado na área de Criatividade e Inovação em Negócios. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

O curso é voltado aos profissionais que desejam potencializar sua capacidade de ação através do design e de uma visão estratégica, com foco em inovação. Destina-se ainda a quem almeja empreender transformações, seja diretamente no mercado, seja em organizações.

O que você vai aprender:

Nivelamento

– Apresentar os conceitos básicos de administração mercadológica.

– Estimular a compreensão da evolução do conceito de marketing.

– Entender os conceitos centrais, como: necessidades, desejos e demandas, mercado-alvo, posicionamento, segmentação e processos de compra. Ao final da disciplina, o aluno estará apto a realizar análises básicas do marco e microambiente nos quais o objeto de estudo está inserido.

Estratégia e Posicionamento

– Permitir o conhecimento das possibilidades que o futuro vai ofertar, quando inteligência passará a fazer parte de todos os aspectos da vida das pessoas, permitindo que a tecnologia as empodere e apresente novas possibilidades.

– Apresentar novas tecnologias como equipamentos inteligentes, internet das coisas, cidades e transporte inteligente, wereables tech, beacons, DIY e movimentos como Hacker e Maker.

– Explorar de que forma as principais tendências podem ser utilizadas como insumos e inspiração para um processo de inovação.

– Despertar e desenvolver a habilidade de identificar e definir o posicionamento estratégico através de ferramentas de diagnóstico e métricas de avaliação adequadas ao complexo cenário atual.

– Mundo Vuca e transformação digital.

– Organizações exponenciais e estratégias inovadoras.

– Propósito.

– Estratégias corporativas (parcerias, alianças, integração vertical, fusões e aquisições).

– Cadeia e rede de valor, BSC, Canvas e Cenários.

Inovação e Design

– Abordar tópicos como processos de inovação incremental e disruptiva, metodologias, open innovation, inovações na cadeia de valor e cultura de inovação.

– Discutir técnicas e processos para o estímulo, direcionamento e aplicação prática de processos criativos.

– Abordar aspectos da cultura inovadora, em que a capacidade de transformar ideias em realidade permite a geração de oportunidades, individuais ou coletivas, para organizações ou comunidades. 

– Discutir possibilidades de empreendedorismo como carreira, para concepção e a implementação de novos negócios, envolvendo fatores e cases de sucesso e liderança empreendedora.

– Possibilitar a reflexão sobre os conceitos em inovação social, estratégias ancoradas em necessidades sociais de todas as naturezas, das condições de trabalho e educação até o desenvolvimento de comunidades e saúde como vantagem competitiva.

– Compreender técnicas de gerência de projeto.

– Explorar técnicas de modelos ágeis de gestão de projetos e suas aplicações em inovação: SCRUM, Agile, Lean Start-Up, Sprints.

Design de Experiência

De ‘problem-solving a ‘problem-finding’: a evolução do design como de uma disciplina voltada à estética de produtos, até uma abordagem que fomenta inovação e identificação de novas oportunidades de soluções centradas no usuário.

– Possibilitar a compreensão da abordagem metodológica do design thinking e suas aplicações em diversas indústrias e segmentos.

– Introdução das ferramentas, estabelecendo um entendimento das etapas, agentes e protocolos apropriados.

– Preparar o aluno para explorar um pensamento integrativo, que busca equilibrar o raciocínio lógico e a criatividade, com o objetivo de decodificar os anseios (conscientes e subconscientes) das pessoas para atender suas necessidades, tecnologicamente possíveis e economicamente viáveis.

– Compreender o design de serviços enquanto uma abordagem multidisciplinar e integradora, orientada para a experiência do consumidor.

– Do marketing de serviços ao entendimento dos métodos de design thinking, a disciplina visa à instrumentalização para a criação e o projeto de serviços.

Tecnologia e Interação

– Oferecer o letramento tecnológico necessário à modelagem de negócios digitais. A disciplina tem por objetivo apresentar e discutir conceitos que estruturam a nova realidade de mercado baseada em tecnologia.

– Metaverso, Computer Vision, NFT, Blockchain e outros conceitos que potencializam a construção de modelos de negócios inovadores. Essa disciplina é também um laboratório de experimentação e sensibilização para tecnologias, como Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR), tecnologias que despontam na construção de experiências de interação e consumo no cenário contemporâneo.

Apresentar os conceitos de usabilidade, design de interação, experiência do usuário (UX), os quais determinam o comportamento e as respostas das interações entre usuário e sistemas.

– Discorre sobre os tipos de sistemas de navegação, seus componentes e recursos de auxílio à navegação.

– Apresenta as principais diferenças entre navegação na web no computador e em outros dispositivos.

– Sistema de rotulagem e a interface para o esquema de organização, priorização de requisitos e aplicação dos padrões e princípios de design para definição da estrutura de interface e interações.

– Compreender como a neurociência pode influenciar o design e o marketing ao permitir um conhecimento direto, implícito e científico sobre as reais intenções de consumo.

– Introduzir conceitos sobre as bases neurobiológicas do comportamento, permitindo uma visão diferenciada sobre o comportamento do consumidor.

– Conhecer as bases neurais das principais funções que coordenam o comportamento de compra e interação.

– Conhecer as principais ferramentas de neurociência e suas aplicações para o aprimoramento de produtos, embalagens e campanhas.

Integração

Fornece a orientação e a supervisão necessárias à produção desse projeto, de modo a permitir a aplicação dos referenciais conceituais, metodológicos e instrumentais aprendidos durante o percurso de formação. É um espaço de mobilização do conhecimento adquirido, no sentido de empreender criativamente.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

390h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

Híbrido

Modalidade do curso

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

“O pensamento estratégico e o design thinking como indutores da inovação em um ambiente complexo e desafiador.”
luciano tardin
Luciano Tardin
Coordenador do curso
Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 1.182,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 591,00

Válido até o dia: 30/08/2024

1x R$ 1.182,00

matrícula

1x R$ 26.891,00

1x R$ 1.182,00

matrícula

11x R$ 2.364,63

+

1x R$ 2.375,99

1x R$ 1.182,00

matrícula

17x R$ 1.622,01

+

1x R$ 1.651,20

1x R$ 1.182,00

matrícula

23x R$ 1.251,31

+

1x R$ 1.299,54

1x R$ 1.182,00

matrícula

29x R$ 1.030,63

+

1x R$ 1.061,50

1x R$ 1.182,00

matrícula

35x R$ 881,85

+

1x R$ 970,87

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção

Inscrição

Inscrição on-line

Entrevista
Presencial

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. No dia e horário agendado você conhecerá o resultado do processo de admissão.

Matrícula

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023.

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.


Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Onde o curso acontecerá?

ESPM Glória-Villa Aymoré

Ladeira da Glória, 26 – Glória, Rio de Janeiro – RJ