Master em Pesquisa de Mercado, Consumer & Market Insights

Transforme dados em decisões com um curso que conecta pesquisa, inteligência de mercado e insights sobre consumidores e tendências emergentes

Em parceria com KANTAR

Modalidade: LIVE EAD

Aulas on-line ao vivo (ou assista às gravações no momento que puder)

Dias de aula:

Às segundas e quartas-feiras

Horário:

Das 19h30 às 21h30

Formação em:

11/2026

Duração:

2 semestres

Inscrições até:

30/09/2025
Início das aulas:
29/09/2025

Para empresas

Esse curso pode ser customizado para a sua organização.

Sobre

Master em Pesquisa de Mercado, Consumer & Market Insights

A proposta do curso é formar e atualizar profissionais na área de pesquisa, de forma orientada à inteligência de mercado e Consumer Market insights. Vamos entender as mudanças e tendências no comportamento de mercados e consumidores, formulando estratégias com base em metodologias de pesquisa, coleta, modelagem e análise de dados, gerando insights e foresights de valor.
Nosso curso busca acompanhar, mapear e “antever” novas tendências, desde cenários de compra e consumo até novos modelos de comportamento e lifestyle emergentes.

Conecte o marketing analytics ao lado humano para apoiar de forma totalmente estratégica o planejamento de sua empresa ou de seus clientes.

kantar branco logo

Em parceria com Kantar

A Kantar é líder mundial em dados e análises de mercado e uma parceira indispensável para as maiores empresas do mundo. Na última década, analisou mais 6,5 bilhões de pontos de dados globais de atitudes e hábitos de compras de consumidores. Seu objetivo é auxiliar no desenvolvimento de estratégias de marketing que moldam o futuro das marcas e promovem crescimento sustentável.
Em parceria com a ESPM, a Kantar se compromete a compartilhar insights para uso dentro das aulas e seus especialistas em pesquisa para participações no curso.

Formação plural e completa

Este curso está dividido nas seguintes áreas temáticas:

Consumo e Experiência do Consumidor
Construir experiências de consumo é fundamental para marcas que querem se destacar no mercado. Na área de Consumo e Experiência do Consumidor, você desenvolve competências voltadas para as ciências do consumo, construção de relacionamento e geração de experiências para o consumidor, baseadas em dados e métricas.

Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.

Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.

Consumo e Experiência do Consumidor
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Marketing. Estratégia e Gestão
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Gestão de Marketing Digital e Data Science
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perfil

Essa formação é indicada para você:

Aqui, vamos te desenvolver para atuar em áreas como:

Entenda se o Master é o curso ideal para o seu momento

O perfil do curso Master é de profissionais com carreira estabelecida e ampla experiência. Ele trabalha a visão estratégica, analítica e bastante aprofundada do mercado.

O conteúdo vai além da especialização técnica e aprofunda o pensamento sistêmico e a inovação, além da capacidade de liderança e tomada de decisão em cenários dinâmicos.

A diferença entre um Master e uma Pós é que a Pós é para profissionais em início ou crescimento de carreira e que buscam atuar com domínio da área.

A diferença entre um Master e um MBA é que o MBA foca em discutir a gestão de negócios, com networking qualificado e desafios reais de gestão para liderar com excelência.

matriz curricular

Elevamos o seu conhecimento com um programa único
e enriquecedor

Este curso oferecerá aos estudantes os conhecimentos necessários para obter, analisar e interpretar dados, gerando insights de consumidores que orientem as decisões da empresa.
Serão apresentados os conceitos de comportamento do consumidor, elencando as variáveis e estudos relevantes para entendimento do cliente.
Por meio deste curso os estudantes aprenderão como criar insights sobre os consumidores passando pelos processos de entendimento do problema, obtenção dos dados, exploração de Big Data e dados não estruturados, utilização de ferramentas estatísticas para segmentação da base e previsão de comportamento de cliente, gestão da jornada e ciclo de vida do cliente, definição de estratégias e campanhas de marketing.
Ao final do curso, os estudantes estarão aptos para desenhar processos que viabilizam o conhecimento dos diversos segmentos de consumidores, entregando as mensagens certas, no tempo certo, com melhor retorno para seus clientes e desenhando estratégias que melhorem a experiência do consumidor com sua marca.

Como nascem as tendências e como elas se propagam nas dinâmicas sociais? Quem são os trend creators e qual papel os influencers possuem nessa difusão? Em outras palavras, como e de onde nascem novos sinais do espírito do tempo (zeitgeist)? Como eles se espalham entre as pessoas de diferentes grupos sociais? Quanto tempo os comportamentos emergentes merecem ser monitorados pelas empresas dos mais diversos segmentos? Qual a diferença entre onda e tendência e quando os dois conceitos podem estar conectados? Como perceber, identificar, monitorar e analisar as manifestações de uma tendência? Essas questões serão abordadas no curso, que também terá uma breve introdução sobre as características da sociedade contemporânea que explicam por que o consumidor se tornou tão complexo, e porque o estudo das tendências de comportamento e consumo se tornou essencial para empresas dos mais diferentes segmentos, sobretudo para aquelas voltadas para a inovação.
No entanto, o foco principal da disciplina é discutir os métodos de pesquisa usados para identificar e analisar as tendências de comportamento e consumo, com ênfase para o monitoramento midiático e a pesquisa com olhar etnográfico.

A pesquisa em design é uma atividade essencial para a inovação, devendo continuamente desafiar o status quo, provocar novos insights e gerar conhecimento para o desenvolvimento de produtos e serviços disruptivos.
A disciplina tem como objetivo, portanto, o aprendizado de habilidades relacionadas à pesquisa contextualizada em projetos de design visando à inovação a partir da conceituação teórica, do exercício prático e do estudo de casos.
Abordará métodos, técnicas e ferramentas de pesquisa utilizados nas diversas etapas do processo projetual, desde a formulação do problema inicial até a identificação de insights que nortearão o desenvolvimento de produtos e serviços, na primeira fase do duplo diamante; a pesquisa realizada na etapa de desenvolvimento, isto é, na segunda fase do duplo diamante, por meio do uso de imagens, protótipos, modelos físicos e/ou digitais, para captar a percepção de potenciais usuários de produtos que ainda não existem; e a pesquisa realizada após o lançamento ou com produtos e serviços existentes.
A disciplina abrange conteúdos relacionados ao processo da pesquisa, a etapa de planejamento, da seleção de amostras, e definição do contexto da pesquisa; as técnicas de coletas de dados: desk e field research, abordagens etnográficas, participativas e não-participativas; técnicas para visualização de dados, síntese e análise dos resultados; a geração de insights a partir dos dados; e a ética relacionada à pesquisa.
No curso, o estudante desenvolverá competências de empatia e curiosidade para compreender o quê, como e porque as pessoas realizam determinadas ações em relação a produtos e serviços, visando compreender e analisar o comportamento humano para identificar o que as pessoas precisam e querem, de modo a produzir conhecimentos transdisciplinares e heterogêneos que buscam a melhoria de projetos de produtos e serviços.

A área de future studies & strategic foresights tem crescido enormemente dentro do ambiente empresarial com o desafio de colher pistas e sinais para podermos tomar decisões e podermos planejar e criar o futuro. Hoje não apenas nos cursos de negócios, mas dentro de todos os setores se discute muito a pesquisa e análise do futuro próximo. Como buscar antecipar o futuro para prever e prover soluções? Como investigar e entender o impacto das tendências e avanços tecnológicos, e identificar desafios e riscos, mas também perceber novas janelas estratégicas de oportunidades.
Esta disciplina tem como foco discutir as novas tendências na área das interações humano- tecnologia, discutindo as inovações tecnológicas e a aceleração digital contínua, e quais as possíveis e prováveis trilhas e direções, empresas e usuários (consumidores) irão tomar? Como pesquisar, mapear, analisar e prever cenários próximos e futuros? Como a aceleração tecnológica, as novas plataformas, a automação e a robotização estão transformando o mundo e as estratégias dentro das empresas?

O mundo digital hoje exige uma combinação de uma visão de longo-prazo e rápida adaptabilidade e a área de future analysis cresce em importância como uma forma de investigar e pensar esta história do amanhã e ajudar as empresas a se planejarem estrategicamente.

Nos encontramos em uma era onde a velocidade na tomada de decisões é incrivelmente importante para estar à frente. A rapidez nas mudanças de comportamento, o avanço da digitalização, um mundo fragmentado e em constantes tensões sociais, fazem imperativo reservar uma cadeira na mesa do board para o consumidor-cliente-cidadão-pessoa, colocando-o no centro da tomada de decisões estratégias para os negócios.
Esta disciplina ambiciona equipar o executivo com o repertório necessário para descobrir os insights que serão chaves para sua empresa trabalhar estratégias e inovação relevantes para o agora e se preparar para continuar sendo relevante no futuro.
Aprofundaremos em processos para a análise sistemática de dados de diferentes fontes, mecânicas para uni-los com tendências sociais e de consumo para, por fim, chegarmos em insights preditivos que possam transformar de maneira positiva a estratégia da empresa.

O objetivo desta disciplina é pensar o papel da pesquisa para a transformação do negócio e dos pesquisadores, analistas e planners de mercado como agentes de inovação estratégica contínua dentro das empresas. Visa mostrar como os insights de pesquisa é central no desenvolvimento e inovação de novas propostas de valor mais aderentes aos diversos perfis de públicos, nos inspirando a pensar estratégias e ações inovadoras.

Os estrategistas e planners precisam saber da importância de agir como intermediários culturais e simbólicos: acompanhando, mapeando e interpretando os novos códigos e expressões culturais que regem a vida contemporânea.
A disciplina busca levar o estudante a compreender e aplicar os fundamentos do pensamento do marketing people & culture centric, e os conceitos e análises da antropologia cultural e de consumo.
A disciplina visa capacitar o estudante a ver os consumidores como seres humanos complexos e plurais e discutir os conceitos de empatia e diversidade. Entender como pensam, sentem, se comportam e organizam suas vidas dentro de um contexto cada vez mais dinâmico. Permitir o uso eficaz das metodologias de pesquisa do campo antropológico para captação, interpretação e acionamento de insights e tendências culturais e comportamentais nas estratégias e ações de comunicação e marketing, fundamentadas pelo olhar e pela metodologia antropológica. Como observar e compreender a complexidade do comportamento humano e o impacto das dinâmicas culturais e dos novos estilos de vida emergentes na mudança de mindset, nas atitudes e práticas de consumo. Entender como as marcas podem gerar insights e conexões necessárias e relevantes para melhor conversar e interagir com seus públicos de interesse. Consolidar uma postura mais humanista na forma de abordar mercados e consumidores.

O foco desta disciplina é analisar os papéis das redes sociais e dos meios de comunicação e compreender os fenômenos de formação, persuasão, influência, controle e manipulação de opinião pública.
Analisar o impacto das mídias sociais e digitais na nas audiências e públicos e na formação da opinião pública.
A disciplina visa analisar o comportamento social, analisar fatores sócio-culturais e sócio-comunicacionais que interferem no processo de desenvolvimento da formação da opinião pública. A disciplina visa compreender os diversos tipos de comportamentos coletivos.
Analisar os aspectos sociológicos, históricos e psicológicos na formação da liderança, formação, influência e opinião pública.
Analisar os conceitos de participação, motivação, influência engajamento e mobilização e liderança social, dando uma maior enfâse nos estudos e pesquisas recentes sobre o papel das mídias e redes sociais.
O objetivo do curso também é discutir e conhecer os novos métodos de pesquisa de opinião pública: coordenação e planejamento.
Discutir sobre pesquisas de opinião, pesquisas institucionais e outras pesquisas empregadas na área de relações públicas.

A disciplina tem o objetivo falar dos fundamentos da nova pesquisa de mercado, ressaltando sua importância para as iniciativas e tomadas de decisões dentro das empresas.
A disciplina tem como objetivo apresentar algumas das técnicas e ferramentas avançadas da pesquisa de mercado para a gestão do conhecimento e auxílio no processo de tomada de decisão nas organizações.
A disciplina objetiva discutir o planejamento e estruturação de diferentes projetos de pesquisa quantitativa e qualitativa.
A disciplina além de discutir os principais fundamentos da pesquisa de mercado hoje, também visa discutir e detalhar os tipos de pesquisa: exploratória, causal e descritiva; as etapas de realização de uma pesquisa de mercado.
A disciplina apresenta seus principais métodos e avança para apresentar novas abordagens: pesquisas observacionais e etnográficas, abordagens de pesquisa online e a integração destas com big data, bots e machine learning, em projetos que buscam compreender o comportamento do consumidor em sua jornada.

Esta disciplina visa capacitar o estudante a saber solicitar e analisar um estudo de teste mercadológico de conceito e de produto ou a ter os princípios mais importantes para realizar o teste de conceito e de produto.
Nas aulas discutiremos: o que é um conceito e como escrever um bom conceito; as principais métricas de avaliação: o que usar como referência para saber se o conceito foi bem avaliado (ou não): quando realizar um teste de conceito; teste de produto: principais métricas de avaliação; os principais cuidados com os produtos a serem testados; solicitação e armazenamento; estudos de alimentos: preparação, consumo e descarte; implante e avaliação pós uso: duas fases de um projeto; quais assistências são necessárias para a realização de um teste de produto; quais produtos e/ou categorias não podem ser testados; análises estatística aplicáveis a teste de produto.

Definição de Data mining e principais frameworks e processos de mineração; Tarefas correlacionadas ao trabalho de Data Mining (descrição, estimação, predição, classificação e agrupamento); Tipos de dados: estruturados versus não estruturados, quantitativos versus qualitativos; Os principais data levels (nominal, ordinal, interval e ratio) e o impacto no processo de mineração e extração de insights; Fontes de dados para mineração (bases de dados transacionais e históricas, CRM, redes sociais e etc.); Uso de ferramentas e tecnologia de data mining; Curadoria e Governança de Dados; Privacidade e conformidade com LGPD; Social Listening: definição, processos e melhores práticas; Tecnologias e ferramentas de Social Listening; SNA (social Network Analysis); Análise de sentimentos;
Principais tipos de projetos envolvendo Social listening: imagem de marca, análise de reputação, experiência de compra e satisfação, análise de tendências; Como Inteligência Artificial/Machine Learning podem incrementar os trabalhos de Social Listening; Onde não usar Social Listening: principais erros e limitação impostas pelas redes sociais.

Ter um posicionamento forte e claro, e conseguir de maneira efetiva traduzi-lo nos diversos pontos de contato com o consumidor, são alguns dos fatores-chave (e desafiadores) para o sucesso de uma marca.
Desta forma, esta disciplina tem como objetivos trazer uma compreensão do impacto da imagem de marca e da comunicação na construção do Equity, e tratar principalmente sobre a importância da pesquisa de mercado na definição, desenvolvimento e monitoramento de estratégias de saúde de marca, e sobre métodos de avaliação e otimização de materiais de comunicação (como conceito criativo, vídeos etc.) como ferramentas para elevar ROI.
Para isto, passaremos pelos principais tipos, métodos e ferramentas de avaliação de marca e comunicação como: – Definições gerais de tipo de pesquisa (como qualitativa e quantitativa); Pesquisas de estudos de saúde, posicionamento e equity de marca, e avaliação de comunicação; principais ferramentas disponíveis como neurociência, whatsapp, geolocalização, chatbox, etc…

Diante de um cenário macroeconômico tão desafiador, para ter sucesso na conversão de vendas é fundamental ter uma estratégia focada no entendimento do shopper.
A tecnologia propiciou um novo olhar para esse momento da compra e trouxe nuances ainda não desenvolvidas: já não somos mais somente conectados, estamos buscando uma interação omnichannel; as compras deixaram de ser reativas e se tornaram interativas; o advento do e-commerce potencializou drivers de compra relacionados à comodidade, amplitude de sortimento e bom custo x benefício.

Esta disciplina busca uma exploração de temas relevantes sobre os shoppers que possam interessar para profissionais da indústria e também do varejo.
Assim, os principais assuntos abordados serão: Quali e Quanti: diferenças e aplicações no entendimento do shopper; 5W: Who, Where, When, What and Why; Jornada de Compra; Triggers & Barriers: como identificar e criar planos de ação para alavancar o business; Árvore de decisão; Pesquisa in store: quando, como e porque; Tecnologia aplicada: sensores, virtual reality e comunidade online; Material de PDV: efetividade e aplicação; Técnicas de pesquisa de satisfação aplicada ao varejo.

A disciplina tem como objetivo sensibilizar os estudantes da importância das reações implícitas do consumidor aos estímulos de marketing. Inspirar a utilização das neurociências e a inteligência cognitiva para prever e direcionar comportamentos e atitudes de consumo. Provocar reflexões sobre como as neurociências estão sendo utilizadas pelas empresas, sobre oportunidades e desafios para aumento de performance e redução do custo com comunicação.

Permitir ao estudante entender que o ser humano adquire comportamentos cujas raízes são processos fisiológicos e psíquicos analisando seus comportamentos de consumo e interações no mercado, compreender as diferentes técnicas de neurociências utilizadas em pesquisas mercadológicas comparando suas principais características com os métodos tradicionais de pesquisa.
Analisar e criticar assertivamente as técnicas neurocientíficas utilizadas nas pesquisas de mercado e suas interpretações refletindo sobre a capacidade das neurociências em prever e direcionar comportamentos de consumo.

Essa disciplina foca na abordagem Qualitativa da Pesquisa de Mercado, suas particularidades e as possibilidades multidisciplinares que ela proporciona.
Diferente dos métodos quantitativos, a abordagem Qualitativa serve para entender, investigar e explorar motivações, jornadas e decisões. O foco está sempre no “como”, “por que”, “de que jeito”, para poder reconstruir as trajetórias do pensamento e das escolhas dos consumidores.
As técnicas e abordagens para chegar a esse conhecimento são diversas, tais como focus groups, entrevistas em profundidade, experiências etnográficas, observações in loco etc, e serão parte da disciplina.
Além disso, o potencial multidisciplinar da pesquisa qualitativa também será explorado, especialmente quando combinado com a Semiótica. O que os objetos de estudo comunicam e como fazem isso é o ponto de partida que faz da Semiótica uma ferramenta relevante para aprofundar e ampliar o entendimento dos diversos temas que o mundo consumo nos proporciona investigar.

Elaborar um projeto, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Projeto de Conclusão Aplicado.

Modalidade: LIVE EAD

Aulas on-line ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. 

Dias de aula:

Às segundas e quartas-feiras

Horário:

Das 19h30 às 21h30

Carga horária:

360
h

Duração:

3 Semestres

faça na espm

Por que escolher a ESPM: excelência e autoridade

A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado. 

Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.

Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.

da Pós-Graduação ESPM

em nosso Índice Acadêmico

desde o início do curso

Conheça a experiência exclusiva da Pós ESPM

Networking de verdade

Networking de verdade

Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia. Tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Nos Happenings, estudantes de todos os cursos aproveitam para se conectar entre si e com profissionais convidados. Já nas aulas, para além dos professores de renome, também recebemos o Leader In Class, que traz sua visão do mercado em um dia especial.

Aprendizado inovador

Aprendizado inovador

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática.

Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.
Laura Albuquerque Storniolo

Visão global e intercâmbio

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.

Apoio para evoluir na carreira

Temos programas dedicados a apoiar estudantes em suas jornadas profissionais, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de suas carreiras. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade online, dentre outros.

Monitoria que facilita a experiência

Tenha sua vida acadêmica facilitada pelo Dexter - Designer de Experiência Transformadora. Esse profissional é mais que um monitor: ele acolhe estudantes durante toda a jornada, tirando dúvidas de processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos sem se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.

Aprendizado para toda a vida

Na ESPM você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de Lifelong Learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.

Qual foi o impacto do curso na carreira?

Depoimentos

O mercado ensina aqui

Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar

Consultor em Ciências Comportamentais, Doutor em Economia Comportamental pela FEA-USP
Chief Statistical Officer e Head de Data & Insights na MindMiners, com passagens por Kantar, Ipsos e Nielsen
Account Director na Kantar Insights, com foco em Shopper Insights e mais de 10 anos de experiência
Sócia-Diretora da Pande Design na área de CMI, com trajetória em grandes empresas
Partner na Sponsorb, ex-Digital Experience Director na Vivo e Especialista em Inovação Tecnológica
Head de Social Intelligence na Ipsos, com formação em Sociologia e especialização em Pesquisa de Mercado
Consultora em Semiótica e Análise de Tendências, com experiência docente nos EUA
Engenheiro e mestre em psicologia e neurociências do consumo. Foi CEO da Nielsen e hoje atende grandes clientes
Líder de Consumer Insights na Kynetec, com trajetória na Dunnhumby e Mestrado pela FGV
Business Hacking Associate Sr na Glabant, com Doutorado em Design e atuação em centros de inovação
Mestre pela USP, especialista em Consumer Behavior, consultor da Customer Consult
Sócia-Diretora da TM20 Branding e ex-VP da Kantar

Coordenação do Curso

Professor Sergio Lage
Sergio Lage Carvalho
Especialista em inteligência estratégica e tendências de comportamento, com formação sólida em marketing e antropologia aplicada

“O papel do coordenador é muitas vezes criar e redesenhar constantemente a grade do seu curso, as metodologias e técnicas e acima de tudo selecionar e orientar seus professores dos seus cursos a entregar a melhor experiência ao aluno e esclarecer sobre as oportunidades profissionais na área”

investimento

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Matrícula

DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO

31/08/2025

Após essa data:

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Em até:

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OU 

R$ 21.809,00

À vista

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DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES

20% de desconto

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.


5% de desconto

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Perguntas frequentes

Como funciona o Processo Seletivo?

1° Etapa: INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

3° Etapa: MATRÍCULA

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
Novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

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Central de Relacionamento de Pós-Graduação

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