Pós-graduação ESPM

Master em Negócios e Produção Audiovisual

Rio de Janeiro

DAY ONE: 07/04/2025

Sobre o curso

Capacitar profissionais para atuar de forma estratégica no mercado audiovisual contemporâneo, abrangendo diferentes formatos, linguagens e plataformas. O curso forma especialistas capazes de desenvolver projetos inovadores, com competências que vão desde a criação e estética até a elaboração de planos de negócios e gestão eficiente de pequenas produtoras.

 

Os alunos acompanharão um projeto audiovisual em todas as suas fases de execução, desenvolvendo habilidades práticas e uma visão abrangente que os prepara para atuar com excelência em todas as etapas da produção.

Master em Negócios e Produção Audiovisual

Início das aulas: 08/04/2025

Dias da semana: Às terças (online) e sábados quinzenais (presencial)

Período: Noturno

Horário: Às terças-feiras, das 19h às 22h (online) e sábados, das 8h30 às 15h30 (presencial)

Carga horária: 390h

Duração: 2 Semestres

35X R$ 977,83

GRATUITO

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 07/04/2025

Para empresas

Este curso pode ser customizado para a sua organização

Modalidade

Híbrido

Viva o presencial e o online em um mesmo curso. Assista a aulas online ao vivo e participe de experiências imersivas programadas nas unidades ESPM.

unidade

Glória
Villa Aymoré

Sobre o curso

Sólida formação para atuação no mercado do audiovisual.

O Master em Negócios e Produção Audiovisual é uma imersão completa no universo da indústria criativa, voltado para aqueles que desejam liderar projetos e criar produtos audiovisuais que se destacam no mercado. Este curso combina visão estratégica de negócios com um profundo entendimento dos processos de criação, produção e gestão de projetos audiovisuais.

 

Com uma abordagem prática e dinâmica, o programa acompanha todas as etapas de desenvolvimento de um produto audiovisual, permitindo que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos diretamente em projetos reais. Essa metodologia prática promove um aprendizado envolvente, onde teoria e prática caminham juntas para formar profissionais preparados para os desafios do setor.

 

Seja para criar, viabilizar ou gerenciar negócios no audiovisual, o curso oferece as ferramentas necessárias para transformar ideias em produções impactantes, com uma visão que abrange tanto a gestão estratégica quanto os aspectos criativos e técnicos do segmento.

MASTER EM NEGÓCIOS E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL RIO
Áreas temáticas

O curso Master em Negócios e Produção Audiovisual está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

O Master em Negócios e Produção Audiovisual é ideal para profissionais com formação superior em diferentes áreas que desejam desenvolver competências em produção e gestão audiovisual. Seja para aqueles que querem se atualizar, entrar no mercado ou criar novos negócios no segmento, o curso oferece a combinação ideal de conhecimento técnico e visão de mercado.

O que você vai aprender:

Nivelamento

Apresentar os conceitos básicos de administração mercadológica. Estimular a compreensão da evolução do conceito de marketing. Entender os conceitos centrais, como: necessidades, desejos e demandas, mercado-alvo, posicionamento, segmentação e processos de compra. Ao final da disciplina, o aluno estará apto a realizar análises básicas do marco e microambiente nos quais o objeto de estudo está inserido.

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Estratégia e Posicionamento

O processo de abertura e administração de produtoras de audiovisual (estrutura contábil, jurídica e criativa) e produção executiva.

Meios de financiamento a partir de leis de incentivo, políticas públicas, coprodução e outras estratégias, como crowdfunding e product placement, pensando quais os mais indicados para cada tipo de projeto.

Um panorama das diferentes leis de incentivo, a atuação da Ancine e do Minc, Condecine, direitos autorais, autorizações, contratos. Apresentação das leis que envolvem o gerenciamento de produtos e marcas, seu posicionamento e imagem institucional na produção audiovisual.

Criação e Promoção

A história e a estética do audiovisual colocadas em perspectiva a partir das mudanças advindas dos avanços tecnológicos e convergência de mídias. Os diferentes movimentos e o impacto da técnica na linguagem audiovisual.

Meios de divulgar um projeto e promovê-lo de acordo com o formato e o público.

A vida do produto após a produção, os circuitos, a especificidade dos meios.

Desenvolvimento e Produção em Audiovisual

Fundamentos de roteiro audiovisual, levando em conta os diferentes formatos e o mercado atual. Aqui, o projeto começa a ser roteirizado, ganhando sinopse, argumento e desenvolvimento narrativo.

O processo de criação. Da ideia ao roteiro. Como definir o formato. Um panorama dos diferentes formatos produzidos para diversos meios: cinema, TV, internet, games e outros, assim como seus diferentes mercados e linguagens com atividades práticas em cima de um projeto.

Fundamentos da construção de uma narrativa em múltiplas plataformas e concepção de estratégias e conteúdos para os projetos em andamento.

As etapas que precedem o set, a preparação para as filmagens.

Apresentação das diferentes funções em um set de filmagem, assim como as diferentes possibilidades, a partir de aulas expositivas e exercícios práticos.

Integração

Fornece a orientação e a supervisão necessárias à produção desse projeto, de modo a permitir a aplicação dos referenciais conceituais, metodológicos e instrumentais aprendidos durante o percurso de formação. É um espaço de mobilização do conhecimento adquirido, no sentido de empreender criativamente.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

390h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

Híbrido

Modalidade do curso

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

"Desenvolver profissionais preparados para criar, gerir e transformar projetos audiovisuais em negócios sustentáveis, liderando a inovação em segmento promissor da Indústria Criativa".