Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em

Comportamento do Consumidor

MPCC

MESTRADO PROFISSIONAL

Egressos

2020 - 2023
AlunoOrientadorAno de defesaTitulo da pesquisa
FLAVIA NASCIMENTO MANTOVANI ALVES Luciana Florêncio de Almeida2020A INFLUÊNCIA DE ATRIBUTOS DA COMUNICAÇÃO E DA IDENTIDADE NA COMPRA DE PRESENTES EM DATAS COMEMORATIVAS
ONILDO BRITO DE CANTALICERicardo Zagallo Camargo2020Da escassez à abundância: transformações na produção-consumo de informações econômicas setoriais no período de 1995 a 2020
ANDRE SCATIGNO SAAD  Luciana Florêncio de Almeida2020Entre pitadas e likes: dimensões do engajamento do consumidor em comunidades virtuais de culinária
ELIANE VICENTEMario Henrique Ogasavara2020FATORES QUE AFETAM A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS FALMILIARES DE PRODUTOS COSMÉTICOS
LEONARDO GODOES LOUREIRO JUNIORPedro Luiz Ribeiro de Santi 2020PROGRAMAS DE TRAINEE COMO PROPULSORES DE CARREIRA INTERNACIONAL
JULIANA RANCIARO DE MELOMateus Canniatti Ponchio2020Devo, Não Nego, Mas Tenho um Dinheirinho Guardado: motivações para
as pessoas manterem dívidas e investirem dinheiro ao mesmo tempo
ELAINE FANTINI SALLESCristina Helena P Mello2020A influência do fator geracional no comportamento de investimento da mulher
CAMILA SANTOS MELOVivian Iara Strehlau2020O CONSUMO DE TURISMO COMO REPRESENTAÇÃO DO SELF: UM
ESTUDO SOBRE MULHERES QUE VIAJAM SOZINHAS
ADRIANA DE BARROS REBECCHIThelma V Rocha2020ROBO HUMANO:
Estudo sobre a humanização no atendimento com chatbot
ANDRE INSARDI   Suzane Strehlau2020MEDINDO A ACESSIBILIDADE: UMA PERSPECTIVA DE BIG DATA SOBRE OS
TEMPOS DE ESPERA E TARIFAS DO SERVIÇO DA UBER
ALINE DELMANTO CAPONE  Vivian Strehlau2020O deficiente visual como turista: motivações, facilitadores e
inibidores nas escolhas de destinos turístico
GUSTAVO LUIZ NIEROSuzane Strehlau2020VIP – Very Impostor Person: O embuste no acesso às salas VIPs de
aeroporto
HELTON RODOLFO MENDES LEAL DA SILVARicardo Zagallo Camargo2020A Cara de um, focinho do outro. As transformações do pet keeping e
suas implicações nas práticas de consumo envolvidas na relação
entre idosos e seus cães.
JOSE ROBERTO RIBEIROFabio Mariano Borges2020Os significados da relação aluno-personal trainer: aspectos para uma relação duradoura
VERÔNICA CRISTINA CARDOSO MEREGELuciana Florêncio de Almeida2020ASPECTOS PARA UMA RELAÇÃO DURADOURA
DANIEL FASANELLA BRITO DA CUNHAFabio Mariano Borges2020A inclusão de egressos no sistema prisional de empresas no Brasil e a percepção dos consumidores: o caso Bem&Jerry
PRISCILLA BIDIN DA SILVARafaela Almeida Cordeiro2020TRAJETÓRIAS DO ENDIVIDAMENTO: SIGNIFICADOS E PADRÕES DE
CONSUMO
RENATA BENIGNA GONCALVESJulio C B Figueiredo2020Efeitos moderadores do paradoxo da privacidade no uso de wearables em praticantes de atividades física
ROGERIO FERRAZ DOS SANTOSLuciana Florêncio de Almeida2020SOCIAL MEDIA EFFECTS ON CUSTOMER JOURNEYPredicting the enrollment of higher education students
ROSEMEIRE DE SOUZA VIEIRA SILVAFabio Mariano Borges2020Educação como agente de transformação: APEC – trajetória e consumo na formação de missionários
KAUE AUGUSTO FERNANDESCRISTINA HELENA PINTO DE MELLO2020Fatores determinantes da opção do consumidor brasileiro a adotar e usar uma fintech
LARISSA LUZ RAPOSORafaela Almeida Cordeiro2020Customer Centricity: O que é e o que as empresas brasileiras estão
fazendo com isso
THIAGO FERREIRA NARDOCCIFábio Mariano Borges2020ACESSO VS PROPRIEDADE:
Estudo qualitativo sobre os fatores que afetam o apetite do consumidor por novos modelos de negócio na indústria de linha branca
WALKIRIA LAILA VIEIRAFábio Mariano Borges2020BENEFÍCIOS TERAPÊUTICOS NO CONSUMO DE VIBRADORES, QUAIS FATORES PODEM INFLUENCIAR NESTA DECISÃO.
CAMILA SANTOS MELOVivian Iara Strehlau2021Empoderamento e self: um estudo sobre mulheres que viajam sozinhas 
ELAINE FANTINI SALLESCristina Helena P. de Mello2021Fatores que influenciam a percepção de autoeficácia financeira da investidora brasileira – uma perspectiva geracional
ELIANE VICENTEMario Henrique Ogasavara2021FATORES QUE AFETAM A INTERNACIONALIZAÇÃO DE
EMPRESAS FAMILIARES DE PRODUTOS COSMÉTICOS
FERNANDO LUIS ABEGAO NETOJulio C B Figueiredo2021THE ADOPTION OF MOBILE PAYMENTS:
HOW AGE AND INCOME MODERATE INTENTION TO USE FOR BRAZILIAN CUSTOMERS
LEONARDO GODÓES LOUREIRO JUNIORPedro Luiz Ribeiro de Santi2021Programas de trainee como propulsores de carreira internacional
LUCAS UCHOA LYRAMateus Ponchio2021POR DENTRO DE UMA CLÍNICA: influência da autoeficácia percebida e orientação temporal na decisão sobre realização de exames
NIDI ANDREIA CRUZMario Henrique Ogasavara2021ATRATIVIDADE E COMPETITIVIDADE NO INVESTIMENTO
DIRETO ESTRANGEIRO NA INFRAESTRUTURA DO
TRANSPORTE BRASILEIRO
ONILDO BRITO DE CANTALICERicardo Zagallo Camargo2021Da escassez à abundância: transformações na produção-consumo de informações econômicas setoriais no período de 1995 a 2020
PRISCILLA BIDIN DA SILVARafaela Almeida Cordeiro2021A dívida a partir de significados e padrões de consumo
RENATA BENIGNA GONCALVESJulio C B Figueiredo2021O paradoxo da privacidade no uso de wearables em praticantes de atividades físicas
ROGERIO FERRAZ DOS SANTOSLuciana Florêncio de Almeida2021A DATA-DRIVEN ATTRIBUTION MODEL APPLIED ON A HIGHER EDUCATION CUSTOMER JOURNEY
ROSEMEIRE DE SOUZA VIEIRA SILVAFabio Mariano Borges2021Educação como agente de transformação: Trajetórias na formação de missionários
ANA CAROLINA DAVID DA SILVA RIBASLuciana Florêncio de Almeida2021DA MENTE AO CORAÇÃO:
O PAPEL DAS EMOÇÕES NA JORNADA DO CLIENTE B2B
ANA PAULA DE NOBREGARafaela Almeida Cordeiro2021Motivações para uso das redes sociais pelos jovens de baixa renda no Brasil
ANDERSON PINHEIRO CAMACHORicardo Zagallo Camargo2021Você tem fome de quê? Consumo de alimento conveniente nas práticas alimentares de jovens adultos
DANIELE KRETLI SILVAJulio C B Figueiredo2021MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS PARA A PREDIÇÃO DE
DESEMPENHO E RECOMENDAÇÃO DE DISCIPLINAS ELETIVAS
DOUGLAS ANTONIO TAVARES DE MOURARicardo Zagallo Camargo2021Parents Gen Zers: O consumo nas práticas de Baby Care da geração Z e sua transformação entre as diferentes gerações Parentais
GLAUCIO SOARES DA SILVASUZANE STREHLAU2021Prorrogação 90 dias
ISABELA RACZ SANTOSRicardo Zagallo Camargo2021Quanto custa um sonho? A busca das mulheres pela
maternidade e suas relações de consumo com a indústria
reprodutiva
LEONARDO REIS LONGORafaela Almeida Cordeiro2021THE DIGITAL TRANSFORMATION OF MARKETING SKILLS: The adequacy of the skills required by marketing professionals compared with those developed in undergraduate marketing courses 
MURILO MOLINA MUNIZLuciana Florêncio de Almeida2021A influência do rótulo nutricional frontal (RNF) na Intenção de Compras dos Consumidores
THIAGO SANTANGELOAna Lucia Lupinacci2021Marketing de relacionamento, sucessão familiar em private banks do Brasil e rejuvenescimento da base de clientes
Érica do Nascimento Ortiz JaymeLuciana Florêncio de Almeida2021Programas de Fidelidade no varejo brasileiro: uma questão de lealdade ou de desconto?
ROBERTO WEILER NETOVivian Iara Strehlau2021O que leva os colecionadores de antigomobilismo a fazer compra de autopeças pela internet? 
SERGIO RICARDO SAKAMOTO LINOSuzane Strehlau2021O PROCESSO DE DECISÃO DO PACIENTE DE CATARATA: A escolha da lente
intraocular 
CAIO GONCALVES DE OLIVEIRA DINIZRicardo Zagallo Camargo2021O COMPORTAMENTO DOS TORCEDORES DE FUTEBOL E AS MARCAS PRÓPRIAS DE UNIFORME: Um estudo de caso da Associação Atlética Ponte Preta
PRISCILA SURITA SAMPAIOThelma Valéria Rocha Rodrigues2021O PODER DA MARCA EMPREGADORA EM SITUAÇÕES DE CRISE: ESTUDO EM UM HOSPITAL DURANTE A PANDEMIA COVID-19
CRISTIANO RODRIGUES DE MOURALuciana Florêncio de Almeida2021O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E O PAPEL DO VENDEDOR EM VENDAS RELACIONAIS NO B2B
BIANCA NOBRE ROSSISuzane Strehlau2021As conexões do novo envelhecimento e as vestimentas das mulheres
CAIO HENRIQUE DECICCO DE CARVALHOCristina Helena Pinto de Mello2021DIVIDA, COMPORTAMENTO RESPONSAVEL EM RELAÇÃO AO CREDITO E CADASTRO POSITIVO
KAUE AUGUSTO FERNANDESCristina Helena Pinto de Mello2021Fatores determinantes da opção do consumidor brasileiro a
adotar e usar uma fintech
DANIEL FASANELLA BRITO DA CUNHAFabio Mariano Borges2021A inclusão de egressos no sistema prisional adotada como causa e a percepção dos consumidores: o caso Bem&Jerry
GISELA SCHULZINGER MARTINO GOMESFabio Mariano Borges2021O IMPACTO DOS FORMATOS DE COWORKING NO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS NAS SUAS RELAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO
SERGIO HENRIQUE TEIJIDO MELOFabio Mariano Borges2021INFLUÊNCIA DE CAUSAS: As potencialidades comunicativas do de YouTubers pertencentes a grupos minorizados socialmente e os impactos de sua influência em suas audiências
SERGIO RICARDO SAKAMOTO LINOSuzane Strehlau2021O PROCESSO DE DECISÃO DO PACIENTE DE CATARATA: A escolha da lente
intraocular
THIAGO FERREIRA NARDOCCIFabio Mariano Borges2021ACESSO VS PROPRIEDADE:
Estudo sobre os fatores que afetam o consumidor por novos modelos de negócio na indústria de linha branca
WALKIRIA LAILA VIEIRA TOGNOLI Fabio Mariano Borges2021Beneficios à saúde e bem estar no consumo de vibradores e fatores que influenciam na decisão 
ADRIANA COSTA KOCHFabio Mariano Borges2022NO FIO DA GRISALHA: ENVELHECIMENTO, AUTOIDENTIDADE E PRÁTICAS DE
CONSUMO DE MULHERES GRISALHAS
AMANDA VALLADARES DE ANDRADE MINTOVivian Iara Strehlau2022A INFLUÊNCIA DA IDENTIDADE VISUAL DINÂMICA NA PERCEPÇÃO DE MARCA PAÍS: COLÔMBIA.
Ana Carolina David da Silva RibasLuciana Florêncio de Almeida2022DA MENTE AO CORAÇÃO:
 AS EMOÇÕES NA JORNADA DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAIS NO B2B 
ANA CAROLINA DE MORAIS GAMARRAVivian Iara Strehlau2022The Seek for Status: Understand the Mind of Highly Xenocentric
Ana Paula de NóbregaRafaela Almeida Cordeiro2022Estratégias de autenticidade adotadas por influenciadores digitais de
baixa renda
ANDERSON PINHEIRO CAMACHORicardo Zagallo Camargo2022Você tem fome de quê? consumo de alimento conveniente nas Práticas alimentares de jovens adultos
BENJAMIM TANNUS ARTIGAFábio Mariano Borges2022“Jogo na Rota que eu Quiser” :Uma Netnografia sobre a prática do jogoLeague of Legends por mulheres no Brasil
BENJAMIM TANNUS ARTIGAFábio Mariano Borges2022“Jogo na Rota que eu Quiser” :Uma Netnografia sobre a prática do jogoLeague of Legends por mulheres no Brasil
Caio Gonçalves de Oliveira DinizRicardo Zagallo Camargo2022O COMPORTAMENTO DOS TORCEDORES DE FUTEBOL E AS MARCAS PRÓPRIAS DE UNIFORME: Um estudo de caso da Associação Atlética Ponte Preta
Cristiano Rodrigues de MouraLuciana Florêncio de Almeida2022O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E O PAPEL DO VENDEDOR EM VENDAS RELACIONAIS NO B2B
DAIANE ESTEVÃO ARCANJO DA SILVARafaela Almeida Cordeiro2022Que luxo é esse brinde! Uma investigação sobre marcas masstige e ações promocionais
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Daniele Kretli SilvaJúlio César Bastos de Figueiredo2022Mineração de Dados Educacionais para Predição de Desempenho
Douglas Antonio Tavares de MouraRicardo Zagallo Camargo2022O que as mães da Geração Z estão procurando? – Um estudo sobre o consumo nas práticas de Baby Care
FABIO AUGUSTO RODRIGUES PEREIRARicardo Zagallo Camargo2022O eSports e a promoção das marcas
Isabela Racz SantosRicardo Zagallo Camargo2022Quanto custa um sonho? A busca das mulheres pela maternidade e suas relações de consumo com a indústria reprodutiva
Larissa Luz RaposoRafaela Almeida Cordeiro2022Centralidade no cliente: entendimentos e aplicações em empresas no Brasil 
Leonardo Reis LongoRafaela Almeida Cordeiro2022Skills development for entry-level marketing professionals and the challenges of digital transformation 
LUCAS LEAL PINHEIROJúlio César Bastos de Figueiredo2022Estudo da relação entre as avaliações dos touchpoints na jornada do consumidor e a satisfação final do cliente
LUCIANA DA SILVA BERLANGA Ricardo Zagallo Camargo2022Compra por impulso de Livros no Social Commerce
Luciane de Farias MizaelRicardo Zagallo Camargo2022A experiência do(a) consumidor(a) idoso(a) nos aplicativos bancários na pandemia
LUIZ FERNANDO PINHEIRO GIANNECCHINIFábio Mariano Borges2022Desvendando as percepções do consumidor na experiência de compra multicanal pós pandemia
Marcelo ErminiEdson Crescitelli2022Fatores que influenciam a decisão de compra do shopper
marketing de produtos artesanais
MURILO MOLINA MUNIZLuciana Florêncio de Almeida2022A influência do rótulo nutricional frontal (RNF) na Intenção de Compras dos Consumidores
Paulo Vicente Ruiz de Las Heras MoregolaCristina Helena Pinto de Mello 2022Prorrogação 190 dias
PAULO VICENTE RUIZ DE LAS HERAS MOREGOLACristina Helena Pinto de Mello2022DISCERN – Experiência de uma jornada virtual por conteúdosdigitais que promovam o reforço identitário e a visibilidade institucional
Pedro Paulo Santos CavalcanteEvandro Luiz Lopes2022O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO DOS PETS PELA ÓTICA DOS LARES UNIPESSOAIS
Regina Porto Spacini CavalliniCristina Helena Pinto de Mello 2022Os Sapatos Femininos como Expressão do Self 
REGINA PORTO SPACINI CAVALLINIOCRISTINA HELENA PINTO DE MELLO2022O CONSUMO DE SAPATOS FEMININOS COMO EXPRESSÃO DO SELF
ROBERTO ANTONIO RODRIGUES SOARESMário Henrique Ogasavara2022A satisfação de pacientes em Teleconsulta no Brasil: Uma abordagem dos desafios para médicos e planos de saúde
ROBERTO WEILER NETOVivian Iara Strehlau2022O GARIMPO VIRTUAL E A EXTRAÇÃO DE RARIDADES PARA A CONTINUIDADE DA CULTURA DO ANTIGOMOBILISMO: Fatores que levam
os colecionadores de veículos antigos a comprarem peças de reposição
pela internet
THIAGO SANTANGELORICARDO ZAGALLO CAMARGO2022O MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO ESTRATÉGIA PARA O REJUVENESCIMENTO DA BASE DE CLIENTES DE PRIVATE BANKS
VINCK DE BRAGANCA AZEVEDOFábio Mariano Borges2022Como se idealiza, desenvolve e executa um programa de trainee exclusivo para pessoas negras: um estudo de caso do Programa de Trainee 2021 da Magazine Luiza
Vinck de Bragança AzevedoFabio Mariano Borges2022como se idealiza, desenvolve e executa um programa de trainee exclusivo para pessoas negras: um estudo de caso do Programa de Trainee 2021 da Magazine Luiza
ADRIANA COSTA KOCHRicardo Zagallo Camargo2023NO FIO DA GRISALHA: ENVELHECIMENTO, AUTOIDENTIDADE E PRÁTICAS DE
CONSUMO DE MULHERES GRISALHAS
AMANDA VALLADARES DE ANDRADE MINTOVivian Iara Strehlau2023A INFLUÊNCIA DA MARCA MUTANTE NO RECONHECIMENTO DE MARCA
PAÍS: “La Respuesta es Colombia”
Ana Carolina de Morais GamarraVivian Iara Strehlau2023Xenocentrism and status, are they related to explain consumption?
Cibele LanaEdson Crescitelli2023COMUNICAÇÃO DE MARKETING DIGITAL EM NEGÓCIOS DE IMPACTO
SOCIOAMBIENTAL: A GERAÇÃO DE VALOR SOCIAL SOB A ÓTICA DA TCR
Debora Moutinho FranchimVivian Iara Strehlau2023AROUND THE WORLD IN 5 LOYALTY PROGRAMS
Fabio Augusto Rodrigues PereiraRicardo Zagallo Camargo2023A MEMÓRIA DE MARCA NOS JOGOS ELETRÔNICOS: Campeonato brasileiro de League of Legends
JEFFERSON DOUGLAS DE SANTANAKarin Brondino Pompeo2023Consumo online do fracasso
Jefferson Douglas de SantanaKarin Brondino Pompeo2023Consumo online do fracasso
KELOANE MENDES DA SILVALuciana Florêncio de Almeida2023BELEZA LIMPA: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE COSMÉTICOS VERDES NO MERCADO BRASILEIRO
Lucas Leal PinheiroJulio Figueiredo2023Estudo da relação entre as avaliações dos touchpoints na jornada do consumidor e a satisfação final do cliente
Luciana da Silva BerlangaRicardo Zagallo Camargo2023Compra por impulso de Livros no Social Commerce
Luciane de Farias MizaelRicardo Zagallo Camargo2023A experiência de consumidores(as) idosos(as) nos aplicativos bancários na pandemia
Luis Guilherme Silva MatiasRicardo Zagallo Camargo2023O PORANDUBA DO FUTURO: o consumo de histórias e a imaginação cívica ribeirinha
LUIZ FERNANDO PINHEIRO GIANNECCHINIFabio Mariano Borges2023OMNISHOPPER: PESRPECTIVA DO CONSUMIDOR NA ADOÇÃO E INTEGRAÇÃO DE CANAIS
Marcelo ErminiEDSON CRESCITELLI2023FATORES QUE INFLUENCIAM A DECISÃO DE COMPRA DE CONSUMIDORES DE PRODUTOS ARTESANAIS
Mayla Teixeira TakahashiLuciana Florêncio de Almeida2023Gestão da experiência do cliente (gxc): recursos e capacidades aplicados ao contexto do agronegócio brasileiro
Nelson Guilherme Prestes Nogueira MoraesCristina Melo2023Prorrogação 120 dias solicitação número 1503053573
Nelson Guilherme Prestes Nogueira MoraesRoberta Dias Campos2023O impacto de certificações profissionais nas narrativas de influenciadores digitais da área financeira
Paula Lopes Zoza Guiro PachecoRicardo Zagallo Camargo2023O CONSUMO DA FELICIDADE E O MOVIMENTO #TBT NO INSTAGRAM
Paulo Vicente Ruiz de Las Heras MoregolaCrsitina Helena Pinto de Mello2023DISCERN – Ambiente agregador de conteúdos digitais como meio de promoção da identidade institucional
Rafael Ribeiro CarlettiJúlio César Bastos de Figueiredo2023Cross-Media: estudo comparativo da lembrança de propaganda em TV e Streaming
ROBERTO ANTONIO RODRIGUES SOARESMario Henrique Ogasavara2023Doutor, você me escuta, você me vê? Uma abordagem da aceitação e uso da teleconsulta no Brasil
Samara Tavares SantosCristina Helena Pinto de Mello2023O INFLUENCIADOR ME INFLUENCIA: identificando o perfil dos consumidores de conteúdos de finanças e investimentos nas redes sociais digitais
Tamara Hashimoto NataleCristina Helena Pinto de Mello2023Letramento midiático: proposta de escala e mensuração de letramento para o acesso à informação de qualidade
Tatiana Bumachar Carvalho PastoriRicardo Zagallo Camargo2023Representações da mulher madura em marcas, sua influência na autoestima e intenção de compra
YASMIN CONOLLY CAROLINOThelma Valéria Rocha2023Mensuração do grau de maturidade digital no segmento financeiro brasileiro
AlunoOrientadorAno da defesaTitulo da pesquisa
JUAN CARLOS EIRAS FONTENLALUCIANA FLORENCIO DE ALMEIDA2016A importância das recomendações positivas no consumo de serviços de lazer pela terceira idade
MARINA SAYONLUCIANA FLORENCIO DE ALMEIDA2016Consumo de cosméticos masculinos: uma questão de vaidade e masculinidade?
ANA PAULA TEIXEIRA BALDINIMATEUS CANNIATTI PONCHIO2017Avaliação do processo de compra de alto envolvimento : aplicação da escala Consumer Styles Inventory ao mercado brasileiro de veículos comerciais leves
ANDRE SILVA DE CARVALHOEDUARDO DE REZENDE FRANCISCO2017Analytics como uma ferramenta para Consumer Insights
ANDREA SILVIA SECURATOEDUARDO EUGENIO SPERS2017Influência da música, da iluminação e Crowding na atenção do consumidor: um estudo exploratório em ambiente de laboratório de Varejo
BARBARA CONTEGEORGE BEDINELLI ROSSI2017A influência do preconceito na decisão de escolha do consumidor
CLAUDIA WEBER MOURAVIVIAN IARA STREHLAU2017O idoso e a embalagem : premissas para projeto gráfico
CLEITON ANTONIO DA SILVA MALTACRISTINA HELENA PINTO DE MELLO2017Os consumidores fazem o que dizem que farão? : um estudo sobre a escolha de marcas de postos de combustíveis, sob a perspectiva do dizer-fazer do consumidor
DANILO CORREA DA COSTA CIDFABIO MARIANO BORGES2017Gestão de marcas de moda e identidade visual : critérios de escolha para tomada de decisão
DENISE DE BARROS CAMARGO BARBONELUCIANA FLORENCIO DE ALMEIDA2017Estudo qualitativo e iconográfico de calçados femininos sobre ocasião de uso e profissões
MARI MITSURU NISHIMURATHELMA VALERIA ROCHA RODRIGUES2017A CAPTAÇÃO DE RECURSOS À PESQUISA E AO STRICTO SENSU NO ESTADO DE SÃO PAULO: UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO
MARIA FERNANDA DE ALMEIDA PRADOLUCIANA FLORENCIO DE ALMEIDA2017Fatores-chave para construção de relacionamento de confiança no contexto das indústrias farmacêuticas de alta tecnologia e seus clientes
RICARDO CHAGAS CRUZCRISTINA HELENA PINTO DE MELLO2017Excesso de confiança, ancoragem e conhecimento financeiro. O consumo das aplicações financeiras.
SERGIO RICARDO DUARTE PALHASFABIO MARIANO BORGES2017Adesão e preservação do tratamento de diabetes tipo II : a relação das pessoas com o diabetes tipo II e os medicamentos
VIRGINIA NICOLAU GONÇALVESMATEUS CANNIATTI PONCHIO2017Quem pensa no futuro poupa mais? O papel mediador do conhecimento na relação entre orientação para futuro e segurança financeira pessoal
ALEXANDER GREIF PRUDENCIOCRISTINA HELENA PINTO DE MELLO2018A gestão de clientes insatisfeitos no segmento de TV por assinatura através de mídias sociais
AMADEU NOGUEIRA DE PAULALUCIANA FLORENCIO DE ALMEIDA2018Merchandising televisivo: a força dos testemunhais de produtos em programas femininos
ANDREIA BEZERRA BESSA VIEIRA ROCHAFABIO MARIANO BORGES2018A EXPERIÊNCIA DE COMPRA DO CONSUMIDOR POPULAR NO VAREJO DE MODA
CAMILA MALHEIROS DE MACEDO SOARESEDUARDO EUGENIO SPERS2018Reação dos consumidores e das organizações nas mídias sociais em momentos de crise de imagem: um estudo sobre a carne fraca
CAROLINA CRISTINA MARQUES LEITERICARDO ZAGALLO CAMARGO2018COMPRA DE BRINQUEDOS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA – ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA DECISÃO DE COMPRA
CAROLINE DE SOUZA FERRAZEDUARDO DE REZENDE FRANCISCO2018Desvendando a economia colaborativa: um estudo quantitativo sobre as motivações de sua adesão
CLAUDIA BARBOSA LEONARDOSCRISTINA HELENA PINTO DE MELLO2018Reciprocidade feminina: o comportamento nos grupos fechados do Facebook
CRISTINE MARIAN NAUMEDUARDO DE REZENDE FRANCISCO2018Motivações para adoção dos fatores ambientais, sociais e de governança (ASG) às análises de investimento pelos gestores de ativos
GABRIELA LAUDARES ALBUQUERQUE DE OLIVEIRAFABIO MARIANO BORGES2018IMAGENS E SIGNIFICADOS DAS NOVAS ALTERNATIVAS DE SAÚDE: o caso das clínicas populares em São Paulo
GIOVANNA ARAGAO ANTONINILUCIANA FLORENCIO DE ALMEIDA2018Estilos de apego a marca: análise do relacionamento de corredores de rua a marcas de artigos esportivos
GIULIANO MEARIM ODONETHELMA VALERIA ROCHA RODRIGUES2018A INFLUÊNCIA DO TOP OF MIND NO BRAND EQUITY: UM ESTUDO SOBRE MARCAS DE UÍSQUE
JOAO MANOEL MARUJO OLIVERFABIO MARIANO BORGES2018Do singlechannel ao ommichannel: o meio, o caminho e a mensagem
JULIANA REVIGLIO SONCINICRISTINA HELENA PINTO DE MELLO2018O comportamento de compra após a maternidade: as novas escolhas da consumidora
LUIS FERNANDO MORAIS VIDALCRISTINA HELENA PINTO DE MELLO2018Economia comportamental e alfabetização financeira no Brasil: impactos na previdência privada
MANOEL MESSIAS CAVALCANTEEDUARDO DE REZENDE FRANCISCO2018NUTRACÊUTICO FAZ BEM PORQUE VENDE MAIS, OU VENDE MAIS PORQUE FAZ BEM? UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DAS PERCEPÇÕES DE SAÚDE, BEM-ESTAR E VAIDADE NO PROCESSO DE INTENÇÃO DE COMPRA DE NUTRACÊUTICOS
MARCO RESENDE RAPELIFABIO MARIANO BORGES2018Tocando o autêntico : os significados da autenticidade no consumo de discos de vinil
MARIANGELA GALLINAEDUARDO EUGENIO SPERS2018Atenção visual e congruência de embalagem em ambiente de laboratório de varejo com o uso de eye tracking
MARYANNE AKEMI SAKAIEDUARDO DE REZENDE FRANCISCO2018Análise comparativa do impacto das variáveis atitudinais e do comportamento do consumidor nas vendas físicas de uma loja Pet Shop
ONNARA CUSTODIO GOMESVIVIAN IARA STREHLAU2018Atitudes dos consumidores sobre o jeanswear: diferenças entre a geração Z e os baby boomers
ROBERTA PRADO RODRIGUESLUCIANA FLORENCIO DE ALMEIDA2018A percepção do jovem sobre a saudabilidade do café
TATIANA CRUZ GARCIAVIVIAN IARA STREHLAU2018A velhice e o consumo de marcas: um estudo exploratório sobre a percepção do envelhecimento e o consumo de marcas
JOSE CARLOS RODRIGUES PINTO FILHOMATEUS CANNIATTI PONCHIO2018O impacto da confiança na marca e do Techonology Readness Index na disposição de uso de carros autonomos
MARCOS IAZZETTI LOPESVIVIAN IARA STREHLAU2018VALORES NO CONSUMO PET Valores na relação entre Consumidores e seus Animais de Estimação.
MATHEUS EURICO SOARES DE NORONHAFABIO MARIANO BORGES2018CERTIFICAÇÕES NAS REDES DE CONSUMO: PROFISSIONAIS DE PDV E O SELO PROCEL NOS PRODUTOS
JOSE CARLOS RODRIGUES PINTO FILHOMATEUS CANNIATTI PONCHIO2018O Impacto da Confiança na Marca e do Technology Readiness Index (TRI 2.0) na Disposição de Uso de Carros Autônomos
MATHEUS EURICO SOARES DE NORONHAFABIO MARIANO BORGES2018CERTIFICAÇÃO NAS REDES DE CONSUMO: PROFISSIONAIS DE PDV E O SELO PROCEL NOS PRODUTOS
MARCOS IAZZETTIVIVIAN I STREHLAU2018VALORES NO CONSUMO PET: Valores na relação entre Consumidores e seus Animais de Estimação
BRENO BROSSARD DE MELLO CARVALHALLUCIANA FLORENCIO DE ALMEIDA2019O COMPROMETIMENTO EMOCIONAL, LEALDADE e amor à marca: a construção de relacionamento entre estudantes e  as INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
CARLOS EDUARDO MARGARIDO DE SOUZASUZANE STREHLAU2019Comparando Opções de Canal de Distribuição para Pequenos Empreendedores
CLARELISY BATISTA FRANCO FRAGOSO RAMIRESRICARDO ZAGALLO CAMARGO2019RECOMENDAÇÕES PERSONALIZADAS NETFLIX: um estudo sobre a percepção de valor do consumido
DANIELA CUNHA FERNANDES MIRANDASUZANE STREHLAU2019COMPARTILHAR PARA CHEGAR: Um estudo sobre o consumidor de carro compartilhado via aplicativo no trânsito da cidade de São Paulo.
EVA FARAHTHELMA VALERIA ROCHA RODRIGUES2019CONSUMO COLABORATIVO NA MODA: Um estudo sobre as motivações e barreiras de participação em serviços de guarda-roupa compartilhados
FERNANDO NAHAT JARDIMCRISTINA HELENA PINTO DE MELLO2019SMART DESTINATIONS AS METHOD TO RETHINK TOURISM MARKETING: a simplified method that any business or destination can implement it
GEORGE MASATOCHI DE CAMPOS MAEDASUZANE STREHLAU2019A influência da experiência do cliente na recompra de serviços de saúde
LIGIA PRADA SANTOSFABIO MARIANO BORGES2019Consumo de serviço funerário de luxo
MARCELO MARTINS DA COSTASUZANE STREHLAU2019SUCOS FUNCIONAIS: Percepções, compreensão e comportamento do consumidor
MARIANA MEMRAVA ROMANINIRICARDO ZAGALLO CAMARGO2019O FÊNOMENO DA CULTURA SNEAKER NO BRASIL: UMA ABORDAGEM PELA TEORIA DA PRÁTICA
MOACIR FONTOLAN JUNIORRICARDO ZAGALLO CAMARGO2019APOSENTADOS DO INSS e sua relação com o microcrédito e a educação financeira em Bancos Privados de Varejo
RENATA SOARES HILARIORICARDO ZAGALLO CAMARGO2019NET-ATIVISMO E SEUS REFLEXOS NO CONSUMO DE SERVIÇOS DE SAÚDE: Um estudo sobre o movimento chega de descaso
RICARDO RIBEIRO SILVAJULIO FIGUEIREDO2019O IMPACTO DA DISTÂNCIA DE LOJAS FÍSICAS NAS VENDAS DIRETAS DO ECOMMERCE
SANDRA MAIRA SIQUEIRA NAVES LEITECRISTINA HELENA PINTO DE MELLO2019PATROCÍNIO ESPORTIVO SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO
TUILA PESSOA SECURATOVIVIAN IARA STREHLAU2019A apropriação sociocultural do “ser carioca” como fonte de diferenciação competitiva sob o ponto de vista empresarial em marcas de moda do Rio de Janeiro.
BRENO BROSSARD DE MELLO CARVALHAL                 Luciana Florêncio2019O COMPROMETIMENTO EMOCIONAL, LEALDADE e amor à marca: a construção de relacionamento entre estudantes e  as INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR 
GEORGE MASATOCHI DE CAMPOS MAEDA                                   Suzane Strehlau2019A influência da experiência do cliente na recompra de serviços de saúde
RENATA SOARES HILARIO                             Ricardo Zagallo Camargo2019NET-ATIVISMO E SEUS REFLEXOS NO CONSUMO DE SERVIÇOS DE SAÚDE: Um estudo sobre o movimento chega de descaso
CARLOS EDUARDO MARGARIDO DE SOUZA                 Suzane Strehlau2019Comparando Opções de Canal de Distribuição para Pequenos Empreendedores
EVA FARAH                                         Thelma Valeria Rocha2019CONSUMO COLABORATIVO NA MODA: Um estudo sobre as motivações e barreiras de participação em serviços de guarda-roupa compartilhados
FERNANDO NAHAT JARDIM                             Cristina Helena Pinto de Mello2019SMART DESTINATIONS AS METHOD TO RETHINK TOURISM MARKETING: a simplified method that any business or destination can implement it
SANDRA MAIRA SIQUEIRA NAVES LEITE                 Cristina Helena Pinto de Mello2019PATROCÍNIO ESPORTIVO SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO
MOACIR FONTOLAN JUNIOR                            Ricardo Zagallo Camargo2019APOSENTADOS DO INSS e sua relação com o microcrédito e a educação financeira em Bancos Privados de Varejo
FLAVIA NASCIMENTO MANTOVANI ALVES                          Eduardo Eugenio Spers2019A atenção visual sobre a comunicação e a influência no ato de presentear: um estudo com panettones e eye tracking
MARIANA MEMRAVA ROMANINI                          Ricardo Zagallo Camargo2019O Fenômeno da Cultura Sneaker no Brasil
ALINE DELMANTO CAPONE                             Vivian Iara Strehlau2019O deficiente visual como turista: motivações, facilitadores e inibidores nas escolhas de destinos turísticos
ANA JULIA BUTTNER                                 Suzane Strehlau2019Bem estar no consumo de moda plus size
MARCELO AUGUSTO LINARDI                           Suzane Strehlau2019O empoderamento do consumidor como caminho para seu bem estar emocional
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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.