AULA ABERTA

Influência como Negócio: mapeando a Creator Economy

Pós-Graduação Certificate em Creator Economy (São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre)

Online

Vivencie a ESPM

A influência deixou de ser apenas uma ferramenta de comunicação — hoje, é um ativo estratégico que movimenta bilhões, molda comportamentos e redefine como marcas se conectam com o público. Nesta aula aberta, você terá uma visão 360° da Creator Economy como negócio. Vamos mapear os principais players do ecossistema — criadores, plataformas, marcas, agências, hubs de tecnologia e dados — e mostrar como cada um deles opera, gera valor e transforma audiência em ativos econômicos reais.
Você vai entender:


– Como a influência se estrutura como modelo de negócio
– Quem são os protagonistas da Creator Economy e como atuam
– De que forma as marcas podem usar influência para gerar valor, inovação e resultados de negócio
– Tendências, desafios e oportunidades para profissionais e empresas que atuam (ou querem atuar) nesse novo mercado


A aula será conduzida por professores e especialistas do curso de pós-graduação da ESPM, com vivência prática no mercado e atuação direta com criadores, marcas e plataformas.

Palestrantes:

Rafaella Lotto

Rafaella Lotto

CEO da Youpix.

Flávio Santos

Flávio Santos

CEO da MField e autor do best seller Economia da Influência.

Coordenadores do curso:

Renata Alcalde

Renata Alcalde

Coordenadora do curso em São Paulo

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo na ESPM (2021). Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade de Marília (2001). Graduada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP (1993). Integra o time de professores da ESPM e faz parte do Grupo de Pesquisa Mnemom: Memória, Comunicação e Consumo. Atualmente, é Coordenadora da Pós-Graduação em Creator Economy da ESPM, além de ser organizadora e curadora de alguns dos principais eventos da área, em São Paulo. Com uma sólida trajetória no mercado, também atua como Diretora da APP – Associação dos Profissionais de Propaganda do Brasil, na área de Educação e Desenvolvimento e coordena o Núcleo Arenas de Criatividade, Negócios e Conteúdo da ESPM. Sua atual pesquisa explora como a Creator Economy se consolidou como um modelo de negócios revolucionário, transformando a forma como marcas se conectam com seus públicos.

Lucas Laender Waltenberg

Lucas Laender

Coordenador do curso no Rio de Janeiro

Graduação em Estudos de Mídia pela UFF, Mestre e Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF, com doutorado-sanduíche realizado na University of Western Ontario, sob orientação do Prof. Dr. Keir Keightley. Possui experiência profissional e docente em análise de mídias sociais e marketing digital, indústria cultural na contemporaneidade (com foco no mercado fonográfico) e novas mídias. Pesquisador do grupo de pesquisa LabCULT (2006 – 2015) e coordenou na UFF o projeto Clube do Vinil (2014 – 2015), ambos sob supervisão da professora Simone Pereira de Sá. Foi professor substituto da UFF (2014), tutor (2014) e ministrou diversas disciplinas sobre comunicação e cibercultura como estágio docente no curso de graduação em Estudos de Mídia. Professor da ESPM-Rio, onde ministra disciplinas sobre cultura digital para os cursos de Cinema e Jornalismo. Coordenador de marketing da Ana Couto e da LAJE. Tem artigos publicados em revistas de referência em comunicação e participação em diversos congressos, simpósios e seminários da área, nacionais e internacionais.

artur vasconcellos 1

Artur Vasconcellos

Coordenador do curso em Porto Alegre

É coordenador dos Programas de Pós-Graduação da ESPM/SUL e professor titular das disciplinas de Planejamento Estratégico e Marketing Estratégico do MBA da ESPM/SUL. Consultor e palestrante nas áreas de Planejamento e Marketing. É Mestre em Administração e Negócios pela PUCRS, MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ, MBA Executivo em Marketing pela ESPM e é Administrador de Empresas pela PUCRS. Consultor associado da Estrategeria, empresa que atua nas áreas de Estratégia, Marketing e Branding, tendo realizado projetos para organizações como Empório Body Store, Grupo RBS, SLC Alimentos, Hospital Moinhos de Vento, Jorge Bischoff, Abicalçados, entre outras. Foi Executivo de Marketing do Sicredi, Vivo e Dell.

Conheça os cursos:

04/09/2025

Hyflex​

São Paulo – ESPM Tech

09/09/2025

Hyflex​

Porto Alegre

09/09/2025

Híbrido

Rio de Janeiro

Translate

According to your choice