logo

SEJA UM VOLUNTÁRIO

O curso intergeracional, oferecido gratuitamente pela ESPM, é uma oportunidade para pessoas a partir dos 60 anos explorarem e desenvolverem seus talentos e habilidades. Com o objetivo de promover inclusão e pertencimento social, o curso ajuda os participantes a descobrirem sua criatividade e adquirirem novas competências. 

 

O programa combina teoria e prática, oferecendo uma ampla gama de atividades. Alunos e professores da ESPM ministram as aulas e oficinas, garantindo uma interação rica e diversificada. Além disso, o curso conta com a participação de crianças de uma instituição social, criando uma rede de relacionamentos intergeracionais. 

 

Voluntários garantem, além da rica experiência, horas ACOM! 

Como o Criativa Idade funciona?

Inclusão digital: ajudamos a romper barreiras, conectando participantes ao mundo digital; 

 

Interação social: a interação com voluntários e novas ferramentas digitais ajuda a combater a solidão e a promover um senso de comunidade e pertencimento; 

 

Vivências teórico-práticas: com aulas e oficinas mediadas por alunos e Professores da ESPM, os participantes exploram e desenvolvem suas habilidades de forma prática e interativa; 

 

Aprendizado mútuo: o pensamento não é só ensinar, é também ter a abertura de aprender. As pessoas têm histórias e experiências incríveis para compartilhar, e essa troca de conhecimento é valiosa para todos os envolvidos. 

QUEM COORDENA?

Professor Guilherme Costa

Prof. Guilherme Borges Costa

Inscrições para a primeira turma do Criativa Idade

ENCERRADAS

Faça a sua pré-inscrição, entraremos em contato nos próximos dias para o Processo Seletivo

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.