Trabalhos Acadêmicos

Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

O Sistema de Bibliotecas ESPM disponibiliza para seus usuários um guia com orientações de padronização de apresentação de documentos, como teses, dissertações, monografias e trabalhos acadêmicos-similares, com base nas normas ABNT.

Ficha Catalográfica

As Bibliotecas da ESPM disponibilizam gerador automático de ficha catalográfica para os trabalhos de conclusão de curso.”

Gerenciadores de Pesquisa

Endnote

Gerenciador de pesquisas recomendado pela Capes que gera citações e permite que as referências sejam organizadas enquanto você escreve seu artigo.

Mendeley

Gera citações e bibliografias, possibilita inclusão de notas e destaques em arquivos PDFs, importa e organiza PDFs a partir de seu computador, EndNote, papers ou Zotero. Partilha de forma segura seus documentos, notas e anotações. Dá acesso aos seus documentos na web, iPhone ou iPad. Conecta você com pessoas e grupos de mesmo interesse. Permite o compartilhamento de artigos científicos.

More

Ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.

Zotero

Coleta, gerencia e cita fontes de pesquisa. Permite anexar PDFs, notas e imagens para as suas citações, organizá-los em coleções para diferentes projetos, e criar referências.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.