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Conheça os principais termos do marketing digital

Especialista na área explica as siglas e os jargões mais importantes do segmento 

 

Você conhece os principais termos do marketing digital? Bruno Peres, coordenador da pós-graduação Certificate em Comunicação e Marketing Digital da ESPM, explica os jargões que todos os profissionais da área precisam saber. Confira: 

 

1. Impressões

Trata-se de uma métrica que revela o número de vezes que um banner de anúncio foi visto em sites ou nas redes sociais. A contagem considera o total de cliques no banner, mesmo que alguém o tenha acessado várias vezes. 

 

2. Banners ou displays

Esses termos se referem aos anúncios digitais de produtos, empresas ou serviços veiculados em sites, com o objetivo de chamar a atenção das pessoas. 

 

3. CTR (Click Through Rate)

O índice calcula o percentual de cliques que um anúncio teve. Para isso, o número de visualizações de um banner ou anúncio em rede social é dividido pelo número de cliques dos visitantes. 

 

4. Taxa de conversão ou CR (Convertion Rate)

A taxa de conversão aponta quais são os canais digitais usados pela empresa que estão convertendo mais público. Isso é feito a partir da observação da quantidade de visitantes que entraram em uma página da empresa e executaram uma ação proposta, como preencher um cadastro, assinar uma newsletter ou buscar mais informações sobre um produto. 

 

5. Influenciadores digitais e/ou criadores de conteúdo

Esse é o nome dado a quem, por meio da produção de conteúdo nas redes sociais, consegue conquistar seguidores para uma marca e/ou influenciar o seu engajamento e efetivação de compra. 

 

6. Funil de Conversão

Todas as fases de contato de um cliente com uma empresa são mapeadas para a compreensão dos passos que pessoa deu em um site: do seu ingresso, passando pelas etapas de navegação até a compra propriamente dita. 

 

7. Branding ou Brand Awareness

Também conhecida como topo de funil, essa ação é realizada para desenvolver a consciência de marca junto ao consumidor. 

  

8. SEM (Search Engine Marketing)

Essa sigla engloba as estratégias adotadas por uma corporação para que ela apareça nas primeiras entradas dos resultados de busca na internet. Uma das ferramentas usadas para isso é o SEO (Search Engine Optimization), que é trabalhado para a empresa aparecer no topo das buscas, e a outra é o PPC (Pay-Per-Click), a publicidade paga nos buscadores de internet. 

 

9. Buyer Persona

É mandatório que os profissionais de marketing trabalhem produtos e campanhas com base nas personas. Saber quem é o público-alvo e como ele se comporta é importante para a divulgação de um serviço ou produto. 

 

10. Benchmarking

O termo define uma técnica de monitoramento que observa o comportamento do mercado, da empresa e da concorrência e fornece material para planejamento estratégico. 

 

11. Inbound Marketing

Inbound marketing é uma estratégia de atração de clientes que tem a conversão como objetivo. Produzir conteúdo específico para chamar a atenção do público-alvo é um recurso de inbound marketing. 

 

12. Remarketing ou Retargeting

Sabe aquela situação em que você não conclui uma compra em um site e dias depois recebe um e-mail te chamando para finalizar o pedido? Esse comunicado é uma estratégia de remarketing, que consiste em atrair novamente a atenção de alguém que já foi impactado por uma empresa. Outro recurso é fazer anúncios segmentados em páginas com as quais o consumidor já interagiu. 

Núcleo de Conteúdo ESPM
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Programme SEED

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.