Mitos e verdades: Desvendando a mídia como meio de comunicação

Presencial

Inscrições até: 03/12/2024

Selecione a opção do curso para continuar

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

sobre o curso

Descrição do curso

​​​Descubra a verdade por trás da mídia em nosso curso “Mitos e Verdades: Desvendando a Mídia como Meio de Comunicação”. Explore, publicidade, IA, mídias sociais e mais, culminando na criação de um podcast crítico. Torne-se um analista perspicaz de mídia em apenas 12 horas!

Para quem se destina?

Estudantes e profissionais de publicidade e propaganda que atuam nas áreas de marketing e comunicação das empresas anunciantes, agências de comunicação, agências de assessoria de comunicação, marketing digital e veículos de comunicação.

Programa

O que você vai aprender

​​Os objetivos pedagógicos do curso “Mitos e Verdades: Desvendando a Mídia como Meio de Comunicação” são: ​
  • ​Compreender o Papel da Mídia: Entender a influência e o funcionamento da mídia nas sociedades modernas, explorando diferentes tipos e formas de comunicação.
  • ​​Desenvolver Habilidades de Análise Crítica: Capacitar os alunos a identificar e analisar criticamente as notícias, informações, e conteúdos apresentados pela mídia, reconhecendo viés, distorções e técnicas persuasivas.
  • ​​Promover a Alfabetização Midiática: Instruir os estudantes sobre como consumir mídia de forma responsável e informada, desenvolvendo habilidades para diferenciar entre notícias verdadeiras e falsas.
  • ​​Explorar a Ética e a Regulação na Mídia: Discutir questões éticas e as normas regulatórias que governam a produção e distribuição de conteúdo midiático, preparando os alunos para entender os dilemas e desafios da mídia.
  • ​​Fomentar Habilidades de Comunicação e Produção de Conteúdo: Ensinar os estudantes a criar conteúdo mediático, como podcasts, aplicando técnicas de produção de áudio e roteirização, para comunicar efetivamente suas análises e pontos de vista.
  • ​​Estimular o Pensamento Independente e a Pesquisa: Encorajar os alunos a investigar e questionar o status quo da mídia, usando pesquisa e análise para formar suas próprias opiniões fundamentadas.
  • ​​Preparar para o Futuro da Mídia: Examinar as tendências emergentes e o futuro da mídia, incluindo o impacto da tecnologia digital, IA e redes sociais na comunicação e no jornalismo.
  • ​​Colaboração e Trabalho em Equipe: Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo para a realização de projetos colaborativos, como a produção de um podcast, fomentando habilidades de cooperação e comunicação interpessoal.
​Estes objetivos são projetados para equipar os alunos com uma compreensão profunda e prática de como a mídia opera e influencia a percepção pública, além de prepará-los para serem consumidores e produtores conscientes de conteúdo mediático. ​ ​O curso “Mitos e Verdades: Desvendando a Mídia como Meio de Comunicação” visa desenvolver uma série de competências e habilidades nos estudantes, abrangendo áreas críticas de análise, produção de conteúdo, comunicação e colaboração. Aqui estão as principais competências e habilidades que serão trabalhadas:
​Competências
​Alfabetização Midiática:
  • ​Capacidade de entender e utilizar mídias diversas.
  • ​Habilidade para analisar e questionar a informação recebida através de diferentes canais de mídia.
​Pensamento Crítico e Analítico:
  • ​Desenvolver a habilidade de pensar criticamente sobre informações e notícias.
  • ​Analisar e discernir entre diferentes tipos de conteúdo, como fato, opinião, e propaganda.
​Compreensão Ética e Regulatória:
  • ​Entender as normas éticas e legais que governam a mídia.
  • ​Reconhecer e avaliar questões éticas na produção e disseminação de conteúdo.
​Comunicação Eficaz:
  • ​Aprimorar habilidades de comunicação verbal e escrita.
  • ​Desenvolver a capacidade de apresentar informações de forma clara e persuasiva.
​Produção de Conteúdo:
  • ​​Aprender técnicas de produção de mídia, especialmente em formatos digitais como podcasts.
  • ​Criar conteúdo engajante e informativo que reflete análises críticas.
Adaptabilidade e Aprendizagem Contínua:
  • ​​Adaptar-se a novas tecnologias e tendências na mídia.
  • ​Continuar aprendendo e atualizando-se sobre mudanças na mídia e na comunicação.
  • ​Habilidades
​Análise de Mídia:
  • ​Capacidade de identificar viés, falácias e distorções em notícias e reportagens.
  • ​Habilidade para usar métodos analíticos para estudar a mídia e seu conteúdo.
​Pesquisa e Síntese:
  • ​Habilidades de pesquisa para coletar informações de fontes diversas e confiáveis.
  • ​Sintetizar informações de múltiplas fontes para formar uma visão coerente e informada.
​Colaboração e Trabalho em Equipe:
  • ​​Trabalhar efetivamente em grupos para produzir projetos colaborativos, como podcasts.
  • ​Desenvolver habilidades interpessoais para comunicação e resolução de conflitos em equipe.
​Habilidades Técnicas em Produção de Mídia:
  • ​​Usar ferramentas de edição de áudio e vídeo para criar conteúdo de mídia.
  • ​Entender os aspectos técnicos da produção de mídia digital, incluindo softwares de edição e plataformas de publicação.
​Criatividade e Inovação:
  • ​Desenvolver a criatividade ao criar conteúdos e formatos novos para comunicação.
  • ​Inovar na forma de apresentar informações e análises.
​Autoconsciência e Reflexão:
  • ​Refletir sobre o próprio consumo de mídia e predisposições.
  • ​Avaliar criticamente o próprio trabalho e o dos outros para melhorias contínuas.
​Narrativa e Storytelling:
  • ​​Habilidade para contar histórias de forma envolvente e persuasiva.
  • ​Estruturar narrativas que mantêm o interesse do público enquanto informam e educam.
  • ​Estas competências e habilidades são fundamentais para preparar os estudantes para serem consumidores conscientes e produtores eficazes de mídia, capazes de navegar e influenciar o complexo panorama da comunicação moderna.
​Módulo 1: Introdução à Mídia e Comunicação
​Duração: 2 horas ​Objetivos:
  • ​Compreender o papel da mídia na sociedade moderna.
  • ​Analisar diferentes tipos de mídia: impressa, digital, televisiva e radiofônica.
  • ​Introdução aos conceitos de comunicação e informação.
​Conteúdo:
  • ​Definição de mídia e sua evolução histórica.
  • ​Tipos de mídia e suas características.
  • ​O ciclo da informação: da coleta à distribuição.
​Módulo 2: Construção de Notícias e Jornalismo
​Duração: 2 horasObjetivos:
  • ​Entender o processo de construção de notícias.
  • ​Identificar técnicas jornalísticas e critérios de noticiabilidade.
  • ​Discutir a objetividade e parcialidade na mídia.
​Conteúdo:
  • ​Como as notícias são feitas: seleção, edição e apresentação.
  • ​Jornalismo investigativo vs. Jornalismo declaratório.
  • ​Ética jornalística e responsabilidade da mídia.
​Módulo 3: Mídia, Propaganda e Persuasão
​Duração: 2 horas ​Objetivos:
  • ​Analisar a relação entre mídia e propaganda.
  • ​Explorar técnicas de persuasão e retórica na mídia.
  • ​Examinar casos de uso da mídia para influenciar opinião pública.
​Conteúdo:
  • ​Publicidade e marketing na mídia.
  • ​Propaganda política e manipulação de informações.
  • ​Estudo de caso: campanhas de persuasão em massa.
​Módulo 4: Mídias Sociais e a Era Digital
​Duração: 2 horas ​Objetivos:
  • ​Explorar o impacto das mídias sociais na comunicação contemporânea.
  • ​Discutir a veracidade das informações nas plataformas digitais.
  • ​Avaliar o papel das redes sociais na formação de opinião.
​Conteúdo:
  • ​As redes sociais como ferramentas de comunicação e disseminação.
  • ​Fake news e desinformação digital.
  • ​O papel dos influenciadores e conteúdo viral.
​Módulo 5: Análise Crítica da Mídia
​Duração: 2 horas ​Objetivos:
  • ​Desenvolver habilidades de análise crítica da mídia.
  • ​Identificar viés e distorções em diferentes formatos de mídia.
  • ​Exercitar a leitura crítica de notícias e reportagens.
​Conteúdo:
  • ​Métodos para analisar conteúdo mediático.
  • ​Viés de confirmação e efeitos psicológicos na percepção de notícias.
  • ​Prática de análise de casos reais de cobertura mediática.
​Módulo 6: Ética, Regulação e o Futuro da Mídia
​Duração: 2 horas ​Objetivos:
  • ​Discutir os desafios éticos e regulatórios enfrentados pela mídia.
  • ​Explorar o futuro da mídia em um mundo digital e globalizado.
  • ​Promover uma visão consciente e informada sobre o consumo de mídia.
​Conteúdo:
  • ​Ética na mídia: dilemas e diretrizes.
  • ​Regulação da mídia: leis e normas nacionais e internacionais.
  • ​Tendências futuras: mídia interativa, IA e realidade virtual.
​ ​ ​ ​
​Projeto Final:
​Título do Projeto: Produção de Podcast “Mitos e Verdades”: Desvendando a Mídia como Meio de Comunicação” ​Duração: Conclusão ao longo do curso, com apresentação final na última aula. ​Descrição:
  • ​Os estudantes serão desafiados a produzir um podcast inovador e informativo sobre “Verdades e Mentiras: Desvendando a Mídia como Meio de Comunicação”.
  • ​A partir de uma lista de personalidades, fornecida pelo professor, que inclui anunciantes, agências e veículos de comunicação, os estudantes deverão criar um episódio de podcast que explore os temas discutidos durante o curso.
  • ​Produção do poscast nos estúdios da ESPM RJ.
​Objetivos:
  • ​Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre mídia e comunicação.
  • ​Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e produção de conteúdo.
  • ​Fomentar a capacidade de trabalhar em equipe e de realizar produções colaborativas.
​Estrutura do Projeto:
  • ​Pesquisa e Planejamento: Selecionar personalidades e temas a serem abordados no podcast.
  • ​Roteiro: Elaborar o roteiro do episódio, integrando análises críticas e informações relevantes.
  • ​Produção: Gravar e editar o podcast, utilizando técnicas de produção de áudio.
  • ​Apresentação: Exibir o podcast finalizado para a classe e discutir o processo criativo e os aprendizados.
  ​Metodologia:
  • ​O curso será ministrado através de uma combinação de palestras, discussões em grupo, análises de estudo de caso, e atividades práticas. Os participantes serão encorajados a trazer exemplos da sua experiência e a participar ativamente nas discussões.
  ​Avaliação:
  • ​Os participantes serão avaliados com base em uma apresentação de grupo ou um trabalho individual que envolva a análise crítica de um caso de estudo de mídia, demonstrando a aplicação dos conceitos aprendidos durante o curso. O projeto final do podcast será parte integrante da avaliação final.

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

​​Gilberto Garcia​

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

Rio de Janeiro

Ladeira da Glória, 26

Glória - Rio de Janeiro - RJ

Visite a ESPM

Participe da visita guiada e aproveite para esclarecer todas suas dúvidas.
Foto da ESPM Rio Biblioteca
ESPM Rio
ESPM RIO

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.