UX Design – Parceria UX Design Institute

Online ao Vivo

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

O curso UX Design proporciona as habilidades e conhecimentos necessários para que você se torne um profissional de destaque na área. Você aprenderá sobre todos os aspectos do processo de design UX: desde a compreensão das necessidades do usuário até a construção de protótipos interativos de seus designs.

Para quem se destina?

  • Profissionais que já atuam na área de Design (designers gráficos, de produtos, de interação, entre outros) e desejam desenvolver uma visão ampla da área de UX Design;
  • Profissionais que estão em transição de carreira para o Design e querem se qualificar para a atuação na área;
  • Empreendedores que desejam conhecer o UX Design para garantir que suas soluções sejam centradas no usuário e melhorem os resultados em seus negócios.

Programa

O que você vai aprender

Após concluir este curso, você será capaz de:
  • Explicar como o processo de UX é fundamental para o desenvolvimento de experiências digitais intuitivas;
  • Combinar diferentes técnicas de pesquisa para desenvolver uma compreensão dos objetivos e problemas dos usuários;
  • Utilizar estruturas de análise como mapas de jornada do cliente, personas e curvas de valor do cliente para comunicar as experiências dos usuários atuais e futuras;
  • Definir fluxos e navegação de alto nível para aplicativos de celular e desktop;
  • Projetar protótipos clicáveis usando ferramentas populares de prototipagem, seguindo os princípios de design de interação.
  • Além da certificação nacional da ESPM, receber uma certificação em nível internacional emitida pelo UXDI, baseada nos seguintes critérios de aprovação:
  • Acertar no mínimo 72 de 120 questões (60%). O exame tem duração de duas horas e é administrado online;
  • Apresentar um mínimo de 75% de consumo de conteúdo;
10 módulos assíncronos:
  • Introdução ao Design
Este módulo lhe dará uma compreensão sólida e fundamental do processo de design da experiência do usuário. Você aprenderá que o design de experiência do usuário é uma disciplina de solução de problemas focada na criação de produtos que resolvam problemas para o usuário. Você também terá uma noção clara da função da pesquisa no design, que será explorada por completo no Módulo 2.
  • Pesquisa do usuário
Uma pesquisa sólida e focada é fundamental para entender os problemas que estamos tentando resolver para os usuários. Neste módulo, você aprenderá sobre uma série de técnicas de pesquisa: desde as habilidades básicas de testes de usabilidade e entrevistas aprofundadas até a classificação de cartões, pesquisas on-line, testes A/B e avaliação heurística.
  • Técnicas de análise
Neste módulo, você entenderá a necessidade de analisar os dados de pesquisa coletados. É somente por meio da análise desses dados que você poderá definir claramente os problemas que está tentando resolver para o usuário. Este módulo examinará várias estruturas e técnicas que o ajudarão a entender os dados brutos e não estruturados.
  • Estrutura e navegação
É necessário muito trabalho antes de começar a “projetar” um produto. Antes de projetar as telas, é preciso dar um passo atrás e considerar a estrutura do seu software e como deseja que os usuários fluam por ele. Neste módulo, você aprenderá a definir uma estrutura clara e uma arquitetura de informações para o seu software. Isso, por sua vez, o ajudará a projetar uma navegação intuitiva e um fluxo suave para seus usuários.
  • Interações
O design de interação é o ponto de partida para o sucesso. É aqui que definimos o que acontece quando as pessoas “tocam” nosso software. Como ele responde quando os usuários inserem dados? Pressionam botões? Clicam na navegação? Este módulo ensinará os componentes de uma interação e como esses componentes – controles, regras e feedback – facilitam uma interação.
  • Princípios de design
Este módulo permitirá que você aproveite o poder dos princípios de design para criar software de alta qualidade. Os princípios de design são diretrizes e regras comprovadas para um design eficaz. Eles se originam de diferentes disciplinas, incluindo publicidade, arquitetura e desenvolvimento de software. Você aprenderá por que usar os princípios de design como pontos de referência aumentará a probabilidade de sucesso de seus designs e softwares.
  • Padrões de design
Neste módulo, você será apresentado ao conceito de padrões de design: soluções reutilizáveis para problemas comuns em software. Ao usar essas soluções comuns, você pode garantir que seus designs sejam mais perceptíveis e previsíveis para os usuários. Você também aprenderá sobre conceitos como chunking, affordances, alinhamento e hierarquia visual, que ajudam a criar um software melhor e mais utilizável.
  • Mobile
O Módulo 8 concentra-se no design de aplicativos móveis eficazes. Você entenderá as principais diferenças entre sites responsivos, sites móveis e aplicativos nativos. Você também conhecerá os diferentes tipos de aplicativos móveis e obterá uma compreensão dos padrões de design móvel.
  • Fluxos de trabalho
No Módulo 9, você aprenderá a importância de projetar fluxos de trabalho eficazes, que permitam aos usuários concluir tarefas comuns, como registro, integração e login. Você também será apresentado a formulários complexos e fluxos de pagamento, além de técnicas para aumentar a confiança do usuário em seus projetos.
  • Prototipagem e entrega
Neste módulo, você adquirirá as habilidades e o conhecimento para criar protótipos interativos. Você aprenderá as diferenças entre protótipos de alta, média e baixa fidelidade. Por fim, você reconhecerá a importância de uma documentação de transferência clara ao fazer a transição do design para a construção.
  • Módulos adicionais (optativos):
Dois módulos adicionais podem ser acessados por meio da plataforma de aprendizagem. Os módulos são optativos, mas ajudarão os alunos a se tornarem profissionais de UX mais completos e prontos para o trabalho.
  • Criando um portfólio;
  • Conselhos e exemplos sobre como criar um excelente portfólio de UX.
  • Tutoriais para Figma;
  • Um conjunto selecionado de tutoriais para ajudar a dominar a ferramenta de design Figma.
  • 1 aula síncrona por semana com um professor da área para discussão dos temas trabalhados no módulo, dúvidas e acompanhamento dos projetos.
    • As aulas síncronas não possuem obrigatoriedade. O aluno poderá assistir às aulas gravadas a qualquer momento, mas incentivamos o contato com o professor e colegas.
    • As aulas síncronas serão agendadas em dias e horários fixos na semana.
  • Webinars ‘Especialistas em UX’ ao vivo em formato remoto com especialistas na área para discussão de temas atuais, tendências e cases.
    • Acesso ao acervo de aulas gravadas, organizadas por título para navegação de acordo com interesse.

Quando acontece?

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Kelly Igoe

Colman Walsh

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.