Pós-graduação ESPM

Pós-Graduação em Comunicação Digital e Business Intelligence

AULA INAUGURAL: 27/03/2025

Sobre o curso

A Pós-Graduação em Comunicação Digital e Business Intelligence tem como objetivo desenvolver competências-chave para atuar em comunicação digital e Business Intelligence. Você aprenderá a operar nos principais canais de comunicação digital, apoiar processos de BI e aplicar práticas de usabilidade que melhoram a experiência do usuário com ativos digitais. Além disso, o curso promove habilidades de relacionamento interpessoal para fortalecer o trabalho em equipe e maximizar o desempenho da área.

Pós-Graduação em Comunicação Digital e Business Intelligence

Início das aulas: 27/03/2025

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 20h às 21h30

Carga horária: 360h

Duração: 3 Semestres

35X R$ 584,61

R$ 50.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 27/03/2025

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Sobre o curso

A Pós-Graduação em Comunicação Digital e Business Intelligence prepara você para dominar as táticas e técnicas mais avançadas de marketing digital e análise de dados, essenciais para se destacar no mercado competitivo de hoje. Com uma abordagem prática e inovadora, o curso ensina a desenvolver um plano completo de comunicação digital apoiado por processos de BI (Business Intelligence). Aprenda com profissionais do mercado, aplique o conhecimento em casos reais e saia pronto para impulsionar resultados e agregar valor nas empresas.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:

Próxima data: 04 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo ou Rio de Janeiro.

16.Pos Graduacao em Comunicacao Digital e Business Intelligence
Áreas temáticas

O curso de Pós-Graduação em Comunicação Digital e Business Intelligence está classificado na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Este curso é ideal para recém-formados de qualquer área que buscam se especializar em comunicação digital e BI, bem como para empreendedores que desejam aprofundar seus conhecimentos e entender as necessidades do mundo digital para impulsionar seus negócios.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

Perfil do egresso

É esperado do egresso do curso de Pós-Graduação em Comunicação Digital e Business Intelligence as seguintes qualificações:

  • Apoiar a operação nos principais canais de comunicação digital e nos processos de BI.
  • Incorporar as melhores práticas de usabilidade que otimizam a interação dos usuários com os ativos digitais. 
  • Aplicar as boas práticas de relacionamento interpessoal para contribuir com o desempenho da equipe.

O que você irá aprender

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais de marketing. 

 

Ao todo, o curso possui 11 disciplinas e uma disciplina para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O participante estudará uma disciplina de cada vez com aulas por web conferência ao vivo em dois dias da semana, de acordo com a grade do curso. A informação dos dias da semana e data de início do curso devem ser consultadas na página do curso, no site da ESPM. 

Analisa a relação das organizações com o ambiente no qual estão inseridas, introduzindo modelos e ferramentas de análise ambiental. Discute as principais mudanças ambientais que pressionam e modificam os mercados, com foco em modelos alternativos para a formulação de estratégias de competição e de crescimento. Também discute a formulação de objetivo de marketing, de modo a dar suporte à estratégia organizacional.

Apresenta conceitos inerentes ao capital humano e a gestão de talentos, no contexto contemporâneo das organizações, considerando as transformações do ambiente digital que impactam o desenvolvimento de competências. Discute elementos do processo de formação de equipes, de engajamento e da autogestão, considerando, inclusive, as equipes multigeracionais; destacando a importância dos processos de comunicação, no ambiente de trabalho. Propõe reflexões sobre o desenvolvimento e gestão da carreira, sob o contexto do lifelong learning.

Trabalha conceitos, modelos e ferramentas básicas do campo de estudos do marketing, como função de negócios. Também aborda os principais elementos que compõem o planejamento de marketing contemporâneo. Esse embasamento será essencial para o acompanhamento das demais disciplinas do curso.

Apresenta os conceitos básicos de finanças e sua aplicabilidade no trabalho de marketing.

Compreender os principais fatores que afetam os padrões de comportamento humano no universo digital. Conhecer o processo de decisão de compra, as motivações do consumidor e os impactos no desenvolvimento da estratégia de comunicação.

Conhecer o modelo tradicional de compra de Mídia Display e o de compra de Mídia Programática. Proporcionar uma visão abrangente integrada de Search Engine Marketing. Compreender as táticas para otimização dos resultados na busca orgânica e para a estruturação de campanhas de busca paga no Google Ads. Conhecer os processos para a segmentação, ativação e análises de resultados.

Conhecer as principais plataformas de Mídias Sociais e suas funcionalidades. Saber identificar oportunidades e técnicas eficazes para a criação de anúncios. Desenvolver habilidades para criar campanhas de Marketing com influenciadores e analisar resultados. Aprender técnicas de comunicação e relacionamento com influenciadores para a potencialização de parcerias.

Conhecer os princípios do Design de Interação e sua importância para a experiência do usuário. Saber criar protótipos de interfaces em diferentes níveis de fidelidade para testar e validar ideias de design. Desenvolver habilidades para conduzir Testes de Usabilidade, analisar resultados e aplicar melhorias, aprimorando a interação e experiência do usuário com produtos e serviços digitais.

Saber os fundamentos de Analytics e Business Intelligence, que exploram a importância da análise de dados na tomada de decisões. Saber utilizar ferramentas e técnicas para coletar, processar e interpretar informações relevantes. Desenvolver habilidades para criar relatórios, painéis e visualizações de dados eficazes, para apoiar a estratégia e a gestão de negócios. Aprender a transformar dados brutos em insights para impulsionar a performance e a inovação empresarial.

Conhecer conceitos e técnicas de IA generativa aplicáveis ao Marketing. Saber utilizar algoritmos de aprendizado de máquina de forma crítica para otimizar campanhas e segmentação de público. Desenvolver habilidades em análise de dados e criação de conteúdo personalizado com IA. Aprender a implementar técnicas de Marketing baseadas em IA para melhorar a performance e engajamento do público-alvo.

Compreender as tendências e abordagens inovadoras em modelos de negócio emergentes. Saber identificar oportunidades de inovação e aplicá-las para criar propostas de valor diferenciadas. Desenvolver habilidades para analisar e adaptar as táticas empresariais, para promover a inovação e o crescimento sustentável. Aprender a utilizar ferramentas e metodologias para conceber e implementar novos modelos de negócio alinhados ao mercado atual.

Elaborar um plano de comunicação digital para uma organização, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O plano terá como objetivos, primeiro, o desenvolvimento de um diagnóstico da atual situação da organização, e segundo, uma proposta com caminhos para a solução dos problemas de comunicação digital, e/ou a exploração de oportunidades identificadas.

Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Projeto de Conclusão Aplicado. 

  • O estudante deve estar aprovado em todas as disciplinas até a apresentação do Projeto de Conclusão Aplicado.
  • A apresentação do Trabalho de Conclusão do curso (TCC) é presencial em uma das unidades da ESPM – São Paulo ou Rio de Janeiro.
  • Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online, com base na comprovação da residência no exterior.
  • Outras situações de exceção serão analisadas individualmente e envolverão o professor orientador do TCC, o coordenador do curso e a direção acadêmica do lato senso EAD.

Dê o próximo passo na sua carreira

360h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso